Como criar um site para uma Academia

Antes de popularização da internet, as pessoas costumavam buscar um serviço local usando as listas amarelas, ou através de anúncios em jornais, outdoor, panfletos e até mesmo perguntando a algum conhecido para saber mais informações de determinado serviço.

Hoje a primeira coisa que elas fazem é acessar o Google, digitar uma palavra-chave sobre o serviço que esteja buscando e conferir as informações que são apresentadas ali, de maneira rápida e fácil. Não que as outras formas citadas acima tenham se tornado impraticáveis, mas sim que usar somente elas e deixar de lado a divulgação digital, é perder novos clientes e, assim, ganhos na empresa.

Academia, Ginástica, Musculação são categorias de serviços que se encaixam nessa busca local, sendo fundamental que estejam presentes na internet.

E para estar ali, a primeira coisa a fazer é criar um site da Academia, pois não se constrói um edifício sem primeiro fazer os alicerces. Um site será o alicerce que suportará a base para a criação de uma imagem digital da Academia.

O que fazer na prática

O que as pessoas mais procuram num site de Academia é informação. Elas não estão muito interessadas em saber a história da empresa, qual o papel social que ela desenvolve, entre outros. Não que essas coisas devam ser omitidas, mas deve-se priorizar as informações.

Acompanhe o passo a passo para saber quais informações são essas.

1 –  Escolha um Template (Wix)

A primeira ação é definir um template para o site. Acesse sua conta no Wix (ou crie uma aqui) e vá na seção Templates. Confira aqui a listagem de templates para o setor Academia. Navegue por essa categoria para visualizar mais templates.

2 – Primeira página

Escolhido o template, iniciamos a montagem do site. A página inicial é o cartão de visitas da Academia, é nela que o cliente em potencial fará o primeiro contato, mesmo que apenas virtual.

Elementos 

Vejamos a organização recomendada para página Home do site:

  • Logotipo ou Nome da Academia – acompanhado de uma frase curta e marcante sobre este setor de atividade, como ‘Esporte é Saúde’, ‘Viva Mais’, etc.
  • Alguma informação imediata, como horário de funcionamento ou telefone de contato, isso já dará ao visitante aquilo que ele estiver buscando.
  • Menu – com todas as páginas do site.

Obs: esses elementos devem estar no Cabeçalho, para que possam aparecem em todas as páginas.

  • Galeria – contendo várias imagens/fotos sobre as atividades da sua Academia. Cada imagem deve conter um título e pequena descrição, de preferência, um link que leve à página daquela atividade. As imagens também podem ser aquelas trabalhadas, ou seja, imagens que já tenham informações dentro delas:

criar site academia

  • Texto publicitário – falando um pouco do ambiente da Academia e das vantagens que o cliente encontrará ao se matricular na mesma.
  • Quanto mais acesso às modalidades o visitantes tiver, melhor. Por isso, tente adicionar mais algumas delas ainda na primeira página.

3 – Sobre a Academia

Essa é uma página que deve estar bem acessível no Menu, pois logo após se interessar pelas atividades que a Academia oferece, o visitante logo busca saber da reputação da mesma.

Elementos

  • Um texto falando sobre a Academia, contando resumidamente a história, lutas e conquistas. Nesse texto também deve conter as vantagens e benefícios que a Academia disponibiliza a seus alunos. Temas como ‘qualidade de vida’ e ‘atendimento personalizado’ devem ser explorados.
  • Imagens da equipe, se possível, de cada professor no momento de atuação, juntamente com um texto descrevendo um pouco aquela atividade (opcional).
  • Informações técnicas, como número de equipamentos, tempo dos mesmos, nível tecnológico da empresa, etc.

4 – Modalidades/Atividades

O cliente está ansioso para saber quais são as atividades que a Academia oferece. Sacie-o, dando-lhe a informação que ele quer.

Elementos

  • Essa página deve ter reunidas todas as modalidades da Academia, com um link para cada atividade.
  • Deve-se criar uma página específica para cada modalidade, para que o visitante possa se envolver mais e descobrir do que se trata aquela atividade.
  • Cada modalidade pode ser colocada como sub-menu da página Modalidades/Atividades.

Veja este exemplo de uma página dessas.

5 – Horários

Essa é outra página fundamental, a qual recebe muito acesso dos visitantes do site.

Os clientes em potencial querem saber se os horários das atividades da Academia serão ou não compatíveis com seus compromissos pessoais diários.

Elementos

  • Uma tabela com os horários e dias de funcionamento, sendo cada dia da semana com horários de cada atividade.

Veja este exemplo.

6 – Planos/Preços

Se a academia trabalha com Planos, não custa nada dizer ao cliente como eles funcionam, para que o mesmo já possa estudar sua eventual matrícula sabendo essa informação.

Os preços não precisam estar necessariamente incluídos nas descrições dos Planos, visto que são muito variáveis, mas seria um dado apreciado.

Elementos

  • Uma página semelhante a Modalidades, mas agora com todos os planos reunidos.
  • Dependendo do tamanho da descrição de cada plano, pode-se ou não criar uma página individual para cada um.

7 – Contato

Por fim, a porta de saída de todo visitante. A página Contato deve ter todas as formas de comunicação possíveis.

Elementos

  • Endereço da Academia.
  • Telefones, todos que tiverem.
  • Formulário de Contato, contendo Nome, Email, Tel. e Mensagem.
  • Mapa de localização.

8 – Rodapé

O Rodapé é uma página que sempre contém informações centrais, mesmo que repetidas.

Elementos

  • Horários de Funcionamento.
  • Botão de Redes Sociais.
  • Endereço e dados para Contato.

Confira este template que fiz segundo algumas das recomendações acima.

Conclusão

Quem procura por uma academia está querendo melhorar sua condição física, seja para saúde ou estética. Uma Academia que pretenda ajudar essa pessoa a atingir seu objetivo, precisa mostrar já no site de que forma ela trabalha e como esse aluno poderá conciliar essas metas aos serviços que a Academia dispõe.

A você, dono ou administrador de uma Academia, espero que essas orientações possam ajudá-lo a criar um site mais amigável a seus clientes.

É isso. Havendo dúvidas, comente. 😉

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
atendimento-online
Adicione um Atendimento Online em Português ao seu Site Wix

Fechar