5 pistas para melhorar o design do Site

Ao acessarmos um site, instintivamente avaliamos a sua qualidade com base em um design agradável, mas será que só isso basta?

À primeira vista sim, mas não é só um design de cores e desenhos que define o que é agradável ou não.

É preciso pensar no site como um todo, em todas as páginas dele, tendo um bom design e boa usabilidade.

A seguir veremos algumas dicas de design e usabilidade, para pôr em prática e melhorar seu desempenho.

1 – A dobra da página

Ao visualizarmos um site sem rolar a página, teremos o conteúdo antes da dobra, a dobra então, é quando precisamos rolar para ver o restante do site.

Ao pensar nisso, muitos designers enchem a primeira dobra do site com conteúdo. É importante não cometer esse erro, mantenha o que é mais relevante acima da dobra, mas não precisa sobrecarregar de informações.

2 – Evite distrações

Após todo o trabalho de criar um site, a última coisa que você quer fazer é distrair seus visitantes e tirar a atenção deles do que realmente interessa no site. Evite tudo o que for desnecessário, a regra é simples: “menos é mais”.

No caso de um site versão mobile, o usuário precisa ter bastante espaço livre não só para tocar melhor nos links como para ver bem o conteúdo, já que a tela é menor que no computador.

Outra regra importante para evitar distrações é não colocar música no seu site, a menos que você seja um músico e, mesmo neste caso, recomenda-se colocar o botão de pausa em destaque.

3 – Menos bordas

Bordas competem com o conteúdo por atenção. Claro que as bordas podem ser utilizadas para definir espaços, mas elas também nos custam energia cognitiva porque são percebidas como linhas explícitas.

Além disso, um design que utiliza menos bordas dá uma sensação de leveza e sofisticação.

Experimente diminuir as linhas, mas considere formas alternativas de definir relações visuais que exijam menos atenção. Algumas dicas para evitar as bordas é separar os elementos por cor, proximidade ou alinhamento.

4 – Texto em uma coluna

Caso seja necessário um texto corrido no site ou mesmo em blogs, uma só coluna dá mais controle sobre a narrativa de quem escreve. É cansativo ler um texto até o fim e ter que voltar ao topo para ler o restante.

5 – Livre-se da poluição

Assim como na limpeza tradicional, esta é uma oportunidade para tornar seu site mais organizado e mais confortável para navegar. Existem pedaços redundantes de texto que você pode remover?  Ou talvez esteja usando muitas cores? Avalie.

Tenha em mente que é difícil perceber essas coisas, uma vez que você se acostumou à elas. Pode ser útil obter feedback de pessoas cuja opinião você valorize.

Peça-lhes para navegar por todo o seu site e apontar os elementos que não acrescentem à experiência do usuário.

*Criado por Gláucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

3 comentários para “5 pistas para melhorar o design do Site”

  1. Por Frederico

    Responder

  2. Por Alexsandra Chaves

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Sobre
Fechar