Como criar um Site para Restaurante ou Bar

Já foi abordado aqui, uma lista de sites de Restaurantes que foram criados no Wix. Vimos que um site para restaurante funciona como uma espécie de “cardápio”, em que um restaurante é apresentado como um menu, e o cliente (internauta) pode conferir todas as informações importantes sobre o estabelecimento, como o Menu, fotos do local, formas de chegar, contato, etc.

O foco de um site para restaurante deve ser sempre aquilo que o visitante mais busca, ou seja, comida, culinária, bebida, pratos. A ideia é ir direto ao ponto, sem brincar de ‘esconde-esconde’ com o estômago do consumidor, o jeito é tentar conquistá-lo pela barriga.

Como fazer na prática

A seguir, veremos algumas dicas e orientações rápidas, porém importantes, para atingir esse objetivo e criar um site para restaurante ou Bar, que realmente vá cativar o cliente.

1. Encontre um Template

O template é o modelo inicial que você usará pra construir o site. No Wix, há uma categoria de templates dedicados a sites de Restaurante e Bar, todos bem estruturado, com o desenho trabalhado para esse setor.

Confira aqui a lista de templates. É necessário que você possua uma conta no Wix para editar algum template. Caso ainda não tenha uma, clique neste link e faça seu cadastro rápido e grátis.

2. Primeira página

Já com a conta no Wix criada e o template escolhido, podemos começar a montar o site propriamente dito.

Sem mais delongas, a página inicial é a página que convida o visitante a ficar um pouco mais ou a se retirar rapidamente, daí a importância dela estar bem apresentável.

Elementos

Considere a presença da seguinte estrutura na sua Homepage:

  • Logotipo e Menu já no cabeçalho, para que fique bem à mostra e fácil de encontrar.
  • Uma Galeria de imagens, mais abaixo do menu, exibindo todos (ou os principais), pratos, serviços e promoções do estabelecimento. É interessante também destacar algum diferencial, como Buffet ou área para crianças (parquinho), na Galeria.
  • Blocos informativos, abaixo da Galeria, com título, imagem, texto e um link que leve à página anunciada. Para entender, veja este exemplo (está sob a galeria).
  • Botões de redes sociais, para mostrar a seu público que o Restaurante está conectado em vários canais.

3. Sobre/ Nome do Restaurante

Essa é a página que  vem logo em seguida e que deverá tratar resumidamente da história e característica do estabelecimento. Insira um texto curto e fotos, tanto da parte externa, quanto da interna, de preferência aquelas em que o restaurante estiver com o público, isso transmitirá uma boa imagem ao cliente.

4. Cardápio

Assim como quem vai num estádio, vai pra ver a bola rolando, quem acessa um site de restaurante, quer ver o cardápio do mesmo. Essa é uma página principal do site, onde as outras se tornam secundárias diante dela.

A página cardápio não precisa enrolar o consumidor, basta apenas fazer aquilo que um cardápio faz: mostrar uma lista de pratos, bebidas, vinhos, sabores, petiscos, sobremesas e tudo que o restaurante oferece diária ou semanalmente.

Veja este exemplo de cardápio criado de forma bem à caráter.

5. Localização

Se a página ‘Cardápio‘ é a mais procurada dentro de um site, a página ‘Localização‘ é a segunda na hierarquia. Pois o que adianta o restaurante oferecer tudo aquilo que o cliente mais gosta, se sua localização estiver confusa ou distante demais de sua residência.

Elementos

  • Endereço completo, telefone de contato, email e Mapa do ponto comercial.

6. Reservas/Contato

Se for possível criar uma estrutura de reservas online, seria muito proveitoso, porque estaria facilitando e muito a vida do seu consumidor. Mas é fundamental que esse recurso funcione, pois você poderá ter problemas com o cliente se ele chegar ao local e a reserva não tiver sido registrada.

Ver exemplo.

Uma página para contatos genéricos, com um formulário básico também é importante.

7. Galeria

Uma Galeria é muito bom para envolver o novo cliente com o ambiente do Restaurante, trazê-lo para a realidade do estabelecimento, mesmo que virtualmente.

Se possível, separe a Galeria por pratos, bebidas, cardápio e outra parte para Clientes reais, as pessoas gostam de ver imagens reais.

7. Rodapé

Por fim, um rodapé para complementar as informações do Restaurante, com Horário de funcionamento, endereço, formas de contato e um mapa de ‘Como chegar’.

Conclusão

Seguindo essas dicas simples, você criará um site para restaurante ou Bar de maneira mais profissional e com melhor usabilidade.

Caso esteja ‘perdido’ sobre esses termos técnicos na criação de sites, acesse este link.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

2 comentários para “Como criar um Site para Restaurante ou Bar”

  1. Por Shan House

    Responder

  2. Por Shan House

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Redes Sociais
Como adicionar botões de Redes Sociais

Fechar