Como criar um Site de Casamento

Um casamento também poderia ser visto como a conquista de um bem material, em que a cerimônia seria a grande inauguração, que semelhantemente, precisaria ser divulgada para familiares, amigos e conhecidos, onde todos os convidados estariam presentes para prestigiarem esse grande momento.

A criação de um site de casamento tem justamente esse motivo, ou seja, transmitir informações referentes à organização e realização do evento, a todos os convidados e participantes.

Por que criar um site de casamento?

Num primeiro momento, essa ideia de fazer um site de casamento pode parecer algo desnecessário, dispensável. Mas se formos comparar, por exemplo, ao nascimento de um filho, veremos que nunca é irrelevante todas as homenagens que os pais fazem ao bebê quando ele ainda está na barriga da mãe e, mesmo após seu nascimento, aquelas homenagens viram belas recordações.

Mas conheça alguns motivos práticos para que você crie um site para seu casamento:

  • Divulgação de todas as informações: reúna as principais informações sobre o antes e o depois do casamento, como chá de panela, cerimônia, festas, etc. Defina os horários, locais, mapas, formas de chegar e tudo que for ajudar para que seus convidados não se atrasem.
  • Organização dos convidados: você pode fazer um gerenciamento dos convidados, como solicitar que eles confirmem presença através do próprio site.
  • Escolha dos presentes: faça uma lista com os presentes que deseja ganhar e que estão de acordo com suas necessidades.
  • Entre no clima: e faça com que seus convidados se divertam e se emocionem com a história do casal, suas fotos e momentos marcantes.

Como criar um site de casamento na prática?

Existem várias maneiras de se fazer um site para casamento, incluindo os serviços que são oferecidos em sites na internet. Contudo, a maioria deles oferece um modelo repetitivo e único, como se o cliente estivesse apenas criando um perfil numa rede social, não há como mudar nada no layout.

Algumas ferramentas, como o Wix, dão maior liberdade de criação e personalização no design do site.

Veja aqui a categoria de modelos para casamentos no Wix.

Caso você ainda não possua, crie sua conta grátis no construtor.

A partir de agora, veremos algumas dicas básicas de como montar um site para casamento, separando por páginas e seus sugeridos nomes:

1. Página inicial 

Tenha o nome do casal e a data da cerimônia bem destacados, com letras grandes (sem exageros) e bem visíveis. Uma foto central de um momento romântico dos noivos, fica bem para essa página. Também podem ser 2 ou 3 imagens que mostrem mais momentos especiais e relacionadas ao casamento.

2 – História 

Será a página onde a história do casal deve ser compartilhada, começando pela forma como se conheceram, o primeiro encontro, o momento da paixão, etc.

Seus amigos e familiares irão gostar muito dessa página.

3 – Eventos

Existem várias etapas antes do casamento se concretizar, como a cerimônia civil, a religiosa, festas… Tudo isso precisa ser de conhecimento dos convidados, para que eles possam se programar.

4 – Fotos

Faça álbuns de fotos ou galeria de imagens. Se tiver um book pré-casamento adicione-o na página. Fotos de seus pais, padrinhos, amigos, daminhas, igreja, etc, também podem ser inseridas nessa página. Você também pode dar uma descrição para cada álbum que fizer.

5 – Lista de Presentes

Essa página é uma grande ajuda aos noivos e principalmente aos convidados, que podem se orientar melhor sobre qual presente dar ao casal. Ao criar sua lista de presentes, os próprios noivos podem definir quais itens desejam receber e quais consideram mais importantes no momento.

6 – Confirmar Presença

É sempre importante ter uma noção de quem realmente vai estar presente. Para isso, deixe um formulário simples para que os convidados confirmem presença, não só deles, mas dos acompanhantes que eles pretenderão levar.

Nome, Email e Telefone já são campos suficientes para essa finalidade.

Conclusão

Um momento como esse é único (se o amor for verdadeiro) e a criação de um site de casamento irá apenas somar, para se tornar uma lembrança especial dessa grande celebração.

É isso!

2 comentários em “Como criar um Site de Casamento”

  1. ola Gabriel acompanho seus posts, precisava de uma dica ou ajuda, preciso fazer um site de 15 anos porem é um evento privado e o cliente quer que eu faça um sistema de liberar 1 senha para cada convidado para digamos assim só poder confirmar quem ele chamou existe algo assim no wix ou algum site por fora?

    Responder
    • Olá Arthur,
      No Wix não há como fazer isso. Mas o Weebly oferece essa função, só não se te dizer como funciona, mas eles tem esse recurso de ter acesso apenas a membros específicos.
      Abs.

      Responder

Deixe um comentário