5 erros que podem deixar seu site MENOS profissional

Vez em quando, ao passear por alguns sites para ver como anda a criatividade dos usuários Wix, reparo alguns detalhes que deixam aquela mesma sensação de quando a bola esbarra na trave e vai pra fora. São sites que num primeiro momento tem uma boa apresentação, mas que por algumas pequenas faltas, acabam por perder o brilho do profissionalismo.

É claro que minhas conclusões sãos suspeitas, pois faço uma espécie de averiguação mais exigente. Mas apesar disso, é importante que você se coloque no lugar do seu cliente em potencial, pensando como ele e talvez até sentindo como ele. É uma pessoa que está buscando contratar um de seus serviços ou comprar algum produto seu, ela precisa ter confiança de estar fazendo a coisa certa e nessas horas, todo o cuidado é pouco.

A repetição contínua dessas “pequenas faltas”, vai transmitindo mensagens subconscientes que podem deixar seu cliente menos satisfeito e prejudicar sua experiência no site, refletindo negativamente em sua decisão final. Logicamente, isso vale para aqueles clientes mais exigentes, mas sabemos que no mundo dos negócios é melhor não pagar pra ver e não custa tentar fazer um trabalho bem feito.

Os erros…

Baseado nisso, destaco 5 erros que vejo frequentemente em muitos projetos no Wix, confira:

1 – Imagens pesadas

Não é segredo pra ninguém que o calcanhar-de-aquiles do Wix é a notável demora no carregamento inicial dos seus sites. Esse é um fato que o Wix vem trabalhando para melhorar e que tem obtido sucesso, em relação às primeiras versões do editor.

Enquanto isso, podemos deixar que o que é incômodo se torne bem pior, ou seja, evitando adicionar elementos que demandem muita largura de banda, como imagens de tamanho grande, por exemplo. As imagens tem uma grande influência no carregamento de uma página, daí a necessidade de otimizá-las para que carreguem mais rápido.

Entenda por “imagem grande“, não as suas dimensões, como altura e largura, mas o seu peso, em MB, KB ou bytes. Uma imagem que tome toda a tela pode carregar mais rápido que uma imagem em miniatura, vai depender do seu peso.

Alguns poderão argumentar, dizendo: “mas essas coisas só acontecem no Wix”. Não é bem assim. Você pode criar um site em um sistema mais robusto, como o Dreamweaver, por exemplo, mas se na página inicial tiver uma imagem de 1Mb, o site demorará a carregar do mesmo jeito que se tivesse sido criado em qualquer outra plataforma mais simples.

A velocidade da internet do usuário também deve ser levada em consideração, visto que no Brasil nem todo mundo tem acesso a banda larga.

Não estou propondo aqui que você evite colocar imagens em suas páginas, mas sim que evite inserir imagens pesadas, tanto na página inicial, quanto nas imagens de uma galeria.

Que imagens são pesadas?

As imagens de arquivo PNG e GIF são sempre as mais densas, porém são a de melhor qualidade. De todo modo, arquivos maiores que 100Kb já são considerados pesados. Se não puder evitar um tamanho maior que 100Kb, vá no máximo até 150Kb. Dê prioridade à imagens do tipo JPG.

 2 – Letras gigantescas

Da mesma forma que nos erros ortográficos, as letras gigantes, sem um estilo ou motivo para estarem assim, despertam no internauta uma vontade de entrar em contato com sua empresa, não para se informar sobre seus produtos ou serviços, mas para dizer que seu texto contém erros ou para que você corrija o tamanho das letras.

Isso acontece porque as letras gigantes transmitem ideia de um site inacabado ou em fase de construção. Sem falar que um site com letras assim, quase sempre vem acompanhado por uma desorganização em toda sua estrutura e design.

As letras grandes não são absolutamente um erro, mas exigem que estejam aplicadas de forma profissional, com bom senso e num estilo apropriado. É importante evitar esse erro também em menus e botões.

3 – Texto em maiúscula

Na dica acima, falei do erro de colocar letras grandes nas páginas. Porém, outra falta semelhante a essa, é deixar o texto todo em maiúsculo (caixa alta). Essa prática já é conhecida na internet, incluindo nas redes sociais, e é vista como se alguém estivesse gritando para chamar a atenção das pessoas. Na maioria dos casos ela consegue essa atenção, só que de maneira desfavorável.

Nem preciso falar que um texto com letra gigante e ainda por cima com caixa alta, é um desastre total. Sendo assim, busque o profissionalismo na escrita do texto e esquive-se de agredir o espaço do seu leitor.

4 – Ausência de links onde deveria ter

Em algumas partes do site, deixamos links que podem servir como complemento às informações que já foram apresentadas, como links no rodapé ou até no Menu. O problema é quando o visitante encontra o texto mas não o link que deveria direcionar para a página anunciada, provocando uma leve frustração no mesmo.

No exemplo acima, cada item de texto deveria conter um link que levasse para uma página específica.

Corrigir este erro é bem simples, apenas não crie lista de itens para páginas inexistentes. Trocando em miúdos, não prometa o que não possa cumprir, a imagem saudável do seu negócio, agradece.

5 – Site abandonado

Uma das coisas mais desagradáveis quando estamos buscando um serviço na internet é entrar em um site e depois se perguntar: “será que ainda tem alguém vivo aqui?“. Existem várias formas do seu site parecer estar abandonado, uma delas é a data que fica ao lado do copyright, no rodapé.

Em um site institucional, onde o visitante não tem como saber a quantas andam as atualizações das páginas do seu site, pois se tratam de conteúdo estático, é necessário evitar confusões. Você pode atualizar o site toda semana, mas se no rodapé ou em alguma outra página, está sendo mencionado o ano de 2013 (ou anteriores), na cabeça do visitante, a última vez que o site foi administrado, foi em alguma remota época do ano passado.

Não tem problema ter datas antigas no site, portanto que mostre que ele está “vivo e a todo vapor” atualmente:

Conclusão

Há muitos outros erros que poderiam ser abordados aqui, mas para não ficar muita informação de uma vez só, preferir listar estes 5 por enquanto. O importante é que você se atente sempre em proporcionar a melhor experiência possível ao seus visitantes e potenciais clientes.

É isso! Havendo dúvidas, críticas ou sugestões, comente abaixo.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

3 comentários para “5 erros que podem deixar seu site MENOS profissional”

  1. Por Ivini

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por iran

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
atendimento-online
Adicione um Atendimento Online em Português ao seu Site Wix

Fechar