Yahoo Respostas – Aprenda a trazer visitas de Qualidade com esta super Ferramenta

Trazer visitas de qualidade e de forma gratuita é o foco de qualquer empreendedor digital, seja ele novato ou experiente, seja a empresa nova ou há mais tempo no mercado, são as visitas de qualidade que transformam um simples internauta em um cliente, alcançando o objetivo principal do site: fazer a conversão e gerar resultados.

Contudo, atingir essa meta de uma maneira gratuita tem se tornado um feito cada vez mais difícil, dado que as opções estão se afunilando por todos os cantos, como o Google, principal fonte de tráfego de qualquer site, está mais exigente com suas novas atualizações, o Facebook, maior rede social do mundo, diminuiu drasticamente as visualizações orgânicas das postagens de fan-pages, com o intuito de incentivar a compra de tráfego pago. Eu mesmo passei por isso e notei essa mudança de critério do Facebook. Mas é assim que funciona o mercado, na velha lei da Oferta e da Procura.

Uma alternativa que ainda funciona de forma totalmente grátis e que possui alta eficiência nos resultados é o Yahoo Respostas. Tão antigo quanto o Google e anterior ao Facebook, o Yahoo pode ser usado como uma ferramenta de geração qualificada de visitas.

A imagem abaixo comprova sua eficácia:

Relatório Analytics de origem de visitas – 15 Dez 2013 a 13 Jan 2014

O Yahoo Respostas

O site Yahoo Respostas (YR) é o maior e mais popular fórum de perguntas e respostas da internet. Nele, as pessoas fazem perguntas sobre os mais diversos e ilimitados assuntos, assim como respondem livremente as perguntas os quais se identificam.

Pode ser usado para pesquisas, estudos, ou como passatempo, onde qualquer participante pode dar opiniões sobre os mais variados temas existentes na comunidade.

YR e o Marketing Digital

Mas o YR não é somente para distrações e entretenimento, ele também serve para angariar mais visitas para um site, blog ou até para lojas virtuais. Usado de uma forma estratégica e planejada, o resultado é garantido. Muitas pequenas, médias e até grandes empresas, usam o YR para atrair mais visitas aos seus portais.

Como fazer para ter mais visitas usando o YR

O primeiro passo é criar uma conta na comunidade.

Acesse aqui a página do YR, escolha um dos 3 métodos para se criar a conta:

Cadastre-se através do preenchimento de um formulário ou usando seu perfil do Facebook ou do Google. Recomendo usar algum perfil social, pois o processo é muito mais rápido e prático.

Logo após você entrará na sua conta do YR, visualizando suas atividades:

Escolhendo a categoria

No YR, é importante saber que não adianta querer ganhar o mundo inteiro. Assim como o seu negócio é focado em um tipo de serviço ou o assunto do seu blog é centrado em um nicho específico, você também deve escolher uma categoria que melhor represente suas atividades.

A categoria muitas vezes é o que define o sucesso dessa estratégia, pois algumas realmente são bem fracas, com poucas perguntas e pouco movimento. Outras têm bastantes perguntas, porém nada relevantes e com pequena possibilidade de trazer uma visita de qualidade.

Por exemplo: Um profissional de fotografia que esteja querendo atrair mais visitas através do YR vai encontrar certa dificuldade para achar boas perguntas na categoria “Fotografia”, por esta apresentar baixa qualidade.

A categoria “Câmeras fotográficas” já se mostra mais dinâmica, contudo, as perguntas não tem tanta ligação assim com a atividade profissional de um Fotógrafo. Mesmo com esse contratempo, valeria a pena participar e mostrar seus conhecimentos, pois certamente as visitas irão aumentar, mas a conversão de tais visitas é que poderá ser mais difícil de acontecer.

Uma boa categoria é aquela que a toda hora há uma nova pergunta e que essa pergunta tenha uma ligação direta ou indireta ao seu negocio.

Por exemplo: Uma empresa que trabalhe com serviços de manutenção e consertos domésticos, poderá participar da categoria “Consertos e Manutenção“, onde sempre há novas perguntas e a grande maioria está bem relacionada a esses serviços.

Citei atividades específicas e difíceis para mostrar que, mesmo sendo um segmento aparentemente com poucas chances de sucesso no YR, ele ainda poderá ser explorado, se utilizado corretamente. A dica abaixo é uma boa opção para esses segmentos.

Usando a ‘Busca’

Independente se sua categoria é boa ou limitada, usar o campo Busca do YR é indispensável. É nele que você encontrará as perguntas específicas, mais relacionadas ao seu nicho.

Use as palavras-chave que estiverem mais ligadas à sua atividade. No exemplo do site de fotografia, o empreendedor poderá buscar “fotografia“, “tirar fotos“, “boas fotos“, “ensaio fotográfico“, “dicas fotos” etc etc.

Ao fazer a busca, é importante selecionar os resultados mais recentes, para você não ficar perdendo tempo numa área em que não seja mais possível responder.

O Google e o YR

A maior parte das visitas vindas do YR são originárias do Google. Raramente as pessoas usam a ‘Busca do YR’ para procurar sobre um assunto, elas vão diretamente ao Google, e é aí que entra o YR.

