10 dicas rápidas para melhorar o Atendimento ao Cliente

Leva-se uma vida para construir uma boa reputação, mas levam-se minutos para destruí-la. Assim também é com as empresas, demora-se muito tempo para erguer uma companhia, criar credibilidade para ela, mas bastam poucas palavras para tudo isso vir por água abaixo, principalmente na web.

Nesta mídia o consumidor tem mais “voz”. Ele está nas redes sociais e vai reclamar de você caso não ofereça um serviço de atendimento descente.

Atender bem não é só mais um diferencial, e sim uma obrigação. Atender de forma displicente acaba gerando uma repercussão negativa para a empresa, afasta o cliente que foi mal tratado e consequentemente afasta outros possíveis clientes, manchando a imagem da corporação.

Por isso é bom se atentar a estas dicas para melhorar o atendimento da sua empresa:

Dica 1

Quem não gosta de ouvir o próprio nome? Chamar o cliente pelo nome gera empatia e dá a sensação de exclusividade.

Dica 2

Ouça o que o cliente tem a dizer, esteja atento às redes sociais, os consumidores estão lá falando dos seus serviços, da sua marca, ou então dos seus concorrentes, de qualquer forma você pode aprender muito ouvindo seus clientes.

Dica 3

Mostre para o cliente que tem interesse em resolver o problema dele independentemente de qualquer coisa.

Dica 4

Faça perguntas específicas sobre o problema do cliente, para rapidamente identificar a necessidade dele.

Dica 5

Quando conversar com um cliente, repita o discurso dele com suas palavras para confirmar o seu entendimento e aumentar a confiança.

Dica 6

Dependendo da urgência da situação, forneça a todo momento um retorno de como está o andamento daquele atendimento para tranquilizar o cliente.

Dica 7

Apenas faça promessas que você sabe que poderá cumprir.

Dica 8

Assuma seus erros, nunca sustente uma informação errada. Admita rapidamente o erro, peça desculpas e aponte o caminho certo. Se for preciso contate o cliente após o atendimento.

Dica 9

Abuse de palavras que demonstram atenção como: “entendo”, “compreendo”, “correto…” – significam que estamos atentos ao que o cliente fala.

Dica 10

Seja claro e objetivo, cuidado com termos técnicos que o consumidor não sabe e nem tem obrigação de conhecer. Explique tudo de forma clara e seja objetivo, sem dar voltas na explicação ou com detalhes desnecessários.

*Artigo desenvolvido por Gláucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
email
Novo formulário de Captura de Email para o Wix ShoutOut

Fechar