Saiba como disponibilizar Download de qualquer tipo de Arquivo

Dependendo do tipo de site que você estiver desenvolvendo, permitir o download de arquivos pode ser benefício vantajoso para você e para seus visitantes. Alguns sites necessitam de ter a opção de downloads em suas páginas, como é o caso de sites de artistas de música, rádios online, sites de downloads, entretenimento, Jogos online, Baixar jogos, filmes e vários outros nichos que podem ser aproveitados.

Já ensinei aqui sobre como fazer para permitir downloads em seu site, através dos recursos do Wix (Confira aqui). Mas essa opção só permite baixar arquivos com extensão .DOC, PDF e PPT e XLS. Veremos agora como permitir qualquer tipo de extensão, como: Arquivo ZIP, de músicas, vídeos, imagens, jogos, etc.

Há um aplicativo no App Market, que tem essa função de permitir baixar qualquer extensão, mas o preço da versão Premium é absurdamente alto, R$ 30,00/mês. Definitivamente, não compensa.

Como alternativa barata e eficiente, pode-se usar o Dropbox e inserir o link do download no texto, imagem ou ícone do objeto que se queira baixar. O mais legal, é que o link é direto, sem necessidade do internauta acessar nenhum outro site.

Veja este exemplo para entender melhor.

Como fazer?

Siga os passos:

1. Primeiramente, acesse o Dropbox, aqui.

2. Crie a sua conta, clicando em Registrar-se.

3. Insira suas informações, marque a caixa de Termos do Dropbox e depois clique no botão Registrar-se:

4. Escolha o plano Básico:

5. Ao escolher o plano, automaticamente o programa será baixado para seu computador. Não há necessidade de baixá-lo, você pode cancelar o download, se quiser.

OBS: O plano básico suporta apenas 2Gb de armazenamento, é pouco, mas para um serviço gratuito é um bom tamanho.

6. Estando logado, volte para a página inicial do Dropbox, aqui.

7. Clique no ícone “Enviar“, para fazer upload dos seus arquivos:

8. Clique na opção “Selecionar arquivos“, para buscar os arquivos em seu computador:

9. Aguarde o carregamento dos arquivos. Quando terminar, clique no botão “Pronto“:

Pegando link do download

Obs: Como não é mais possível obter o link direto no Dropbox, ao clicar neste link, o visitante irá entrar em uma nova janela e deverá escolher a opção de ‘não fazer uma conta no Dropbox’ para poder baixar o arquivo.

10. Essa é uma das partes mais importantes. Quanto o arquivo estiver já no Dropbox, clique sobre o arquivo no qual deseja criar o link de download e depois, clique no botão COMPARTILHAR.

11. Feito isso, surgirá uma nova janela, clique em ‘criar link‘ para obter um link de download para o arquivo. Copie este link:

Inserindo o link no Wix

12. Agora que você já copiou o link do arquivo, basta colá-lo nas opções de link de alguma palavra, texto, imagem ou botão:

OBS: Selecione “abrir em uma nova mesma janela“.

Como alternativa, você também pode usar o Google Drive.

  • Para isso, entre no Google Drive e envie arquivos.
  • Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja disponibilizar para download e escolha “Compartilhar“:

  • Na janela que surgir, clique em ‘Avançado‘:

  • Em ‘Quem pode acessar‘, clique no link ‘Alterar‘:

  • Agora escolha ‘Ativado – Público na web‘ e salve:

  • Feito isso, copie o link para compartilhar:

  • Agora repita o que foi descrito no passo 12.

Prontinho.

Vá refazendo esses passos conforme a quantidade de arquivos que estarão disponíveis no seu site. Agora basta organizar os links, botões e imagens para que seus visitantes possam baixar seus arquivos.

É isso.

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

8 comentários em “Saiba como disponibilizar Download de qualquer tipo de Arquivo”

  1. Gabriel, preciso de uma maneira para disponibilizar arquivos (JPG e PDF) em meu site. Essa forma atenderia minha necessidade, no entanto, queria alguma outra forma de a pessoa fazer tipo um login, inserindo somente o CPF ou um número de matrícula, por exemplo, e já ser direcionada para um determinado arquivo direcionado a ela.
    Se você ou alguém puder me dá uma sugestão ficarei grato!

    Responder
  2. Gabriel, não deu certo no passo 10 a tela é diferente e quanto clico em dowload ele abre a opagina do dropbox com a imagem, nao baixa direto.. o que eu fiz de errado?

    Responder
    • Olá Zad,
      O Dropbox não permite mais copiar links diretos. Atualizei o post para a versão atual do Dropbox e também dei uma nova alternativa.
      Abç.

      Responder
  3. Olá, Boa Noite.
    Eu estou querendo montar um site pelo Wix para downloads de musicas e outos, e você explica que é necessario se cadastrar no Dropbox mas no caso, eu tenho uma conta no 4shared. eu posso ta usando o link do 4shared para os usuarios fazerem os downloads?

    Responder

Deixe um comentário