Email Marketing – A importância de uma atuação Segmentada

Uma lista de e-mails pode ser uma ferramenta muito mais útil se estiver segmentada, ou seja, classificada de acordo com os perfis dos seus clientes. Essa prática ainda não é muito comum no universo do email marketing, sendo negligenciada na maioria dos casos.

Segmentar o público permite ações de marketing muito mais precisas e específicas com resultados potencialmente, muito maiores.  Os critérios podem ser simples, como sexo, idade e localização ou mais específicos como nível de escolaridade, preferências, renda familiar e outros critérios.

Saber como conseguir os dados para essa classificação também é importante.

Quando o usuário fizer a primeira compra em seu site ou fizer o seu cadastro com qualquer outra finalidade, você deve solicitar esses dados.  É importante saber quais os dados você precisa, apesar de um cadastro amplo e completo ser bastante útil, é preciso ter muito cuidado para não ser demasiadamente invasivo e aborrecer seu consumidor.

Não abra mão de um bom cadastro, mais saiba até onde sua audiência esta disposta a ir e quais dados pode compartilhar.

O que pode ser feito com esses Dados?

Oferecer ursos de pelúcia a homens de meia idade, por exemplo, pode não ser interessante para os seus negócios, da mesma forma, facas de churrasco para adolescentes pode não surtir bons resultados.

Por outro lado, oferecer produtos de decoração para mulheres entre 20 e 50 anos costuma trazer um bom retorno. Em qual segmento sua empresa atua, quais os tipos de clientes você atende?

Clientes que acreditam receber ofertas exclusivamente selecionadas para eles costumam comprar com uma frequência muito maior. E mais do que isso, mesmo que não realize as compras com regularidade, dificilmente vai se aborrecer com os conteúdos das mensagens recebida, costumam lembrar mais amigavelmente sobre o remetente.

Convide o consumidor

Convidar seu público a responder uma pesquisa em troca de um bom desconto ou de determinada vantagem pode ser uma ótima ação de marketing que vai melhorar e muito a segmentação de sua lista. Você pode conseguir boas vendas e obter dados valiosos podendo traçar perfis psicológicos e econômicos muito valiosos.

É importante ter bons critérios de classificação, que partam de práticas fundamentadas em pesquisas sérias de mercado com resultados comprovados.  Segmentar é muito importante,  mas conseguir critérios funcionais para isso e que vão lhe trazer bons resultados pode demandar certo tempo e dedicação.

Se você utiliza o marketing por email, comece a considerar isso o quanto antes e inicie conseguindo dados atualizados e cuidando muito bem da sua lista de contatos, ela é muito valiosa para sua empresa.

O professor e palestrante Felipe Pereira, fala sobre esse e muito outros assuntos de email marketing no seu curso Email Marketing Efetivo. Saiba mais sobre o curso aqui.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Como-Criar-Uma-Loja-Online-com-o-Wix-1
Como criar uma Loja Virtual no Wix

Fechar