Explicando:

O Yahoo Respostas está incrivelmente bem indexado no Google, possui uma autoridade indiscutível para o gigante das buscas e por isso, sempre aparece nas primeiras posições.

Você já deve ter ouvido a expressão “pegar o bonde andando“. Pois então, essa é a jogada: estar presente no YR para assim aparecer nos resultados de pesquisa, quando a pergunta estiver bem indexada.

Exemplo: Alguém que pesquise no Google pelos termos: “Como fazer palhetas de guitarra“, encontrará na posição um resultado do Yahoo Respostas:

E para vários outros termos de pesquisa o YR está presente. É dessa forma que as visitas no seu site aumentam, pegando carona nos resultados do YR. Essa é uma estratégia saudável e válida, pois o próprio YR possui um ‘controle’ de qualidade e um regulamento que monitora o conteúdo realmente relevante na comunidade.

Melhor resposta: o alvo principal!

No exemplo de busca acima, uma loja que venda palhetas de guitarra ou um site que trabalhe com este produto, teriam 90% de chance de ter acessos vindos do YR, caso eles tivessem sido escolhidos como a melhor resposta.

A “melhor resposta” é aquela que foi escolhida pelo autor da pergunta ou a mais votada pelos usuários do YR. Ela é perfeita, pois fica acima de todas as outras e bem próxima à pergunta. Quem acessa uma pergunta, imediatamente lê a melhor resposta. Na verdade, muitas vezes as pessoas entram já para conferir qual foi a melhor resposta e saber se seu conteúdo será útil para ela. Por isso, deixe sempre o endereço do seu site na “fonte” da resposta.

OBS: Só é possível deixar link clicável quando você estiver no nível 2.

Usuário Top

Ser “usuário top” é muito significativo, pois você recebe um emblema e ganha destaque no meio dos outros usuários. O melhor jeito de conseguir ser “usuário top” é sendo um “respondedor ativo”, participando sempre da comunidade e principalmente, sendo escolhido como “melhor resposta”.

Comporte-se bem

Como em tudo na vida as pessoas abusam da boa fé de instituições ou de outras pessoas, existem os regulamentos para combater esses abusam. O YR desenvolveu um conjunto de regras para evitar fraudes e abusos de seus usuários, confira o material aqui.

Para não ter problemas e ser banido de vez do YR, a dica é não deixar de ler as regras da comunidade e ser autêntico, como:

  • Responder somente perguntas ao qual saber a resposta;
  • Jamais fazer spam, colocando o link do seu site diretamente na resposta;
  • Jamais fazer spam, respondendo com “não sei” ou “talvez” ou “acesse e veja” e inserindo seu link;
  • Não fazer perguntas tendenciosas, tentando divulgar seus serviços através dela;
  • Não fazer perguntas e você mesmo responder e escolher como melhor resposta;
  • Não ofender ninguém e tomar cuidado ao opinar assuntos polêmicos, é a imagem da sua empresa que está em jogo.

Seguindo essas regrinhas, as quais compeli baseado na minha própria experiência de 5 anos de Yahoo Respostas, você estará evitando problemas e ficará “em dia” com a comunidade. Mas não se esqueça de ler as regras do YR.

Perfil

Não há uma recomendação pronta para a configuração do perfil do usuário do YR. Mas posso afirmar que criar um perfil voltado à categoria que representa sua atividade, aumenta a chance de ser escolhido como a melhor resposta.

Digo por que em um projeto que tenho na internet, o tema principal é o sistema Android e no perfil do YR, coloquei a imagem do bonequinho do Android e o nome de “Android”, criando um personagem. O resultado disso foi que o número de escolha de “melhores respostas” aumentou.

Não que as pessoas tenham escolhido só pelo fato de ser um personagem a caráter, mas que elas passaram a ler mais as minhas respostas e conferir seu conteúdo. Pois o importante é isso, a utilidade do conteúdo, ser uma resposta realmente boa e que mereça ser eleita a melhor.

Mas o seu perfil também pode ser normal, com sua foto, seu nome e alguma coisa que identifique sua atividade, como: Carlos Fotografia, Paulo Dias Eletricista etc. As pessoas gostam de sentir confiança de estarem sendo bem orientadas e nada que passe mais confiança que um profissional da área.

Conclusão

Neste artigo, busquei passar essa dica da melhor maneira possível, pois essa é uma estratégia que dá resultado, logicamente vai depender da sua categoria. De qualquer forma, não pode ser descartada, visto tamanha eficiência. É importante saber que os resultados não são instantâneos, você precisa passar pelo processo inicial de responder as perguntas, ser escolhido como melhor resposta e depois sim, aparecer nos resultados do Google.

Assim sendo, paciência e mãos à obra, suas visitas lhe esperam no YR. 😉

É isso! Deixe um comentário abaixo.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

1 comentário para “Yahoo Respostas – Aprenda a trazer visitas de Qualidade com esta super Ferramenta”

  1. Por Tiago

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
3 melhores ferramentas para testar a velocidade de sites Wix

Fechar