Por que seu site não dá resultado?

Este artigo veio enumerar alguns erros de web design que fazem um site não dar o retorno esperado.

Algumas falhas que são causadas por inexperiência e até falta de atenção no design do site, fazem com que os usuários fujam e procurem outros sites (os dos seus concorrentes).

A seguir, vamos conferir algumas delas, para que sejam evitadas e corrigidas.

CARREGAMENTO LENTO

Se o site é muito pesado e demora para carregar, com certeza vai afugentar muitos usuários que nem vão esperar até que o site abra. A web é muito dinâmica, os internautas preferem coisas rápidas e não gostam de esperar muito tempo.

O site pode ser lento por vários motivos como: imagens muito grandes e/ou com qualidade superior a 72dpi, vídeos pesados, muitas informações na mesma página, e etc.

POUCO CONTRASTE ENTRE O FUNDO DO SITE E O TEXTO

Um exemplo disto é um fundo amarelo e texto branco. A leitura fica difícil e irritante, além de ficar um design muito amador. Procure usar texto e fundo do texto em cores contrastadas que facilitem a leitura e entendimento.

Cuidado também com imagem e texto por cima, certas partes do texto podem ficar visíveis e outras não.

TAMANHO DA FONTE MUITO PEQUENO

Se a fonte é pequena, mesmo com fundo contrastado, pode não ser muito legível. Faça testes, visualize o site em diversos monitores (também em smartphones e tablets) de tamanhos diferentes, e tire a dúvida se o tamanho da fonte está adequado.

FALTA DE IDENTIDADE

Existem muito sites com esse problema e nem se dão conta disso. Não é porque você sabe do que se trata o site, a empresa e os serviços, que todos que acessarem também vão saber.

A identidade de um site deve ser clara e responder perguntas do tipo “quem é você?“, “o que você faz” e “por que eu deveria confiar em você?”.

INEXISTÊNCIA DA PÁGINA SOBRE

Não tem nenhum problema responder sobre o que é a empresa ou do que se trata o site na página inicial, por exemplo. Mas é importante haver página sobre, com informações sobre a empresa, marca, produto, história, tudo resumido em um texto. É o que ajuda a gerar uma confiança no usuário.

CONTATO DIFÍCIL DE ACHAR

Além de ser fácil de ser encontrado, este item também deve ter diversas formas de contato, formulário, email, telefone, endereço, links, tudo o que for possível. Este é outro fator que gera a confiança no usuário web e facilita mais o contato dele com a empresa.

MENU CONFUSO

Uma vez que as pessoas geralmente sabem quem você é e o que você faz, elas precisam de caminhos claros para o conteúdo que lhes interessa. Use palavras claras e objetivas nos menus, direcione o usuário direto ao que ele procura ao clicar nesta palavra.

SEU SITE É UMA SALADA MISTA

Seja específico, crie um site para um fim único, não confunda o usuário. Não misture assuntos que não tem haver com a empresa, nem imagens fora do segmento. Seja objetivo.

Artigo desenvolvido por Gláucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Deixe um comentário