5 maneiras de melhorar a usabilidade do Site

Em criação de sites, a usabilidade é uma das etapas principais para se ter um bom resultado.

Se fossemos examinar a estrutura de um site, teríamos 3 partes fundamentais: o Design, que compreende seu aspecto visual e a organização dos elementos; o SEO, que cuida da otimização e desempenho junto aos motores de Busca; e, por fim, a Usabilidade, responsável pela boa experiência do usuário.

Nesse artigo, veremos 5 dicas para tornar a usabilidade do site em algo mais produtivo e agradável para o visitante.

1. Logotipo com link

Você tem logotipo no site? Ele aparece em todas as páginas? Então é regra que ele tenha um link para a Página Inicial. As pessoas geralmente estão acostumadas a clicar no logotipo com intenção de retornar à primeira página do site.

Deixar a Logo sem link é querer testar o nível de paciência de seu visitante. A coisa piora para os casos em que o Menu não possui a opção “Início/Home“. Nesses casos, a única alternativa para o internauta será sair de vez do site.

Mas mesmo para quem tenha um link de ‘Início’ no Menu, é super recomendado também manter um link na Logo.

2. Nova Aba

Uma maneira muito eficiente de fazer um visitante esquecer do seu site é mandar ele para outro site usando a mesma aba de navegação. Em 99% dos casos ele não retornará.

Isso é péssimo, tanto para o serviço/produto que você esteja divulgando, pois terá perdido um potencial cliente, quanto para o desempenho geral do site, pois o Google Analytics dará como taxa de rejeição, dependendo do tempo que o visitante ficou no seu site.

Em suma, sempre que adicionar um link externo, coloque-o para abrir em uma nova aba.

3. Links reconhecidos

E por falar em links, uma boa dica é que eles sempre tenham a mesma aparência. Isso é importante para que o usuário saiba identificar quais textos são links, e quais não são, quando eles se comportarem da mesma forma.

Deixar um link na mesma cor do restante de um texto ou adicionar uma cor diferente para cada link, irá confundir o visitante, tornando a navegação cansativa e irritante.

Observe que aqui no Criar Site Wix, todos os links tem um formato diferente, justamente para que possam ficar destacados e sejam facilmente reconhecidos.

4. Aplique âncoras

O atributo âncoras foi lançado a pouco tempo no Wix e sua principal vantagem é exatamente melhorar a usabilidade, fazendo com que a navegação fique melhor.

Ao criar uma página longa, como uma FAQ, por exemplo, pode ser cansativo para o usuário ter que ficar rolando a página até que encontre uma informação.

Com as âncoras, ele pode ter as informações que busca apenas em um clique, que o levará diretamente na parte da página que ele deseja.

5. Negrito

Sempre que quiser dar ênfase a uma palavra, use o estilo Negrito. Você estará dizendo ao visitante que aquela palavra é importante e precisa de atenção.

O negrito funciona como numa conversa verbal, em que enaltecemos o tom da voz sempre que queremos destacar uma ideia mais relevante.

Conclusão

Sempre que tiver criando/editando o site, pense como um visitante, se coloque em seu lugar e veja se o site atende às suas expectativas. A melhor dica é pedir a amigos e conhecidos que acessem o site e opinem sobre a experiência que tiveram.

É isso!

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
counter_icon
Wix Hit Counter: o Contador de visitas criado pelo próprio Wix

Fechar