4 dicas de como bem estruturar seu anúncio no Adwords

A solução mais prática e rápida de um site, mesmo se tiver sido criado ontem, para aparecer na primeira página do Google, é através do Adwords, os links patrocinados do Google, que faz com que essa ferramenta seja uma das poucas disponíveis no mercado, que são capazes de trazer resultados quase que imediatos a uma empresa, independente do seu tamanho.

Contudo, o Adwords não funciona de modo mágico, existem anúncios bons e ruins. Os bons são aqueles que irão atrair mais visitas com um baixo custo por clique, os ruin são os que irão atrair muitas visitas desqualificas e com alto custo de cliques, o que pode acabar fazendo com que você e sua empresa tenham uma impressão errada do Adwords, achando que “o negócio não funciona”.

Para ter sucesso no Adwords é importante entender as etapas da criação de um anúncio. Logicamente não é intenção desse artigo expor todo esse processo, mas apenas dar algumas dicas funcionais para gerar visitas de qualidade e melhorar seus resultados.

Estrutura

A estrutura de uma anúncio é formado por 4 partes:

Título, Descrição, URL de visualização e URL de destino.

A forma mais garantida de obter sucesso com um anúncio, é transmitir a mensagem de que ele “foi feito para quem está lendo”.

Vejamos agora algumas dicas específicas para cada parte de um anúncio. Lembrando que outros fatores precisam ser levados em consideração na hora de elaborar um anúncio.

Dica 1: Título

O título é a grande chamariz do anúncio. Comparando à uma propaganda dentro de um supermercado, ele é o “preço vermelho com fundo amarelo” de uma placa de anúncio. O título deve refletir no que o internauta está buscando, isto é, deve estar estritamente relacionado à palavra-chave pesquisada.

Da mesma forma que no supermercado eles colocam logo o preço em destaque (já que o preço tem influência ativa na tomada de decisão de um consumidor), o título precisa dar ao usuário aquilo que ele quer ver, ou seja, a palavra-chave ou outros termos relacionados, mas que estejam dispostos de forma atraente e igualmente chamativa.

Confira algumas sugestões para elaborar um título eficiente (lembrando que um anúncio irá variar do tipo de negócio, oferta, etc) :

a) Incite o público:

  • Sistema para contadores
  • Gestão para escolas

b) Alcance as dores do cliente:

  • Produto veio com defeito?
  • Precisa de um Advogado?

c) Atice a curiosidade:

  • Você é um bom músico?
  • Descubra este Segredo

d) Trabalhe com promessas:

  • Aumente sua produtividade
  • Dirija melhor em 15 dias

Dica 2: Descrição

Esqueça a ideia de querer colocar todo um sermão de vendas na descrição do seu anúncio. O objetivo nesse ponto não é tentar mostrar ao internauta o porquê dele escolher a sua empresa, isso você deverá fazer no site ou página de destino.

O que deve ser apresentado na descrição é um argumento que consiga despertar o interesse ou curiosidade da parte do usuário, para assim conseguir seu clique.

Exemplos:

a) Revele algum benefício:

  • Não é necessário instalação
  • Economize 20% de energia

b) Um diferencial:

  • Experiência comprovada
  • Entrega em até 24hs

c) Uma referência:

  • Veja nossa história no PEGN

d) Ofertas promocionais:

  • 30% de desconto
  • Baixe nosso ebook grátis

Dica 3: URL de visualização

A URL de visualização tem uma participação muito importante na decisão do clique do usuário, devido a sua cor diferente e atrativa.

Nessa parte, defina o nome de domínio da sua empresa, mas ressaltando-a, no caso de uma oferta especial.

Exemplo:

a) Anúncio normal:

  • URL: www.dominio.com.br

b) Anúncio promocional:

  • URL: www.dominio.com.br/ofertaX

Dica 4: URL de destino

Esse item é o que irá direcionar o usuário quando ele clicar no seu anúncio. A principal dica aqui é direcioná-lo para uma página que esteja perfeitamente relacionada com o anúncio e que, chegando lá, ela esteja oferecendo exatamente o que o potencial cliente está buscando.

É de extrema importância que a URL de destino siga essa recomendação, pois caso contrário, você terá perdido um cliente em potencial e o seu concorrente terá ganho um, já que geralmente as pessoas deixam uma página visitada e voltam à pesquisa do Google, além de saber que ele nunca mais voltará ao seu site.

Quando se cria uma página diretamente para um anúncio específico (ou que esteja realmente relacionada a ele), os resultados costumam ser muito melhores do que simplesmente levar o usuário para a Home e deixar que ele mesmo encontre o pote de ouro (as informações).

Conclusão

Vale ressaltar que essas dicas não são regras, podem ser bem sucedidas para alguns casos, mas nem tanto para outros. O que se deve considerar é o fator TESTE A/B, em que você deve criar anúncios semelhantes, porém alterando algumas informações e palavras-chave, assim como a URL de destino.

Como se sabe, as palavras-chave são o divisor de águas na criação de um anúncio, portanto, veja este tutorial, um pouco antigo por sinal, porém ainda válido, de como encontrar boas palavras-chaves para o seu negócio.

É isso. O que resta agora é colocar a mão na massa e esperar o feedback.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Marketing digital 3D
Marketing Digital 3D: nova tendência no mercado

Fechar