10 dicas fundamentais para quem vai Criar um Site Corporativo

Todo site corporativo inspira cuidados, seja um site novo ou reformulado, ele precisa ser atrativo e bem elaborado. Independentemente se você irá criar o site por conta própria ou vai contratar um serviço de criação de sites, seu site poderá seguir as mesmas dicas abaixo, para que fique atraente e funcional.

Quem deseja criar um website para gerar resultados e aumentar sua taxa de conversão, é indispensável que siga este “roteiro” de Webdesign, para assim criar um projeto dentro dos padrões de profissionalismo web.

1. Não deixe o site pesado

A velocidade da internet no Brasil ainda não é 100% estável, em vista disso, sites pesados são rejeitados por quem tem internet lenta, pois ele demora muito para carregar por completo. Com isso, seu potencial cliente pode simplesmente fechar a página e desistir do seu site.

Dica: Evite imagens muito grandes. As imagens são medidas por kilobytes, imagens com mais de 100kb já são consideradas pesadas, o ideal é de até 50kb. Formatos do tipo PNG são as que tem a melhor qualidade, mas também são as mais densas. O formato JPG é o mais usual.

2. Não polua o site

Tudo em excesso, enjoa. Inserir inúmeras cores diferentes ou vários efeitos gráficos, pode acabar agredindo os olhos do visitante e causando um resultado indesejado. Um bom site corporativo precisa ser simples, com poucas cores e efeitos especiais aplicados com moderação. Na tentativa de chamar a atenção de qualquer maneira, você acabará criando um circo e causando irritação no internauta.

3. Teste o site em diferentes navegadores

Sim! Ainda tem pessoas que usam o Internet Explorer (e não desistem nunca). Por isso, é importante testar seu site nos principais browsers para se certificar que o design está abrindo corretamente, independente do tipo de navegador que o internauta estiver usando. Os browsers de computadores mais usuais são: Chrome, IE, Firefox, Safari e Opera.

4. Evite baderna no site

Imagine o site como o cartão de visitas digital da empresa. Um site desorganizado e mal elaborado é semelhante a um escritório sujo e bagunçado, em ambas as situações, a impressão será péssima e o cliente nunca mais voltará. Já um site bem estruturado, demonstra o profissionalismo e a seriedade da empresa.

5. Seja prático

Um site com boa navegabilidade precisa ser objetivo, ou seja, não ficar escondendo links importantes. As pessoas gostam de fazer o mínimo esforço quando acessam as páginas de um site, portanto, facilitar sua interação irá agradá-las. A internet é associada a algo ágil e prático e os internautas não tem muita paciência quando encontram dificuldades para achar links e páginas essenciais. Quanto mais prático, melhor!

6. Revise todo o texto antes da publicação

Erros ortográficos são uma das piores faltas que você pode cometer. Um texto com erros de português acarretará em desvalorização de todo o site. Sim, acredite, um simples equívoco pode jogar por água abaixo todo o seu projeto, pois essa pequena falha transmite uma imagem de descaso e falta de profissionalismo.

Na cabeça do cliente, “se no site, a empresa já se comporta dessa maneira, imagina para cumprir os acordos de seus eventuais serviços contratados…”. A recomendação é jogar o texto no Word e verificar se há algum erro de palavras ou de concordância. Você também pode contratar um editor para fazer esse serviço.

7. Responda os emails dos contatos do site

Não responder emails os quais foram enviados através do formulário do site é no mínimo, falta de seriedade e demonstra descaso da empresa. Ninguém gosta de ser ignorado e isso também vale para as relações virtuais. Não responder os contatos é como se o cliente chegasse para a recepcionista da sua empresa, fizesse uma pergunta, mas ela se mantivesse calada e indiferente. O efeito é o mesmo para os contatos do site.

Sem contar que o internauta poderá acreditar que o site não está funcionando corretamente, desestimulando-o a tentar entrar em contato novamente.

8. Ofereça somente o que puder fazer

Não queira dominar o mundo colocando serviços que sua empresa não suporta ou ainda não executa, para assim parecer mais profissional. Tenha certeza que se algum visitante entrar em contato e solicitar justamente aquele serviço que você não trabalha, a frustração será inevitável e o descrédito cairá sobre o site e toda a empresa.

9. Exiba seus Clientes satisfeitos

Se você confia no seu taco e, principalmente, na qualidade dos serviços da sua empresa, então não custa nada tentar resgatar depoimentos de clientes que ficaram satisfeitos com seus serviços. O depoimento é super relevante para a boa referência do seu negócio, já que as pessoas gostam de saber as experiências e opiniões de quem já contratou os seus serviços.

10. Blogs e mídias sociais

Criar um blog e perfis nas mídias sociais irá fazer com que sua empresa atraia novos clientes e mantenha os atuais sempre bem informados sobre as novidades, tanto de sua empresa, quanto da sua área de atuação. Na verdade, um blog poderá atrair muitas visitas orgânicas do Google, se tiver conteúdo de qualidade, original e relevante. Isso resultará num aumento de sua cartela de clientes.

Essas foram 10 dicas simples, porém eficazes, para criar um site corporativo. Vale lembrar da importância do site para o seu negócio e que buscar uma boa imagem profissional na internet nunca é demais.

É isso!

5 comentários em “10 dicas fundamentais para quem vai Criar um Site Corporativo”

  1. Olá estou querendo efetuar um upgrade para o Premium, agora queria saber como vai ficar o meu domínio. Tem como eu colocar o .com.br ou no wix eu so coloco o .com? e se eu não gostar posso cancelar mesmo e receber o reembolso?

    Responder
  2. Boa tarde. Estou criando um site corporativo com o WIX. Ele está quase pronto. Mas eu gostaria de saber se depois que eu pública-lo, eu vou poder edita-lo caso queira mudar alguma coisa ou acrescentar um novo serviço?

    Responder
    • Olá Charles,
      Sim, você poderá editar sempre que quiser normalmente o seu site após publicá-lo. Basta acessar sua conta com seus dados de login e abrir o editor.
      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário