5 sites para baixar imagens profissionais Gratuitamente

Volta e meia me deparo com sites empresariais, na maioria de pequenas e médias empresas, que exibem imagens já bastante rodadas na internet, aquelas que são facilmente encontradas no Google Imagens, para apresentar seus produtos e serviços. Independente de qual seja o motivo, essa atitude só pode prejudicar o desempenho e conversão do site.

Uma imagem repetitiva transmite a mesma mensagem negativa de uma palavra ou frase repetitiva, os chamados “lugar comum”, “chavões” etc. Assim como a “Oferta imperdível” e o “Aproveite a promoção” não causam mais efeito impactante em ninguém, as imagens já muito espalhadas também se tornam pouco percebidas.

Como saber se uma imagem é repetida?

Primeiramente, devo avisar que é quase impossível você encontrar uma imagem profissional na internet que já não tenha sido usada por algum site. O que deve ser evitado são imagens saturadas, aquelas em que um internauta olha e já procura o botão de fechar a página, pois a única finalidade dessas imagens é desvalorizar um site, passando amadorismo ao mesmo.

Sendo assim, existe uma ferramenta muito útil capaz de descobrir quantas vezes uma imagem já foi aplicada na internet, é o TinEye (http://www.tineye.com/). É incrível como ele verifica a quantidade de vezes que uma imagem em particular já foi usada, basta informar uma URL dela ou enviá-la para o TinEye.

Por exemplo: a imagem abaixo foi encontrada 67 vezes, o que é incabível pra quem deseja criar um site sério:

Já esta outra imagem foi encontrada 8 vezes e nos sites que ela está presente, são sites de banco de dados de imagens, ou seja, no fim das contas, a imagem foi usada somente por 1 site, o que é extremamente aceitável:

Como baixar imagens profissionais grátis

Na lista abaixo você verá 5 sites que permitem o download de imagens grátis e livres de licenças, ou seja, podem ser usadas sem restrições. Uma vantagem de usar banco de imagens profissionais é que poucas pessoas buscam imagens nesses sites, a maioria se utiliza do Google Imagens, o que acaba fazendo com que elas usem imagens disseminadas pela web.

OBS: para buscar as imagens, utilize palavras em inglês.

1. Creative Commons

Este é um dos melhores banco de imagens profissionais grátis e de alta qualidade. Para encontrar uma imagem, insira um termo no campo de busca e depois escolha uma das opções de mídia imagem.

2. Photl

Encontrei imagens de qualidade facilmente nesse site. Basta fazer uma busca e conferir o resultado. Para baixar, é preciso fazer um cadastro.

3. Stock Vault

Não possui tantas imagens, mas as que ele oferece são muito boas.

4. SXC.hu

Grande banco de imagens livres e gratuitas.

5. Every Stock Photo

20 milhões de imagens gratuitas para baixar.

Conclusão

Essa foi uma lista básica e muito importante para não cair no “clichezismo” dominante na internet, que faz com que seu site se torne também um “lugar comum”. Uma imagem de qualidade pode influenciar a decisão de seu cliente em potencial.

É isso! Espero que a lista seja útil ao seu projeto.

Qualquer dúvida, comente abaixo.

4 comentários em “5 sites para baixar imagens profissionais Gratuitamente”

  1. Esse site, TinEYE, é impressionante! Mesmo com várias imagens coladas, ele identifica cada uma e faz a pesquisa individual…

    Super interessante, principalmente para quem tem uma imagem com direitos autoriais e quer saber quem está distribuindo e utilizando ela de forma comercial por aí hehe

    Responder
    • Verdade William,
      Eu também fiquei impressionado com a “mágica” que essa ferramenta faz. Realmente, não tinha olhado com esta perspectiva de usá-lo para investigar se sua imagem está sendo usada indevidamente, bem lembrado.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário