Tenha um sistema de Comentários do DISQUS em seu site Wix

Os recursos de comentários oferecidos atualmente pelo Wix são bons mas poderiam ser melhor. As opções são pelo facebook ou através de aplicativos. Nesses casos, eu sempre busco encontrar uma solução que seja barata e eficiente para substituir ou deixar como alternativa ao uso dessas ferramentas oferecidas pelo próprio construtor.

Me deparei com o Disqus, ao qual eu já conhecia mas nunca tinha pensado na possibilidade de integrá-lo ao Wix.

Inseri o Disqus em um de meus sites-teste e os resultados foram satisfatórios, tanto pela facilidade de integração, quanto pelo desempenho da ferramenta.

O Disqus é um serviço gratuito que oferece uma plataforma online voltada a discussões e comentários em sites e blogs. Existe desde 2007 e já ultrapassou os 13 milhões de usuários em milhares de comunidades. O Disqus é a maior rede social de comentários do mundo.

Benefícios

Algo que desestimula um visitante a deixar um comentário em seu site é o fato de ter de preencher alguns campos sempre que fizer um novo comentário. No Disqus, essa tarefa é necessária apenas uma vez e se o usuário já estiver logado, ele poderá comentar livremente sem preencher nada, assim como funciona no Facebook.

Outra vantagem interessante é que o sistema é integrado com algumas redes sociais, como Twitter, Google+ e Facebook. Com isso, é possível que o usuário faça um comentário usando seu perfil social, simplificando o processo, além do mesmo ter sua foto de perfil sendo mostrada no comentário.

Também é possível comentar anonimamente, classificar comentários, compartilhá-los na redes sociais etc.

Atualização 2019: parece que o Wix não oferece mais suporte para o Disqus. Caso você esteja criando um blog no Wix, pode ser melhor usar a opção genuína do próprio Wix Blog.

Exemplo

A melhor maneira de testar uma ferramenta é conferindo na prática, então clique aqui e veja o funcionamento do Disqus em tempo real em um site Wix.

Limitações

Apesar de se mostrar bastante eficiente, eu diria até a melhor ferramenta de comentários para o Wix até agora, o Disqus apresentou um pequeno conflito causado pelos códigos-fonte do Wix, resultando em um rápido piscar no campo de comentários quando se passa o mouse por cima.

Como integrá-lo ao Wix

Após a apresentação, tá na hora daquele passo a passo básico mostrando como inserir o Disqus numa página Wix.

1. Clique aqui para criar uma conta no Disqus.

2. Insira sua informações para signup (use Login se você já tem conta no Disqus). Informe nome, email e uma senha.

3. Em seguida, selecione a opção “I want to install Disqus on my site“:

4. Insira as informações de perfil do seu site:

  • WebSite name – Nome do seu site.
  • Category – Uma categoria.

5. Clique no botão “Create Site“.

6. Na tela seguinte, escolha o plano ‘Basic‘ e clique em ‘Subscribe now‘:

Copiando o Código

7. A seguir, escolha a última opção:

8. Agora, clique dentro do campo de códigos que aparece e aperte as teclas Ctrl+A ou clique com botão direito do mouse e escolha a opção “Selecionar Tudo“. Feito isso, tecle Ctrl+C para copiar todo o código:

Há uma configuração interessante no Disqus, onde o sistema filtra e restringe comentários indesejados e desrespeitosos. Basta acessar a guia “Filters” e inserir as palavras ofensivas e palavrões que poderiam baixar o nível de uma discussão.

Em “Advanced” você será capaz de mudar suas informações de perfil, assim como inserir uma foto. Clique em “Save Changes” quando terminar.

Inserindo no Wix

15. Acesse sua página e insira um app HTML. No modo “Código HTML“, cole todo o código copiado:

16. Por fim, basta você ajustar o tamanho horizonta e vertical do campo HTML. Recomendo deixar a altura maior, para ter mais espaço de exibição dos comentários.

É isso! Agora você tem um sistema ade comentários moderno e eficiente em suas páginas.

Clique para ver outras opções de comentários.

Havendo dúvidas, comente abaixo.

15 comentários em “Tenha um sistema de Comentários do DISQUS em seu site Wix”

  1. Olá.. execelente material.. fantástico mesmo.
    Só não consegui fazer o passo 10 – Filtros… Não sei talvez o site tenha atualizado.. e não consegui encontrar.. pode me ajudar?

    Responder
  2. Estou com um problema, fiz o tutorial e deu tudo certo, com exceção de uma coisa: os comentários não estão ficando restritos a apenas uma página, por exemplo, inseri o disqus em uma notícia e alguém comentou, aí eu entro em outra notícia e o mesmo comentário feito na notícia anterior está aparecendo, ou seja, os mesmo comentários aparecem em todas as páginas do meu site no qual contém o Disqus.

    Responder
  3. ola, Gabriel, muito boa sua publicação,
    sou novato na área, e ando procurando informações que me ajudem a facilitar o contato entre meus futuros leitores. o meu atual problema é: como inserir a caixa de comentários ao fim da postagem sem que o leitor precise clicar para ela aparecer. exatamente como aqui, neste espaço.
    acabei de instalar o disqus. está funcionando. mas não ainda aparece o campo de comentários,
    o leitor precisa voltar ao topo do anúncio e clicar para comentar. isso é um incomodo que quero resolver e não estou encontrando as informações diretas. grato pela atenção,

    Responder
  4. Olá. Gabriel. Obrigado por esta postagem. Dica que eu usei hoje em meu blog. Como sou muito inexperiente em edição, vinha apanhando com isso e perdi, com certeza, muitas participações…
    Só não entendi a observação ao final: Este tutorial não se aplica aos comentários de blogs criados no Wix… Talvez vc quisesse dizer aos apps da Wix, é isso? Porque eu testei o meu e parece funcionar legal. Abraço grande. Cleofas

    Responder
    • Olá Antônio,
      Eu fiz essa observação porque quando criei este tutorial o Wix não permitia remover os comentários do Facebook no Single Post, mas com seu comentário vi que já permitem e agora é possível inserir o DISQUS também no Single Post.
      Agradeço seu comentário pois não sabia dessa mudança. Em breve devo passar essa novidade ao pessoal.
      Seu blog está ótimo!
      Grande abraço,

      Responder

Deixe um comentário