Weebly: Veja análise completa do construtor

Talvez algum leitor questione: se o objetivo desse blog é divulgar o Wix, por que estás falando de outros construtores? A resposta é simples: porque acima do objetivo principal de promover o editor Wix, há um ideal mais importante: transmitir informação de qualidade.

Falar de outros construtores é muito saudável, tanto para o blog, quanto para o leitor, que tem a oportunidade de conhecer um pouco melhor esse mercado e assim, estar mais preparado para fazer suas escolhas, incluindo aquelas que vão definir os rumos do seu negócio.

Construtor de sites Weebly

O Weebly já é um produto conhecido dos internautas brasileiros, embora também seja uma empresa internacional. Mas apesar de conhecido, ele não está 100% integrado ao mercado brasileiro, um exemplo são as formas de pagamento dos planos, que cobram os valores em dólares e só aceitam cartões de crédito ou paypal.

O Weebly é um construtor muito robusto, simples de mexer, voltado a sites comerciais, profissionais ou pessoais.

weebly

O Editor

O Weebly é bem estável e seguro de suas ferramentas. Sua interface está repleta de funcionalidades essenciais para se criar um site profissional.

No Editor, o usuário projeta o site arrastando elementos dentro de uma área pré-configurado (nota: não há como arrastar itens livremente, colocando-os onde se deseja, como fazemos no Wix) e soltando-os dentro dessa área para que eles se encaixem automaticamente no lugar determinado. São textos, imagens, galerias, slideshows, mapas, formulários, códigos de incorporação e diversos outros aplicativos muito úteis.

O construtor também permite a edição de códigos-fonte HTML e CSS das páginas do site.

Weebly Review (análise)

Conheça a avaliação completa do Weebly, separado pelas características gerais que determinam qual o desempenho e a eficiência de um construtor de sites:

 Facilidade de Uso  

  • Esse é relativamente o ponto fraco dessa ferramenta. Pra quem busca ‘liberdade de criação’, o Weebly pode não ser uma boa escolha, pois, como dito acima, o próprio editor delimita espaços e organiza em que local os elementos podem ou não ficar alinhados. É possível deslizar um item livremente pela tela, mas não é permitido deixá-lo alocado no lugar que se quer.

Templates 

  • Existe uma grande variedade de templates modernos e bem projetados. Pra quem tem conhecimento em design e programação, o Weebly permite a edição dos códigos-fonte, o que facilita a personalização do template via CSS. Outro ponto legal é que um  template pode ser trocado a qualquer momento, mesmo se o site já estiver pronto, troca-se através do próprio editor.

Versão Mobile 

  • Ao se escolher um template, uma versão amigável a aparelhos móveis é gerada automaticamente. Você pode editar a versão mobile a qualquer momento.

Publicidade 

  • A versão gratuita apresenta um pequeno link publicitário no rodapé. A assinatura de qualquer plano Premium é suficiente para remover o link.

Idiomas 

  • Disponível em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Holandês, Chinês, Japonês, Polonês, Turco e Russo. Contudo, dentro do editor não há uma ferramenta própria para a criação de um site Multilíngue.

Conectar Domínio Próprio 

  • Sim. É possível conectar um domínio próprio existente ou comprar um domínio no Weebly. Porém, seus valores estão bem acima da média do mercado e ainda são cobrados em dólar, o que os encarece ainda mais. Outro problema, é que eles oferecem registro de domínios apenas para extensões .COM, .NET e .ORG. Sendo assim, recomenda-se registrar fora do Weebly.

Níveis de Navegação 

  •  Ilimitados níveis de submenus, ou seja, um menu pode ter vários submenus.

Widgets (implementar o site com recursos extras) 

  • Galerias, players de vídeos e música, enquetes, fóruns, arquivos, documentos, flash e mais alguns outros widgets podem ser inseridos na página.

Monetização (ganhar dinheiro) 

  • Através de banner ou blocos do Google Adsense. Obs: há um tempo atrás, o Weebly retinha 50% da receita gerada no Adsense, mas agora isso acabou e o proprietário do site fica com toda sua receita (100%).

