Como criar um site para Fotógrafos, Estúdio de Fotografia

Nada mais efetivo para um profissional de Fotografia do que expor seus trabalhos já realizados.

É claro que o currículo é fundamental em qualquer profissão, mas geralmente no caso do fotógrafo, os clientes gostam de “ver para crer” e é no Portfólio online que ele tem a oportunidade de exibir seus serviços, pois é dessa forma que os potenciais clientes irão avaliar seu profissionalismo, talento e habilidade.

A criação de um site será a oportunidade de, não somente mostrar o Portfólio, mas também de oferecer os serviços, descrever o perfil do fotógrafo ou a Agência/Estúdio de Fotografia, formas de entrar em contato, etc.

O que fazer na prática?

Seguindo estes princípios, notamos o caráter estratégico que um site de fotografia deve ter. Sendo assim, acompanhe um passo a passo prático de como criar um site para Fotógrafos.

Obs: Usaremos o Wix para montar o site. Contudo, você pode usar esse guia em qualquer construtor de sites que possua recursos semelhantes ao Wix.

1 – Abrir uma conta

O primeiro passo deve ser a criação de uma conta. Clique no botão Comece Aqui, na lateral do blog. Se você já possui uma, pule esta etapa.

Outra dica importante é saber como funciona a criação web, para isso leia o Guia para iniciantes: Conhecendo os termos técnicos na Criação de Sites.

2 – Escolher um Template

O segundo passo é escolher um template. O Wix fornece ótimos templates de Fotografia, alguns como que semi-prontos, precisando apenas ter textos e imagens alterados para logo em seguida serem publicados. Esses templates são criados por Web designers e por isso já possuem uma conotação profissional.

Mesmo assim, você tem a liberdade de personalizar qualquer modelo a seu gosto, mas para manter o profissionalismo é importante saber alguns fundamentos, os quais veremos a seguir.

3 – Montagem

Um site de fotografia deve transparecer requinte, sutileza. Essa técnica é um interessante gatilho mental que irá associar essas características ao fotógrafo ou Estúdio.

Seguindo essa premissa, a dica é criar um site minimalista, isto é, sem excessos, dispensando o que não for necessário.

4 – Página inicial

 A primeira página é o cartão postal do site, ela que irá definir se o visitante vai navegar pelas páginas ou sair do site rapidamente.

Elementos

Os elementos que devem compor a Home são basicamente:

  • Logo/Nome do Fotógrafo ou Estúdio, com uma descrição curta (máximo de 3 palavras identificando o campo de atuação. Ex: Fotografia de Casamento, Foto e Filmagem, etc. Ou realçando uma qualidade. Ex: Fotografia Sofisticada);
  • Menu contendo as páginas do site. O estilo do Menu deve ser sutil, sem diferenciar do design geral do site (perder a identidade);
  • Galeria. É fundamental ter uma galeria logo na página inicial, pois ela (a galeria) será o primeiro contato visual do cliente. Reserve o melhor do seu trabalho para este elemento, ela deve ser enxuta, já que terá como função impactar o usuário, mas não a use para mostrar cada trabalho seu, isso deverá ser feito numa página específica. Dica importante: se não for deixar setas de navegação na galeria, deixe a transição entre uma imagem e outra mais rápida, para não irritar o usuário que automaticamente irá procurar as setas;
  • Fundo. É possível criar uma galeria que preencha quase toda a tela, cuja intenção seja apresentar mais destacadamente o portfólio, conforme foi feito neste exemplo que criei;
  • Botão de redes sociais, outro item que não pode faltar.

5 – Quem Somos/Sobre

O nome “Quem Somos ou Sobre” é um genérico para ‘O Fotógrafo’, ‘Estúdio’, ‘Empresa’, etc. Também pode ser substituído pelo nome do profissional.

Essa página deverá conter uma descrição do perfil do fotógrafo ou história da empresa, de preferência algo não longo, mas também não muito curto. Você pode descrever o porquê de ser um fotógrafo, como se interessou por isso, o que te faz acreditar que este é um dos ramos mais belos que existem, etc.

Elementos

Composto basicamente de:

  • Título dentro da página e um Texto, relatando seu perfil profissional;
  • Foto do profissional em ação ou de perfil. No caso do Estúdio, uma foto genérica que enalteça a Fotografia.

6 – Serviços

Essa é uma das páginas centrais do site, aquela que será muito acessada pelos clientes em potencial. É nela que você vai ofertar seus serviços, separando por categorias, como Casamentos, 15 anos, Gestantes, Infantil, etc.

Essa divisão de categorias pode ser feita com blocos de imagens, cada bloco representando um tipo de serviço. Veja um exemplo aqui.

Elementos

Aqui você deve caprichar e criar uma página para CADA categoria, contendo:

  • Título + texto descrevendo a forma como o serviço é feito, acompanhado de uma escrita publicitária.
  • Imagem que represente aquela categoria.

7 – Portfólio

Na visão do cliente, esta página será o foco principal do site, visto que ele precisa ver o que o fotógrafo já fez. Da mesma maneira que a página Serviços, o Portfólio deve ter uma página para cada tipo de serviço já realizado. A divisão também pode ser feita por blocos, no interior da página, conforme vemos neste exemplo.

Elementos

Além da página Portfólio, cada categoria precisa conter principalmente:

  • Galerias, com as fotos dos melhores trabalhos já realizados na categoria em questão.
  • Texto curto ou legenda falando algo sobre aquele ensaio.

8 – Contato

Imagine alguém se interessando por tudo que viu no site, mas descobre que não há uma maneira de entrar em contato? Será uma decepção para ele e um cliente a menos para você. A página de contato serve como a porta de saída pela qual todo visitante deveria passar.

Elementos

Devido sua importância, essa página precisa estar bem elaborada e completa.

  • Formulário de contato simples, com os campos Nome, Email, Telefone e Mensagem;
  • Telefone (fixo) para contato direto;
  • Endereço completo somente se você possuir estúdio;
  • Mapa, caso tenha o endereço.

Veja um exemplo.

Conclusão

Claro que para cada uma etapa descrita, você pode ampliar o número de elementos e personalizar do modo que achar mais conveniente. Essas dicas são uma visão geral do que não pode faltar num site de fotografia, mas logicamente você pode estilizar seu site mais amplamente.

Para saber como trabalhar com o Wix, acesse o Passo a Passo do blog.

Qualquer questão, comente.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Como Construir um Site

Fechar