Por que toda empresa deve focar na Busca Local?

Existe uma brincadeira no Facebook que diz “quem é essa tal de moderação que todo mundo manda eu beber com ela?”. Do mesmo modo é o SEO, “quem é esse tal de SEO que todo mundo fala pra eu me atentar a ele?”.

Bem meu amigos, de forma clara, o SEO é a otimização que um site recebe pra que ele seja melhor reconhecido pelo Google e assim, ser mais bem posicionado nos resultados de busca. Na verdade o SEO abrange outros buscadores também, como o Bing e o Yahoo, mas o fato é que 90% das agências otimizam um site com foco no Google, o líder do mercado.

Sim, no geral, o SEO é complexo, complicado, instável, confuso, cansativo e, pior, nunca dá garantias de sucesso, mesmo que você siga todo o script, seu site simplesmente pode não ter uma boa colocação…acontece.

Mas por hoje vamos deixar de lado essa complexidade do mundo SEO e focar apenas em uma ramificação do mesmo: o SEO Local.

A Busca Local, conforme já falei em alguns artigos aqui, são as pesquisas feitas por internautas que procuram por algum tipo de serviço próximo à sua localidade, essa busca também compreende estabelecimentos comerciais e profissionais liberais que ofereçam serviços regionais.

Os resultados locais são, de algum modo, a maneira mais fácil de estar na primeira página do Google sem ter que ficar se fatigando de esforços tentando alcançar as primeiras posições para as palavras-chave mais concorridas do seu negócio (é claro que esse negócio precisa ser local).

Além disso, toda empresa, seja pequena, média ou grande, que tenha um endereço físico (ou que ao menos atendam em sua residência), devem fazer dessa meta uma prioridade, principalmente por causa da nova atualização do algorítimo do Google (Saiba mais).

Por que é tão importante?

Justamente porque o Google está dando cada vez mais importância para os resultados das buscas locais, com o objetivo de melhorar a qualidade e experiência do usuário. Essa nova atualização mostra como o Buscador vem trabalhando para que o novo algoritmo exiba resultados regionais mais relevantes.

Um outro motivo, é que segundo pesquisa recente, 75% dos usuários nunca visitam a segunda página dos resultados do Google, ou seja, quem não está na primeira, é quase como se nem existisse.

Por isso é coisa muitíssimo útil estar ao menos na primeira página dos resultados locais, pois assim seu comércio, estabelecimento ou serviço local, estará mais visível e mais fácil de encontrar, o que deve, em tese, aumentar as vendas, a curto ou longo prazo.

E como eu faço?

Caso sua empresa ainda não tenha feito o SEO Local, já tenho aqui no blog um guia completo de como você deve fazer para iniciar seu cadastro no Google Meu Negócio.

Conclusão

Vale ressaltar que na Busca Local também há concorrência para estar nas melhores posições dentro da listagem do Google e é aí que entram a otimização tanto no cadastro do estabelecimento junto ao Google Places, quanto ao site propriamente dito.

Uma dica é deixar o endereço da empresa no rodapé, com rua, bairro, cidade e Cep. E também ter esses mesmos dados na página de ‘Contato’.

Obs: dependendo de qual o nicho do seu negócio, mesmo fazendo a otimização local, o site pode não aparecer bem posicionado na listagem, devido a alta competitividade e grande concorrência dentro desse nicho.

É isso!

Deixe um comentário