Usar a Busca Local pode transformar a realidade da sua Empresa

Quando se fala em “primeira página do Google”, muitas pessoas já excluem mentalmente seu site e seu negócio dessa tão primorosa condição: estar entre os top10 dos resultados de buscas. Outras pessoas até se imaginam presentes nas primeiras posições, só que com a ajuda dos links patrocinados.

Muitos empreendedores, na ânsia de querer fazer tudo que o “figurino” manda ( criar um site, fazer uma fan-page, anunciar no adwords…), acabam deixando de lado ou atropelando ferramentas que poderiam encurtar a distância entre sua empresa e seus clientes em potencial.

O marketing digital engloba vários tipos de ações, planejamento e estratégias que não podem ser resumidas em 1 ou 2 ferramentas. Contudo, a busca local (ou local search) faz parte das etapas de um projeto de divulgação.

O que é?

Trata-se da exibição de resultados locais de uma busca sugerida, isto é, o próprio usuário insere sua localização junto com a palavra-chave pesquisada (ex: restaurante rj) ou  a exibição desses resultados baseado na localização detectada do internauta. (ex: uma pessoa que more no rj e busque ‘restaurantes‘, exibirá os mesmos resultados que se ela tivesse pesquisado por “restaurantes rj“).

Por que é importante para minha empresa?

O principal e mais relevante motivo é que sem um cadastro no Google Places ( Maps), ou seja, sem aparecer nos resultados de busca local, sua empresa simplesmente está perdendo clientes, pois você não pode esperar contatos vindo de pessoas que visualizaram sua empresa na busca local, sendo que nem cadastro no Google Places você fez.

Ao abrir mão da busca local, você está ignorando um público que está procurando produtos e serviços relacionados ao seu negócio, talvez até abrindo um espaço para o concorrente.

Posição privilegiada

Os resultados locais aparecem em um lugar de destaque, geralmente na 2ª colocação, dependendo da palavra-chave pesquisada.

Mais cliques

Os resultados de buscas locais podem receber 30% dos cliques para quando os termos de buscas forem acompanhados pela região do usuário (restaurante rj).

Alcançando mais cliques, você aumenta o tráfego do seu site, assim como seus contatos comerciais, sua clientela e claro, seus lucros.

Investir em local search é uma maneira prática de aumentar seus ganhos e o mais interessante, de forma 100% gratuita.

Como fazer o cadastro no Google Places?

Há um tutorial passo a passo aqui no Criar Site Wix, onde falo detalhadamente sobre como fazer um cadastro no Google Places, acompanhado de dicas importantes para conseguir um bom posicionamento nos resultados locais.

Acesse o tutorial aqui: Como divulgar Grátis no Google.

É isso. Espero que essa dica tenha despertado em você o interesse em incluir sua empresa na busca local, caso ela ainda não esteja.

Em caso de duvidas ou observações, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário