WooCommerce – Excelente plataforma para criar uma Loja Virtual completa

Montar um negócio online através de uma loja virtual é o desejo de muitos brasileiros e, num primeiro instante, essa ideia parece um mar de rosas. Mas na hora de concretizar esse sonho, surge um impasse que pode ser difícil de resolver pra quem não tem conhecimento desse mercado: qual plataforma usar para criar a loja virtual?

Semanalmente recebo esse questionamento dos leitores do blog. A resposta quase nunca é objetiva, pois isso irá depender do tipo de produto que será comercializado na loja.

Entretanto, isso não impede de indicar programas ou ferramentas que desenvolvem lojas online.

Uma dessas ferramentas, que inclusive costumo recomendar frequentemente, é o WooCommerce, uma plataforma de criação de lojas virtuais baseada no CMS WordPress.

O WooCommerce é na verdade um plugin que funciona dentro de um site instalado no WordPress e une eficiência, ótimo desempenho e funcionalidades fundamentais para que uma loja virtual seja considerada ‘completa’.

Características do WooCommerce

Confira alguns detalhes técnicos do plugin:

  • Instalação rápida e fácil.
  • Interface em português, o que permite uma administração e configuração mais intuitiva.
  • Vários meios de pagamentos a nível nacional (PagSeguro, Boleto, etc).
  • Frete dos correios ou outras formas de entregas.
  • Nenhuma comissão de vendas é necessária.
  • Nenhum limite para cadastro de produtos (é uma funcionalidade importante, pois muitas ferramentas e empresas de criação de lojas virtuais baseiam os preços de seus planos conforme o número de produtos a serem cadastrados).
  • Relatórios, estatísticas, inventários, tudo no painel do administrador.
  • Login e cadastro de clientes. Onde cada cliente poderá visualizar sua conta e seus pedidos particularmente.
  • Venda de produtos físicos ou virtuais, como itens online para download (música, games, etc).
  • E vários outros…

Exemplos

Veja este exemplo, uma loja que fiz com produtos fictícios.

Custo

O custo total de uma loja feita com Woocommerce é relativamente baixo, devido às suas características, aos benefícios e à tamanha qualidade que o plugin apresenta. Consideremos que muitos serviços na internet cobram valores que beiram os R$ 300,00 mensais, para funcionalidades que o Woocommerce exerce de maneira igual ou quem sabe até melhor.

Otimizado para SEO

Por ser uma ferramenta desenvolvida dentro da plataforma WordPress, o WooCommerce apresenta melhor otimização, devido a essa estrutura amigável ao SEO.

Requisitos

Como dito antes, o WooCommerce é um plugin WordPress. Sendo assim, você precisará dos seguintes itens:

  • Hospedagem – É ela que irá fornecer o espaço e toda a configuração necessária para que o WordPress possa ser instalado e o Woocommerce rode e funcione normalmente.
  • Domínio – É necessário que haja um domínio onde a loja deverá ser montada. Você também pode usar um subdomínio, mas recomendo que faça isso somente para testes.
  • Conhecimento mínimo em WordPress – Se você nunca ouvir falar em Worpdress ou nunca se envolveu em nada relacionado à criação de blogs e sites, é provável que encontre dificuldades ao fazer esse primeiro contato com a interface WordPress, como a instalação de plugins, temas e configurações gerais, por exemplo.
    Nada que vá levá-lo a estudos exaustivos e complicados, mas a curva de aprendizagem e nível técnico do WP é maior do que em outras ferramentas de criação de sites, como o Wix por exemplo.  Mas apesar disso, o WP não exige conhecimento algum em programação, embora isso pudesse ser útil para uma eventual customização particular da loja. A recomendação e´que você veja algumas videoaulas ou materiais para o uso do WordPress, disponíveis na internet.

No começo a manutenção da loja, a edição ou inclusão de produtos pode parecer algo cansativo e exaustivo, mas com o tempo você pegará a prática e essa tarefa será bem mais fácil. Sem contar que você pode salvar essa lista de produtos e exportar para outra conta, ao mudar de hospedagem, por exemplo.

Esse ‘nível de dificuldade’ que falo, não pode ser comparado à mesma complexidade de plataformas como Joomla, Magento, Prestashop, etc, que são um pouco mais complicadas de se manusear.

Como fazer então?

Criei um tutorial, que o chamei de ‘guia definitivo‘, para quem está procurando uma opção prática e viável para criar sua própria loja virtual na internet, para acessá-lo, clique no link:

Como montar uma Loja virtual completa

Conclusão

Definitivamente, o Woocommerce é uma excelente ferramenta para se criar uma loja virtual eficiente, mas que poucas pessoas usam, seja por não ter conhecimento dele, seja por desinteresse em mexer com um sistema aparentemente mais complexo do que outros serviços online que oferecem grande facilidade de uso, mas na prática, o nível de dificuldade acaba sendo o mesmo.

A diferença é que o WooCommerce dá maior liberdade e na maioria das vezes sai mais em conta.

É isso.

Se houver alguma dúvida, comente. 😉

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

10 comentários para “WooCommerce – Excelente plataforma para criar uma Loja Virtual completa”

  1. Por Karina

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Tairon

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Vitor Nivinski

    Responder

  4. Por Fabricio

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  5. Por Rafael

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  6. Por adilson

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
mail
Como criar um link de Email no Wix

Fechar