Como criar um site de Arquitetura, Arquitetos

Sofisticação, refinamento, requinte. Características que quase sempre estão presentes no ramo da Arquitetura, também devem ser herdadas ao se criar um site da empresa de arquitetura ou do arquiteto(a).

É fundamental que o profissional desta área crie um site, pois se destacará no mercado e ampliará sua carteira de clientes.

Num site de arquitetura, o design é um item de muita importância, visto que ele reflete as qualidades que se esperam encontrar já no primeiro contato com a empresa.

Mas não é somente o design que compõem um site, e na Arquitetura há outros elementos indispensáveis para alcançar um bom desempenho, afinal não podemos esquecer a usabilidade.

O que fazer na prática?

Seguindo essa premissa, vejamos agora o que precisa ser feito passo a passo, desde o layout até as páginas.

Obs: este guia será baseado no uso do Wix para a criação do site.

Para saber como funciona a criação web, a seguinte leitura é recomendada: Guia para iniciantes: Conhecendo os termos técnicos na Criação de Sites.

1 – Escolhendo um Template

O passo inicial será  a escolha de um template. Para isso, acesse sua conta (caso ainda não tenha uma conta, clique e faça seu cadastro) e depois vá na opção “Templates” do Wix.

O construtor oferece ótimos Templates de Arquitetura.

2 – Montagem

Escolhido um template, devemos iniciar a criação do site me si, lembrando de manter o design nas peculiaridades do setor de arquitetura.

3 – Página Inicial

A homepage é a página onde o arquiteto fará o primeiro contato com o cliente. Comparado a um encontro de negócios, a Home é o aperto de mão junto ao sorriso de boas-vindas, as outras páginas representariam a conversa desse encontro.

Elementos

Conheçamos os itens básicos da primeira página:

  • Logotipo da empresa ou do Arquiteto, com um slogan que identifique a atividade/especialidade do escritório. (Ex. Arquitetura | Interiores)
  • Menu bem posicionado o bastante para não deixar o visitante perdido. Isso inclui não apenas a localização, mas o estilo de Menu, pois é preciso que as cores não atrapalhem o entendimento dos textos do Menu. Por exemplo, um fundo branco e um texto cor cinza claro, certamente vai dificultar a navegação.
  • Galeria, item vital para causar uma boa primeira impressão, exibindo desde já os trabalhos já realizados ou os serviços oferecidos. É importante que essa galeria não tome a tela inteira sem uma navegação adequada. Se pretende adicionar uma galeria que preencha boa parte da tela, que ela tenha setas de navegação e o Menu esteja bem explícito.
  • Depoimentos também são estrategicamente bem-vindos nessa página, pois transmitem credibilidade.
  • Fundo: o preto é uma cor bem usual em sites de Arquitetura. Mas use-o com cautela, pois o alto contrate (fundo preto e letra branca) causa desconforto visual em alguns leitores.
  • Botão redes sociais: a Home é a página ideal para adicionar esse item.

4 – Serviços

Essa será uma das páginas mais acessadas pelos visitantes. Não precisa ter exatamente esse nome, mas importa que seja uma página onde o arquiteto apresente em quais tipos de serviços sua empresa trabalha.

Elementos

  • Um Título e breve texto já são suficientes para explicar a página. A escrita publicitária também seria útil nesse momento.
  • Imagem para cada tipo de serviço, pois melhora o conteúdo da página.

Lembrando que cada serviço pode ter (e recomendo que tenha) uma página para aquele serviço. Entenda melhor através deste exemplo.

5 – Portfólio

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta assim é um site de Arquitetura sem uma página Portfólio/Projetos. Essa comparação esquisita é só pra chamar a atenção sobre a importância crucial dessa página. 99,9% de seus visitantes irão acessá-la para ver que tipos de trabalho você anda fazendo, aliás, trata-se nada mais nada menos que o profissional o qual ele possivelmente contrataria para fazer um serviço sério e de alto custo.

É por isso que essa página precisa estar bem apresentável.

Elementos

  • Galeria de imagens: Fotos dos projetos já realizados são o que mais o cliente quer ver. Ele anseia conhecer o profissionalismo e talento do arquiteto. Portanto, dê a seu cliente em potencial justamente o que ele busca.
  • Um texto descrevendo cada trabalho seria apreciável, enriqueceria a página com mais informações.

Novamente, essa página pode estar subdividida com uma página para cada categoria de Portfólio, como vimos aqui.

6 – Sobre/Quem Somos/O Arquiteto (a)

Outra página bem relevante é esta onde o profissional se apresenta, funciona como um tipo de currículo, só que menos formal e mais “descolado”.

Elementos

  • Foto de Perfil: as pessoas desejam ver, no mínimo, o seu rosto. Se for possível mostrar o corpo, melhor. O importante é que haja uma imagem que identifique a pessoa do arquiteto, isso passa confiança.
  • Texto, nem longo, nem curto. Não precisa criar um testamento, apenas algumas linhas objetivas que conte um pouco sobre você, sua formação, experiências, cargos, habilidades, etc. Geralmente os textos dessa pagina são em 3ª pessoa (ex: Fulano de Tal, arquiteto formado pela PUC-RJ em 2002, viveu 4 anos…). Mas uma descrição em 1ª pessoa é uma possibilidade a ser considerada. (ex: Sou formado pela PUC-RJ em 2002, vivi 4 anos em..).

Veja neste exemplo um texto de página “Sobre”, que seria de uma empresa de Arquitetura.

7 – Contato

A porta de saída de todo visitante. É nessa página que o relacionamento com o Cliente começa a amadurecer e você precisa fazer de tudo pra facilitar esse início de relação.

Elementos

  • Formulário para um contato rápido, sem obstáculos que o faça desistir de lhe contatar, como campos de CPF, endereço, CEP ou preenchimento de Captcha, entre outros campos dispensáveis. Adicione basicamente: NomeEmailTelefone e Mensagem;
  • Telefone (fixo) para contato direto, celular ou rádio (se tiver);
  • Endereço completo somente se você possuir um local físico de trabalho;
  • Mapa, caso tenha endereço de trabalho ou atenda na sua residência.

Um exemplo genérico, vemos aqui.

Conclusão

Essas foram as informações gerais para se criar um site de Arquitetura, mas claro, sem se limitar a elas. São dicas para orientar profissionalmente aquele emrpeendedor que não faz ideia de como começar seu projeto de site.

Para ver como se trabalha com o Wix, acesse aqui mesmo o nosso Passo a Passo.

É isso!

Qualquer pergunta, comente.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Criar Site Wix
Criei meu site no Wix, e agora? (parte 2)

Fechar