Inbound Marketing: O que é e como colocá-lo em prática

Inbound Marketing é o processo de ajudar potenciais clientes a encontrar sua empresa, geralmente no momento em que eles estão interessados em comprar, e então transformar essa prévia consciência em preferência pela marca ou empresa. O foco principal é a criação de conteúdo de qualidade que atraia pessoas, baseando-se na ideia de compartilhamento e criação deste conteúdo direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.

Este é com certeza a melhor forma de marketing, também chamado de o “novo marketing” (Inbound Marketing) a tática basicamente é ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. No “velho marketing” (Outbound Marketing) a tática era “empurrar” produtos e/ou serviços para os clientes, por exemplo, com a compra de lista de e-mails ou com a compra de banners que perseguem o usuário em todos os sites que acessa.

Quando entregamos o conteúdo certo, no momento e no lugar certo, as pessoas recebem muito melhor a informação. Quando você recebe um e-mail de uma marca que nem ao menos visitou o site, ou cadastrou seu e-mail, você geralmente deleta ou envia para spam.

Seria completamente diferente caso pudesse, por exemplo, pesquisar sobre tipos de pisada, para comprar um tênis de corrida, e então encontrasse um e-book gratuito em uma loja (de tênis) sobre o assunto. Cinco dias após baixar o e-book, você recebesse um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado, e ainda no e-mail recebe uma dica, sobre os tipos de pisadas e os tênis recomendados para cada uma delas (com os respectivos links para a compra é claro).

Isso é inbound marketing, táticas mais inteligentes do que atirar para todo o lado esperando acertar em algum momento.

A metodologia do inbound contém quatro etapas:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Fechar
  4. Encantar

Mas não para por aí, é sempre importante manter este vínculo de encantamento do cliente, assim ele gera buzz positivo, o famoso marketing boca-a-boca, funcionando como um divulgador da sua empresa, e quanto mais falarem bem dela, melhor.

Colocando em prática

Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância de um bom marketing digital. Por isso é sempre bom conhecer novas formas de prospectar estas pessoas, e o Inbound Marketing é uma ótima forma de se fazer isso. O Inbound é um estilo de marketing online que consiste em focar em melhorar suas estratégias em vez de correr atrás de clientes.

Sua metodologia se divide em quatro etapas:

1 – ATRAIR A ATENÇÃO

Atrair o público-alvo e gerar tráfego para um site através de links, artigos em blogs, publicações em redes sociais, etc. Estes links devem estar vinculados ao seu produto/marca, por exemplo, uma loja de maquiagens, pode gerar conteúdo em um blog falando sobre tendências de maquiagens para festas, e neste conteúdo indicar seus próprios produtos.

2 – CONVERTER VISITANTES EM LEAD

O termo lead é usado para se referir à fase onde um potencial cliente da empresa demonstra interesse em algo que ela tem a oferecer, nessa fase é importante conseguir uma forma de contato com o potencial cliente. Só assim ele se torna realmente um lead. Pode ser um pedido de cadastro de e-mail para receber um desconto especial, para fazer um download ou receber algum brinde especial.

3 – FECHAR

No processo de fechamento, ocorre a transformação dos leads em consumidores.Como? Através das táticas já conhecidas de email marketing e fidelização de clientes.

4 – ENCANTAR O CONSUMIDOR

Um erro que muitas empresas cometem atualmente é esquecer-se do cliente que concluiu uma compra. Gasta se muito dinheiro fazendo anúncios e produzindo conteúdo para atrair visitantes, mas pouca coisa é feita pra os clientes atuais e/ou os que já compraram.

O Inbound Marketing tem como regra encantar todos os clientes atuais e, também, os antigos compradores, tornando-os clientes fiéis e promotores da empresa, podendo-se vender novos produtos e/ou serviços para estes clientes.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

2 comentários para “Inbound Marketing: O que é e como colocá-lo em prática”

  1. Por Bruno

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
marketing-digital-barato1-300x165
Como fazer Marketing eficiente sem gastar muito

Fechar