Como criar um site para Advogados, Escritório Advocacia

Ao ver alguém que está buscando um serviço de advocacia na internet, antes de mais nada, podemos fazer uma observação interessante: ela não tem um advogado.

Talvez essa constatação possa parecer meio óbvia, mas digo isso pelo fato de que existem algumas profissões, como médico, dentista, eletricista, mecânico, reformador, e outras, em que criamos relações que duram a vida inteira, onde sempre que precisamos de um desses serviços, a primeira coisa que fazemos é entrar em contato com o profissional já conhecido, para saber como devemos proceder.

O ramo da advocacia é um dos poucos que também possuem essa valiosa característica de criação de vínculos e relacionamentos, alguns até de amizades.

Nem preciso enumerar as vantagens de se criar tais afinidades que, apesar de trazerem muitos benefícios, principalmente para a carreira do Advogado, não são fáceis de conseguir, pois compreendem responsabilidade, seriedade, profissionalismo, competência, idoneidade, credibilidade, e outros crivos da confiabilidade que o profissional precisa demonstrar se quiser ter um cliente fiel.

Como fazer na prática meu site de Advogado

Como deveria ser, o site é o local onde você poderá iniciar essa relação de confiança, embora apenas virtualmente. Nesse primeiro contato, o cliente-internauta precisa ver ao menos uma das qualidades que um bom Advogado deve ter. Compromisso, seriedade, profissionalismo, são algumas das virtudes que podem ser transmitidas já pelo site.

Para comprovar isso basta chegarmos ao bom senso de que um site inacabado ou desorganizado, desatualizado ou que pareça ter sido feito pelo sobrinho de 10 anos, não transmite nada de positivo, muito pelo contrário. Donos de sites assim não podem esperar contato de cliente algum.

Finalmente, vejamos um passo a passo prático de como deve ser, em tese, um site para o Advogado ou Escritório de Advocacia.

1 – Escolha um Template (Wix)

Neste link aqui, você encontra uma boa quantidade de templates voltados ao ramo Jurídico. Você só precisa ter uma conta no Wix ou criar a sua.

2 – Página inicial

É a página que influenciará o visitante, seja para ele continuar ou sair do site. Quase sempre essa tomada de decisão acontece em questão de segundos, mais precisamente até 8s.

Daí a importância de ter um Home bem convidativa e organizada.

Elementos

Algumas recomendações para que essa página cause uma boa primeira impressão no cliente:

  • Logotipo da empresa ou do Escritório, pode ser em formato de imagem/figura ou nome do Advogado. O importante é que haja uma marca que identifique a empresa.
  • Menu, contendo a Página inicial e as demais páginas que veremos a seguir. Tanto o Logotipo quanto o Menu são elementos que devem estar no Cabeçalho do site, para que possam serem vistos em todas as páginas.
  • Subtítulo, que fique próximo ou abaixo da Logotipo, com uma frase que informe imediatamente a atividade do Advogado ou do Escritório. Ex. ‘Advogados Associados’; ‘Escritório de Advocacia’ etc.
  • Galeria de imagens.  Com slide de imagens que podem ser do interior do Escritório ou relacionadas ao Jurídico. Para ambos os casos, as descrições podem falar das qualidades do profissional ou empresa de advocacia.
  • 2 ou 3 blocos  contendo texto+imagem das páginas mais importantes do site, como Equipe, Áreas de Atuação. Com descrições pequenas que convidem o visitante a acessar essas páginas.
  • Blocos com Localização e Contato também são bem vindos já na primeira página.
  • Botões de Redes Sociais (se houver).

Obs: se você tiver um Blog no site, mostrar uma notícia ou artigo recente na página inicial é interessante. Ás vezes são essas notícias que prendem o cliente ao site.

3 – Escritório

Essa é a página ‘Quem Somos’ do setor da Advocacia. Também poderá se chamar ‘Advogados’, ‘Equipe’ ou ‘Escritório’ mesmo.

É uma página essencial, pois será o momento de você se apresentar ao cliente ou o Escritório a ele.

Elementos

  • Não precisa ser uma apresentação muito extensa. Conte resumidamente sua graduação, incluindo os nomes das universidades, e suas especialidades nessa área.
  • Em caso de ser um Escritório, é importante relatar um pouco a história do mesmo, suas qualidades e valores.
  • Se for adicionar imagens, que sejam do Advogado ou próprias do Escritório.

4 – Áreas de Atuação

Essa é outra parte do site que será uma das mais visitadas. A página onde você mostrará quais áreas seu Escritório atua.

Elementos

  • Nomes da áreas, como Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Imobiliário, Direito do Consumidor, Direito da Família, Direito Trabalhista, etc. Todas devidamente separadas e com uma breve descrição.
  • Cada área deve ter uma página específica, com maiores detalhes.
  • Um botão que leve à página ‘Contato’ seria interessante, tanto nessa página, quanto em cada uma das sub-páginas das áreas.

5 – Blog (opcional)

Seria muito proveitoso mostrar aos seus visitantes o quanto você ou seu Escritório estão por dentro dos temas jurídicos. Isso serve para que o Advogado explane seus conhecimentos através de artigos e também para que o site esteja sempre atualizado, tirando qualquer suspeita de ser mais um site institucional abandonado.

Elementos

  • Um blog que simplesmente permita que os artigos possam ser adicionados em formato cronológico, onde os mais recentes são os primeiros.
  • Que permita adicionar textos, imagens, vídeos, comentários e data de publicação.

6 – Contato

Seu cliente em potencial já percorreu todo o site, encontrou o que buscava e agora o que ele mais quer é entrar em contato para iniciar uma conversa e relatar seu caso particular.

É fundamental que você facilite esse caminho, dando todas as formas de contato possíveis.

Elementos 

  • Formulário de Contato simples, com ‘Nome’, ‘Email’, ‘Tel.’ e campo de mensagem.
  • Telefone comercial para contato, Email e endereço completo.
  • Mapa de localização.

Um rodapé com endereço completo, telefones e email  de contato também são apreciáveis.

Conclusão

Com essa informações, você poderá projetar um site para Advogado de forma mais profissional.

Recomendo também o artigo Guia para iniciantes: Conhecendo os termos técnicos na Criação de Sites.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Plan Comparison: Tabela comparativa de preços para seu Site

Fechar