Como conectar mais de um Domínio ao mesmo Site (Redirecionamento)

Esse é mais um pequeno tutorial que fiz baseado nas dúvidas dos leitores do blog. Veremos o caso do Ramon Araújo, o qual relatou estar tendo problemas para redirecionar mais de um domínio para o mesmo site e que inclusive buscou ajuda no Suporte do Wix e na Locaweb, administradora de um dos domínios, mas ambos sem sucesso.

Apesar de ser este um problema muito particular, isto é, pouco usual (com exceção de nomes de domínio específicos e concorridos), talvez seja uma dúvida ou intensão futura de outros usuários Wix.

Veja um tutorial atualizado aqui.

Vamos ao caso:

O Ramon deseja que seu site possa ser acessado tanto pelo domínio (exemplo) www.dominio.com.br quanto pelo www.dominio.com (sem o .br).

A boa notícia é que isso é possível no Wix. A má notícia é que dá um pouco de trabalho, mas nada que vá fazer você evitar a fadiga.

Mas atenção, o domínio que ficará exposto será SEMPRE o domínio principal, ou seja, mesmo acessando o domínio www.dominio.com, o endereço que aparecerá na barra URL do navegador será o www.dominio.com.br. Por esse motivo essa técnica é chamada de REDIRECIONAMENTO.

Outro fato é que não é necessário que o domínio seja idêntico, como os exemplos acima. É possível redirecionar qualquer nome de domínio.

Exemplo: o domínio www.seubicho.com.br pode ser redirecionado para www.seugato.com.

Siga os passos conforme serão mostrados abaixo, caso você deseje redirecionar mais de um domínio para um único site.

OBS 1: Esse tutorial está baseado no redirecionamento de domínios conectados ao Wix via DNS (autoridade DNS), ou seja, essa solução foi testada e funciona corretamente para domínios DNS. Apesar de não ser recomendado, algumas pessoas conectam o domínio via Apontamento, o que parece ser o caso do nosso amigo Ramon. Portanto, a dica funciona para domínios DNS, porém, pode ser usada por quem tem seu site conectado por Apontamento, mas não garanto que o processo dará certo.

OBS 2: Essa dica só é válida para quem possui alguma conta Premium no Wix.

OBS 3:  É necessário possuir mais de um domínio ou registrar um novo.

Continuando…

1. Acesse sua conta Wix.

2. Selecione seu site Premium e clique em “Gerenciar e Editar“.

3. Clique na guia “Domínios“.

4. Na próxima tela, clique no link “Use um domínio que você já possui“.

5. Clique no novamente no link  “Conecte seu domínio ao Wix, mas mantenha seu registrador atual.“.

Adicionando o novo domínio

6. Insira a URL do novo domínio que pretende adicionar ao Wix, sem o “www“.

Atenção: É necessário selecionar um site Premium para poder prosseguir, isso fará com que seu site fique algumas horas fora do ar, até que o domínio esteja corretamente conectado ao Wix. Após que a conexão do novo domínio estiver estabelecida, o site voltará ao ar, porém, sendo acessado através do novo domínio.

7. No “Passo 2“, você precisará selecionar o nome do Provedor de domínio, isto é, o lugar onde você registrou seu nome de domínio. No meu caso, como registrei no UOL host, selecionei a opção “outro“.

8. Feito isso, clique em “Concluído“.

Alterando os DNS do domínio

Agora você deve acessar o painel administrativo da empresa de hospedagem ao qual seu domínio foi registrado (UOL, Locaweb, RedeHost, Registro.br etc.) e ALTERAR os DNS do mesmo para os DNS do Wix.

9. Insira os valores “ns1.wix.com” e “ns2.wix.com“.

Feito isso, é necessário aguardar algumas horas para que o processo seja completado.

Como saber se o domínio foi conectado?

Basta acessar o endereço do novo domínio e ver se o site irá abrir, se sim, é porque já está devidamente conectado.

Fazendo o redirecionamento no Wix

Com o procedimento acima completado e se tudo tiver dado certo, agora é preciso fazer o redirecionamento do novo domínio no Wix.

10. Acesse sua conta e vá até a guia Domínios. No seu painel, você deverá ver o domínio primário e o novo domínio. Provavelmente, o novo domínio que foi adicionado estará apontando para o site Premium, isso quer dizer que o site estará funcionando somente no novo domínio.

