90% dos construtores de Sites NÃO são “Drag and Drop”

Uma das características que mais atraem quem está em busca de construtores de sites é a sua facilidade de uso e o quanto intuitivo ele pode ser, pois a esmagadora maioria das pessoas não está muito a fim de mexer com códigos e linguagens de programação. O usuário final não tem interesse em saber os significados dos termos técnicos do mundo do Webdesign, como HTML, Head, Java, Hover, etc.

Ele procura por resultados rápidos, de preferência bonitos e eficientes. Hoje, um construtor de sites que se destaque, não basta apenas que ele suprima a necessidade de entender códigos e programação, mas que ele não fique só nisso e ofereça uma interface amigável, em português, intuitiva e que permita a liberdade de criação, isto é, que seja “Drag and Drop“.

O que é “Drag and Drop” (D&D)?

Este é um termo técnico que significa “Arrastar e Soltar“, é a possibilidade de arrastar livremente um elemento por qualquer parte de uma página (Saiba mais).

Trabalhar com uma interface “D&D” faz muita diferença, já aumenta o poder de criação e dar maior espaço para a criatividade do empreendedor, independentemente de seu conhecimento em Web design, é ideal para quem não deseja lidar com códigos.

A importância desse atributo

O “D&D” NÃO deve ser usado para definir a qualidade de um construtor de sites e muito menos a eficácia de um resultado final, isto é, de um site criado em um construtor que não seja “D&D“. A importância dessa particularidade irá depender EXCLUSIVAMENTE do usuário, pois está ligada tão somente ao processo de criação, ao nível de interação entre o usuário e máquina.

Um internauta que tenha conhecimento mediano em programação, poderá preferir um construtor que não seja “D&D“, pois para ele a ‘liberdade de criação’ está relacionada a liberdade de alterar os códigos fontes do site. Já um usuário sem conhecimento algum em criação web, irá preferir uma interface “D&D“, visto que é bem mais fácil de criar o design do site desse modo.

Construtores de Sites “D&D”

Para dar uma orientação a quem ainda vai começar a criar seu site ou está pensando em mudar de construtor e que deseja trabalhar com essa propriedade “D&D“, vou listar alguns entre os mais conhecidos e outros não muito familiares para o público brasileiro.

OBS 1: A maioria dos construtores da lista não estão em língua portuguesa.

OBS 2: Muitos criadores de sites afirmam ser “D&D“, contudo, eles permitem arrastar os elementos SOMENTE dentro de uma área pré-determinada pelo editor e não livremente por toda a área de uma página. Portanto, os construtores “D&D” listados abaixo são aqueles que apresentam a interface 100%  “D&D”.

Começando pelos que possuem esta característica:

  1. Wix
  2. Im Creator
  3. Live City
  4. Moon Fruit
  5. Webydo

Construtores NÃO “D&D”:

  1. Big Rock
  2. Drupal CMS
  3. Edicy
  4. Flavors.me
  5. Godaddy
  6. Jimdo
  7. Light CMS
  8. LocaWeb
  9. Pagebuild
  10. RVSite Builder
  11. Site PX
  12. SquareSpace
  13. Strikingly
  14. Ucoz
  15. UOL Sites
  16. Webnode
  17. Webs
  18. Weebly
  19. Yola
  20. Zoho Sites

Conclusão

Ainda existem muitos outros construtores de sites, estes listados foram os que testei. Volto a ressaltar, que esta seleção não se trata de definir o melhor ou pior construtor, apenas expor aqueles que tem a funcionalidade do “Drag and Drop” e os que não tem.

Recomendo sua avaliação pessoal para cada construtor, a fim de tirar suas próprias conclusões, quem sabe um desses construtores não seja o ideal para seu negócio? 😉

É isso. Em caso de dúvidas, comente.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Email Marketing: O que fazer e o que não fazer no Título do Email

Fechar