E-commerce 

  • Weebly disponibiliza um sistema de ecommerce bem completo, fácil de configurar e com tecnologia SSL (segurança com dados criptografados). Mas isso apenas se você deseja vender fora do Brasil ou vá trabalhar com ferramentas internacionais na sua loja, pois o Weebly ainda não tem suporte para um comércio eletrônico sólido e viável no mercado brasileiro, tanto que nas opções de moeda não existe o real brasileiro (BRL) e as formas de pagamento estão limitadas à gateway de empresas estrangeiras (Authorize.net, Stripe e Paypal).

SEO 

  • Título, palavra-chave e meta descrição são permitidos e totalmente customizáveis, tanto na configuração geral do site, como em cada página individualmente (igual ocorre no Wix). O Weebly também permite a inserção de códigos no cabeçalho do site e das páginas. Isso é um grande benefício, visto que possibilita ao usuário adicionar scripts ou outras ferramentas externas ao Weebly, como Chat online, botões de pagamento, etc.

Blog 

  • Possui um flexível e prático criador de blogs, com quase todas as características comuns de um CMS, como moderador de comentários, por exemplo. A estrutura segue o mesmo padrão das grandes plataformas de blogs, como WordPress e Blogger.

Estatísticas de Visitas 

  • Weebly tem sua própria ferramenta de estatísticas, mas também permite integração do Google Analytics.

Favicon (identificador de guia no navegador) 

  • Permite o uso de um Favicon ao contratar qualquer plano pago.

Formulário de contato 

  • Oferece um formulário básico e simples.

Proteção por senha 

  • Disponível apenas no plano pago (PRO), onde é possível proteger o site inteiro ou suas páginas particularmente.

Email Marketing 

  • Não possui. Permite apenas usar uma ferramenta externa, como Mailchimp, E-Goi, Aweber, etc.

Código HTML 

  • Permite adicionar funcionalidade externas através de um widget HTML.

Armazenamento (hospedagem) 

  • Tem uma função muito rara em construtores de sites: permitir o download do site para que seja hospedado em qualquer outro servidor. Também não há limite de armazenamento e nem da largura de Banda nos planos Premium, uma característica realmente impressionante. Porém, cada arquivo individualmente pode ter até 10mb no plano grátis, e até 250mb no pago.

Fórum 

  • Por possuir integração com o Talki, seus usuários pode adicionar fóruns facilmente.

Suporte 

  • Atendimento por Chat online, formulário de contato e email. Além disso, possui uma central de conhecimento (apenas em inglês).

Exemplos

O Weebly certamente possui diversos sites criados por brasileiros, porém não os consegui localizar. Contudo, deixo a página de templates para que você dê uma olhada nos modelos.

Weebly Vs Wix

Se compararmos os dois construtores, teremos um empate técnico, já que um tem o que o outro não tem e vice-versa. O Weebly se destaca por possuir melhor desempenho, com edição dos códigos do cabeçalho (head) e possibilidade de migração de todo o site para qualquer outro serviço de hospedagem.

O Wix, por sua vez, não possui nenhuma dessas 2 características, mas em compensação, tem grande facilidade de uso, liberdade de criação do design e conta com suporte completo ao mercado brasileiro, condições essas que não encontramos no Weebly.

Conclusão

O Weebly, sem dúvida, é um dos melhores construtores de sites disponíveis atualmente, conta com excelentes ferramentas que auxiliam na criação de um site completo e profissional, seu editor é moderno, organizado e em português.

Entretanto, se você é uma pessoa com habilidade técnica limitada ou sem nenhum conhecimento em webdesign/programação, o Weebly pode se mostrar um tanto embaraçoso à primeira vista, pois achei sua curva de aprendizagem (que é o tempo ou esforço que ocorrerá para que uma pessoa aprenda a mexer no construtor) um pouco alta. Nada que assuste, pois não é um bicho de sete cabeças, mas para usuários leigos que buscam praticidade e liberdade de desenvolvimento (design) e que já tenham usado o Wix, podem estranhar no começo.

Outro porém, é que, por mais que a ferramenta já esteja em português, sua inserção no mercado brasileiro ainda é tímida, mantendo seu suporte, estrutura e formas de pagamento em formato internacional.

É isso!

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

6 comentários para “Weebly: Veja análise completa do construtor”

  1. Por Josy Santos

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Leliane

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Multibom Sat

    Responder

  4. Por Multibom Sat

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
marketing_digital
Descubra os 7 Pecados no Marketing Digital

Fechar