11. Nessa tela, a primeira coisa a fazer é adicionar o seu site para o domínio principal, para que ele volte a funcionar no domínio antigo. Para isso, clique na opção “Gerenciar“, ao lado do domínio que não está sendo apontado para nenhum documento (N/D).

12. Agora clique no link “Alterar“, na opção “Site Wix“.

13. Selecione o site e clique em “Salvar“.

Feito isso, clique no botão “Concluído“, para retornar ao painel de domínios.

Redirecionando um domínio para outro

Agora vem a parte “mágica” do processo, que é conectar um domínio a outro.

Se você seguiu todos os passos corretamente até aqui, o novo domínio que foi adicionado deverá estar sem apontar para nenhum documento, com a informação “N/D” ao lado.

14. Clique novamente na opção “Gerenciar“, ao lado do domínio que pretende redirecionar para o domínio principal.

15. Na próxima tela, clique em “Alterar“, na opção “Site Wix“.

16. Nessa tela, ao invés de selecionar um site para apontar, você irá selecionar um domínio, marcando a opção “Para outro nome de domínio” e selecionando o novo domínio que você queira redirecionar.

17. Para concluir clique no botão “Salvar” e em seguida “Concluído“.

Agora aguarde alguns minutos, limpe o cache no navegador e faça o teste para saber se está tudo funcionando corretamente. Aqui pra mim, todo esse procedimento funcionou perfeitamente.

Em caso de problemas ou mensagens de erros, confira estas orientações da comunidade de suporte Wix.

Persistindo algum problema, entre em contato com a equipe do Wix.

É isso!

9 comentários em “Como conectar mais de um Domínio ao mesmo Site (Redirecionamento)”

  1. Oi Gabriel, que bacana, não sabia deste blog. Você trabalha pro Wix ou faz de boa vontade? Estou com uma demanda grande ultimamente de clientes meus que estão preferindo sites no Wix, eu como designer que acabo fazendo, e passo para programadores apenas sites mais complexos. Este artigo me esclareceu bem uma dúvida que tinha e perguntei durante o último encontro em SP e ninguém soube me dizer. Mas você acha que consigo fazer 3 domínios apontarem pro mesmo site? Dois você conseguiu, 3 será que dá? Você é autônomo? Gostaria de ter alguém pra me dar suporte rápido em alguns momentos. Se faz isso como freelancer, por gentileza, me passa seu contato neste email que posso precisar muito dos seus serviços. Obrigada!

    Responder
    • Olá Mariangela,
      Sou afiliado do Wix, ganho comissão por indicações.
      Sobre os domínios, acredito que sim, não posso afirmar pois não testei, mas creio que possa redirecionar 3 domínios sim.
      Abraço.

      Responder
  2. Acabei de testar e funcionou perfeitamente! O domínio principal continua o mesmo e, ao acessar o secundário, o usuário é redirecionado automaticamente para o site.

    Mais uma vez, obrigado pela dica Gabriel!

    Responder
  3. Bom dia. Muito obrigado. sua página me ajudou muito. Não sabia onde fazer isso no wix.
    Já tinha conectado os dois domínios na conta premium, mas ainda não sabia como fazer o redirecionamento. Obrigado mesmo. que Deus o abençoe

    Responder
  4. Isso é perfeito! Já tinha em mente para fazer isso com meus dois domínios, mas com certeza apanharia muito para fazê-lo também! Parabéns pela dica!

    Responder
  5. Oi, Gabriel!

    Realmente muito obrigado pelo seu trabalho e pela atenção aos visitantes. Você faz um trabalho com uma qualidade e atenção que são muito raras de se ver.
    Funcionou perfeitamente, ambos os domínios estão funcionando agora. Não achei esse tutorial na Wix, e olha que busquei bastante. Se não fosse seu tutorial teria ralado muito ainda até arrumar isso. O tutorial da Wix sobre redirecionamento não está muito claro, está bastante confuso, faltam alguns passos também..

    obrigado de novo!

    Responder
    • Olá Ramon,
      Muito bom saber que deu certo e muito obrigado pelas palavras de reconhecimento. O objetivo do blog é esse mesmo, proporcionar soluções, claro, na medida do possível, também não posso e nunca prometo milagres, devido algumas limitações do Wix. Faço o que posso dentro das minhas possibilidades, como foi o seu caso.
      Grande abraço e desejo sucesso!!

      Responder

Deixe um comentário