Crie um Site sozinho por meio de outra pessoa

A ideia de criar um site por conta própria é algo realmente fantástico, pode vir a ser a solução que você tanto buscava para o seu negócio.

Afinal, se você está querendo criar um site sozinho, é sinal que não tem a pretensão de gastar muito nessa área e a contratação de um profissional especializado (ou de uma Agência que ofereça serviços de criação de sites) é uma possibilidade que está em segundo plano.

Acredito que ao menos a maioria dos leitores do blog já estejam plenamente conscientes das vantagens (e desvantagens) de usar o Wix, em que as principais delas são: que ele é grátis e que possui enorme facilidade de uso.

Essa facilidade é um grande diferencial no Wix, pois poucos construtores de sites no mercado brasileiro tem essa característica tão intuitiva. Como diriam os antigos: é mamão-com-açúcar.

Porém, apesar de toda essa simplicidade, cada caso é um caso e a realidade é que muitos usuários sentem dificuldade ou encontram empecilhos que os impedem de profissionalizar o site.

Quais são essas barreiras?

Aproveitando esse período que já venho trabalhando com o Wix, pude observar alguns perfis de pessoas que se encaixam nos seguintes grupos:

Embaraço com mídias digitais

São aquelas pessoas que, independente do grau de escolaridade, não tem intimidade ou familiaridade com a internet e informática em geral. Não que isso seja um problema, mas geralmente a principal razão disso é que o ramo de atuação delas não necessita do uso habitual dessas ferramentas (computador, notebook, tablet, internet, etc).

Isso frequentemente faz com que esses usuários nem tentem criar o site, pois desistem antes de começar.

Pouca habilidade técnica

Muitas pessoas, mesmo possuindo uma certa prática com as mídias digitais, mais especificamente com a internet, não possuem um conhecimento técnico suficiente que a faça alcançar um resultado satisfatório. Esse grupo faz o site e até o termina, mas não progridem, pois são impedidos pelo descontentamento com o resultado.

Vale ressaltar aqui que essa falta de habilidade técnica é algo perfeitamente natural, pois, como já falei em outras postagens, cada um é bom naquilo que faz. Isso pode ser facilmente entendido comparando que ninguém precisa entender de mecânica (ao menos, não necessariamente) para ser um bom motorista e ninguém precisa estudar fotografia para aprender a tirar boas fotos.

Lembrando que esse conhecimento técnico não é um bicho de sete cabeças, mas sim algo que pode ser aprendido.

É por isso que procuro fazer meus artigos e tutoriais da forma mais didática possível, me colocando no lugar do usuário, que seria como a um visão de leigo, de fora pra dentro e não de dentro pra fora. Isto é, não com o olhar de um Webdesign, aquela visão cascuda de quem já trabalha com isso faz tempo, mas com o olhar de um usuário iniciante que primeiro precisa entender antes de fazer.

A melhor maneira de aprender mais é pesquisando na Web sobre esses temas relacionados a criação de sites e acompanhando as dicas aqui do Criar Site Wix e do Wix Blog.

Preguiça

Algumas pessoas deixam de fazer um site profissional pois são vencidas pela falta de interesse e pela preguiça em ler e estudar um pouco mais, seja em materiais espalhados pela internet, seja no Centro de Aprendizagem do Wix. A “falta de tempo” é uma desculpa bem comum nos usuários que são tomados pela preguiça.

Desistência

E por fim, chegamos àquele grupo de pessoas que simplesmente jogaram tudo pro alto, ‘chutaram o pau-da-barraca’ e disseram: “eu não sirvo pra isso, não tem jeito, não consigo, não tenho saco, deixa que alguém especializado fará isso pra mim“. E no calor da renúncia poderão tomar decisões precipitadas e pouco econômicas.

Solução

Se você se identificou em algum desses grupos ou em alguma situação descrita, antes de largar tudo, ainda há uma saída que continua sendo bem em conta: peça ajuda a uma pessoa conhecida.

Sabe aquele seu sobrinho(a) esperto, seja nerd ou sociável? Ele pode te ajudar ou quem sabe até fazer todo o site pra você.

Não tem um sobrinho? Então peça para aquele amigo(a) mais acostumado com o ambiente virtual, fazer pra você. Busque alguém na família, vizinhança, meio social e até no happy-hour. De preferência que seja uma pessoa responsável e caprichosa nas coisas que costuma fazer.

Mas atenção: não cobre resultados e muito menos pressione seu ajudante a fazer um trabalho perfeito. Outra dica é não criar expectativas, pois isso pode acabar abalando sua relação com essa pessoa.

Seja sugestivo, se ela se interessar, apresente-a o Wix e diga como você gostaria que o site fosse.

Questões financeiras, como fazer o upgrade do seu plano, por exemplo, você mesmo pode fazer.

É isso. Assim você poderá “fazer um site sozinho”, ou seja, sem contratar um serviço pago, mas contando com a ajuda de algum conhecido.

Qualquer dúvida, comente o post.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

3 comentários para “Crie um Site sozinho por meio de outra pessoa”

  1. Por eliane

    Responder

  2. Por Mariana Wel

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
chat
TomTicket – Atendimento Online grátis e com janela Pop-up

Fechar