6 dicas e truques para personalizar seu Blog Wix

É certo que o Wix ainda está engatinhando no mercado de blogs, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. A empresa se lançou nesse setor há poucos meses e é tolerante que houvesse limitações. Sendo assim, tenho como opinião pessoal, que ela não seja a ferramenta ideal para a criação unicamente de blogs, isto é, blogs voltados a um nicho específico. Do mesmo modo que o WordPress, que é excelente na criação de blogs, mas não é a plataforma apropriada para a criação de sites.

Então não é recomendado?

Imagine a seguinte situação: você tem um site sobre sua empresa, feito no Wix, e então se viu diante da oportunidade de movimentar um pouco mais o site, adicionando novo conteúdo, dicas sobre seu mercado, novidades sobre seus produtos, e outros tipos de interatividade. Nesse caso, a ferramenta blog do Wix é uma mão na roda, válido e perfeitamente viável, já que estará exercendo adequadamente essa função.

No entanto, imagine que você queira fazer um blog sobre “animais de estimação”, por exemplo, onde você ainda não possua nenhum vínculo com o Wix, nessa hipótese, a melhor opção seria um CMS, uma plataforma que fosse voltada a criação de blogs, como o WordPress.org.

É claro que se você for criar um blog de nicho no Wix e ficar satisfeito com os resultados, deve dar prosseguimento ao projeto, como é o caso de muitos usuários. Porém, se pretende fazer um blog que exija maiores recursos, como plugins e sistema de login, o WordPress seria o mais adequado.

6 truques e dicas

Depois dessa breve explanação, vamos dar continuidade ao pensamento anterior, onde falava que o Wix vem aprimorando a ferramenta Blog.

Vejamos agora algumas dicas e truques para personalizar e otimizar o blog.

1. Galeria Destacada (Dica)

Esse elemento foi um dos que surgiram após uma atualização do editor, pois na primeira versão do Blog não havia esta funcionalidade. Trata-se da exibição destacada de posts em formato de Galeria.

Você pode adicionar esse elemento em qualquer página do site, dando mais acesso ao blog e dinamizando suas páginas.

  • Para adicionar, clique no botão “Adicionar>>Elementos do Blog>>Galeria Destacada“:

  • Se deseja selecionar quais posts irão aparecer na Galeria, clique sobre ela e depois em “Filtros“. Feito isso, filtre pelas Tags e tipos de posts:

Quando terminar as configurações, posicione o elemento num local apropriado. Agora toda vez que alguém clicar num artigo da Galeria, será direcionado para o post no blog.

2. Formato da Data (Truque)

O formato padrão da data que é mostrada no Blog é o formato de outro idioma:

Mas com as novas atualizações, foram adicionados mais opções de exibição da data, como a forma em português:

Dia, mês e ano (DD/MM/AAAA).

Digo “forma”, porque os textos do mês e do dia da semana ainda estão em inglês.

  • Para mudar, clique sobre o elemento, seja o Ticker, Barra Lateral, Single Post ou Feed do Blog, vá até configurações e escolha o formato da data entre 31/07/2025, 31/7/2025, 31.07.2025 ou 31.7.2025. Esses são os formatos que, por enquanto, se aproximam mais do português brasileiro:

3. Barra Lateral Esquerda (Dica)

Vi esse recurso nos templates para Blog na página do Wix, e tá mais pra truque do que pra dica, mas como é um modo sugerido pelo próprio Wix, então deixemos como ‘dica’.

A barra lateral no canto esquerdo vem sendo muito usada ultimamente pelos blogueiros, por um motivo bem óbvio: ela estava em desuso. Alguns profissionais dizem que a barra lateral direita já passa despercebida aos olhos dos visitantes e por isso a barra do lado esquerdo tem obtido melhores resultados.

Como eu não testei, não posso afimar que seja verdade, mas a lógica é tentadora.

De qualquer maneira, caso queira ter sua barra lateral no lado esquerdo do blog, terá que fazê-lo de um método bem manual, prático e ao mesmo tempo, primitivo: arrastando ela para o outro lado.

  • Clique sobre cada elemento da barra lateral e arraste-o para o lado desejado. Você precisará fazer isso para cada um dos elementos.
  • Se você tiver uma “Lista de Posts“, ela poderá ser movimentada por inteiro.
  • É possível selecionar mais de um elemento por vez, clicando sobre ele e, apertando a tecla Ctrl, ir clicando nos outros elementos. Quando todos tiverem selecionados, arraste-os para o outro lado.
  • Se o blog tiver algum separador horizontal ou fundo colorido, ele ficará “para trás”, tendo que ser arrastado individualmente.
  • Para mover o Feed do Blog para o novo local, basta clicar sobre ele até ficar com uma linha azul e arrastá-lo:

OBS: O mesmo procedimento deverá ser feito na página Single Post, para que o design do blog fique uniforme.

4. Link “Voltar” (Truque)

A estrutura de Blogs do Wix não fornece Breadcrumb (navegação estrutural), ou seja, níveis de navegação mostrados por estruturas do blog.

Por exemplo: Um visitante está na página Inicial, depois acessa a categoria Dicas e em seguida, acessa o post “Dicas para..”. No final dessa navegação, com um sistema de Breadcrumb ativado, ele veria links do tipo:

Início>Dicas>Dicas para emagrecer com saúde

Essa estrutura facilita a navegação e orienta melhor o internauta.

Como não há esse recurso no Blog Wix, então uma maneira de otimizar a navegabilidade, é criando manualmente uma mini estrutura Breadcrumb.

  • Vá até o Single Post, adicione um texto e edite-o, com o nome “Voltar” ou “Início” etc. Pode ser um botão também.
  • Estilize-o  com cores e tamanhos.
  • Agora adicione um link para este texto ou botão, que levará até a página Blog. (atenção: página Blog e não Home).

Veja um exemplo deste truque, aqui (botão ‘Voltar’).

5. Tags amigáveis (Dica)

As Tags, isto é, tópicos, são um tipo de organização estrutural em que os posts são separados por assuntos comuns, semelhantes às categorias dos blogs wordpress.

A dica aqui é somente visual, uma forma de deixar a Tag Cloud (nuvem de Tags), mais semelhante às Tags que são encontradas em vários blogs, onde as tags com maior número de posts são exibidas de forma destacada.

  • Para fazer isso, clique sobre a Tag Cloud e desmarque a opção “Tamanho da Fonte Fixo“:

Faça o mesmo no Feed e no Single Post.

6. Feed Personalizado (Dica)

Ainda não é possível escolher quantos posts irão aparecer na página inicial do blog, mas há como criar um feed personalizado que poderá mostrar o número de posts que você desejar.

  • Para isso, clique em “Adicionar >> Elementos do Blog >> Feed Personalizado“:

  • Agora clique sobre ele e selecione “Filtrar Posts“:

  •  Basta informar a quantidade de posts para mostrar:

OBS: Não é possível substituir o Feed padrão do Blog pelo Feed personalizado, visto que não há como excluir o Feed padrão.

E é isso.

Algumas dicas que podem ajudar a tornar seu blog mais pessoal e  mais próximo de seu negócio.

Havendo dúvidas ou observações, comente. 😉

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

5 comentários para “6 dicas e truques para personalizar seu Blog Wix”

  1. Por Lidiane

    Responder

  2. Por Jucielen

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Natalia

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
counter_icon
Wix Hit Counter: o Contador de visitas criado pelo próprio Wix

Fechar