Redação Publicitária: Saiba como criar um bom Título

A Redação Publicitária consiste na criação de material publicitária com caráter persuasivo, ou seja, é a técnica de criar conteúdo voltado a vender um produto ou serviço, assim como vemos em outdoors, folders, banners, mídias impressas, anúncios e roteiros de comerciais midiáticos, etc. 

O título é um dos pilares da Redação Publicitária e é formado por uma frase que se relaciona a alguma peça, serviço ou ideia. Clique neste link e veja alguns exemplos de títulos em páginas da web, destacados em vermelho.

Um bom título precisa chamar a atenção do usuário e ter fácil memorização, além de ter de ser curto e direto. O objetivo principal de um título deve ser de convencer o leitor a continuar lendo os demais textos da página.

Dicas para criar um bom Título

Com essa correria da internet, poucos internautas realmente leem títulos, mas apenas “passam o olho” e captam a palavra que mais lhe chamar atenção.

Algumas dicas de como fazer chamadas mais bem elaborados:

Stop!

Títulos bons tem o hábito de frear até os leitores mais preguiçosos, já que causam surpresa, o efeito do inesperado. Seja com algo engraçado, perguntas curiosas, tanto faz. A intenção deve ser atrair a atenção deles e despertá-los para o anúncio.

Nada de chavões

Para 99% do grande público as frases clichês já se tornaram invisíveis, pois são figurinhas conhecidas de toda publicidade e marketing. O leitor já está subconscientemente preparado para se “desligar” sempre que uma frase-propaganda aparecer em sua frente, como “Compre já!”, “O menor preço da região”, ““Nós fazemos o aniversário e quem ganha o presente é você!”.

Mais alguns exemplos:

  • Sempre o menor preço!
  • Preço e Qualidade numa só loja.
  • Preço é tudo!
  • Vem correndo!
  • Clique aqui!
  • Cobrimos qualquer oferta!
  • Qualidade que você confia!
  • Ligue Agora!

Clareza

Um bom título faz muito com pouco esforço. Você precisa ligar a frase do título ao tema principal que está sendo anunciado, de uma maneira simples e objetiva.

Aspecto

Um bom visual é um item indispensável no título, principalmente se for um conjunto imagem/texto. De nada adianta ter um boa imagem com um texto ruim ou um texto bom e uma imagem ruim. É muito importante que se mantenha a qualidade de ambos.

Teste

Ao criar uma frase, é essencial que faça testes e a melhor forma de fazer isso é se afastando um pouco do ambiente de trabalho. Desligue-se! Dê uma volta, tome um café, distraia-se um pouco e depois volte e veja novamente a frase que criou. Leia-a e pergunte-se “Essa frase me chamaria a atenção?”. Se ela não te convenceu, não espere que vá convencer outra pessoa.

Conhecimento

Estar munido de informações sobre o produto ou serviço anunciado é aumentar as chances de criar um título eficiente.

Título-pergunta

Existem uma infinidade de exemplos de peças publicitárias que usam títulos com formatos de perguntas para chamar a atenção do leitor. Mas no geral, criar chamadas com perguntas em que o cliente responda sempre “sim”, tem o efeito de provocar e trazê-lo para o item anunciado.

Ganhos

Dizer claramente um benefício que o produto ou serviço irá trazer ao consumidor, faz com que ele tenha esperança em conquistar esse benefício, e isso lhe desperta uma vontade em procurar mais sobre esse ganho prometido, tornando-o mais sensível a ouvir o que o anúncio tem a dizer.

É isso!

Em breve mais dicas sobre texto publicitário.

Deixe um comentário