Constant Contact – Capture mais emails usando uma janela Pop-UP

A captura de emails através de janelas flutuantes é uma técnica das mais recomendadas quando se trata de marketing digital.

Isso porque a taxa de conversão, ou seja, a quantidade de visitas que deixam os emails, tende a ser muito maior do que um simples formulário fixo na página.

É certo que há críticas nos bastidores do Webdesign quanto ao uso de janelas Pop-up’s, os quais dizem que esse método tende a incomodar o visitante. Mas do mesmo modo há um consenso de que a maioria desses incômodos são causados pelo abuso dessa ferramenta, como por exemplo, uma nova janela ser aberta quando o usuário clica no botão fechar da Pop-up.

O fato é que os Pop-up’s são responsáveis por altas taxas de captura de emails, principalmente devido a essa sua característica ‘dar para receber’, onde a visita dá seu email para receber novo conteúdo de seu interesse.

O que é o Constant Contact

É um aplicativo que tem como função básica exibir uma janela flutuante que solicita o email do usuário. O intuito é converter visitantes em assinantes de email.

Veja este exemplo.

O que posso fazer com esse app?

O Constante Contact tem uma ferramenta própria para o envio de campanhas de email. Porém, o que recomendo é que você apenas o use para a função básica mesmo, quer dizer, somente para capturar os emails, pois é o que importa.

Após ter o email do visitante, você pode simplesmente copiá-lo e adicionar em qualquer outro programa de email marketing, como o Mailchimp, E-goi, ou até o próprio programa de email do Wix.

Contras

A interface em inglês é uma grande desvantagem, como sempre. Mas o maior contratempo desse app é o limite de assinantes para o plano gratuito, que é de apenas 25. Após isso, somente contratando um plano pago será possível capturar novos emails.

De qualquer forma, acredito que valha a pena testar esse recurso.

Passo a passo

No tutorial abaixo, você verá como configurar e visualizar as inscrições feita pelo site:

1. Vá no App Market, clique em “Ferramentas de Marketing” e escolha “Constant Contact“:

2. Acesse as Configurações do app. A primeira coisa a fazer é adicionar o email que receberá uma mensagem para cada novo contato que se inscrever:

Comportamento da Janela

3. Na guia ‘Popup Display Rules‘, escolha a forma como a janela deve se comportar:

  • Minimize Lightbox in Editor – Marque essa caixa para minimizar o aplicativo dentro do editor Wix. É importante que deixe essa opção desmarcada enquanto estiver configurando o elemento, para que possa ver as alterações em tempo real.
  • Popup After How Many Seconds – Escolha quantos segundos o app deve esperar para aparecer na tela do usuário. Exemplo: se escolher 10 segundos, ele só surgirá depois de 10 segundos que o site tiver sido carregado.
  • Popup On Which Of Your Live Site Pages – Selecione para quais páginas do seu site o aplicativo deve aparecer. Recomendo o ‘ALL‘.
  • Popup Rules – Escolha para quais visitantes a janela aparecerá: para a primeira visita apenas (first visit); para toda visita que ele fizer (all visits) ou que apareça até que ele faça a assinatura (until form).

4. Em ‘Layout and Background‘, defina, respectivamente: a largura da janela; o espaçamento interno dos elementos e a cor de fundo da mesma:

5. Em ‘Thank You Page‘ (Página de agradecimento), configure a cor de fundo dessa janela, o texto de agradecimento, cor, alinhamento, estilo da fonte e espaçamento:

Configurações Avançadas

6. Clique na guia avançada:

7. Outras 4 novas opções vão surgir. Em “Header“, defina o texto para o cabeçalho do Pop-up, assim como sua cor, alinhamento, etc:

Obs: para customizar a fonte, basta clicar na seta em ‘Font Style” e definir tamanho, tipo de fonte, etc.

8. No ‘Subheader‘, adicione uma frase para incentivar sua visita a deixar o email:

Estilize esse elemento nas opção dessa guia.

9. No ‘Field Settings‘, você poderá escolher se pretende mostrar o campo ‘Nome‘ no formulário. Recomendo deixar como está para que o processo fique mais rápido:

10. Por fim, em “Button“, escolha o texto do botão de ação e personalize seu estilo:

Como ver os emails capturados

11. Clique no botão “View Submissions“:

12. Uma janela exibirá a lista de emails cadastrados. Para copiar, selecione-o um por um e tecle Ctrl+C:

E é isso.

Conclusão

O Constant Contact é um app interessante que merece ser testado e, somente em caso de boa conversão, deve ser atualizado para uma conta paga.

O valor é de R$ 6,00 por mês, bem pouco, mas considerando que será mais um gasto mensal, precisa ser algo realmente bom e para saber isso, só testando o comportamento do seu público-alvo para esse tipo de abordagem.

Qualquer questão, comente.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

2 comentários para “Constant Contact – Capture mais emails usando uma janela Pop-UP”

  1. Por Pablo

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
editar texto
Como editar um texto já existente

Fechar