Dica Empresarial: Porque e como fidelizar Clientes

Na ânsia de conquistar novos clientes e expandir os lucros, muitos empreendedores se esquecem de algo básico: fidelizar os clientes atuais.

Um cliente fidelizado é ainda mais lucrativo, já que assim é possível gastar menos com propagandas para alcançar novos clientes, se mantém os clientes já conquistados e ainda desfruta-se do famoso boca-a-boca, onde esses clientes fidelizados e satisfeitos com a empresa, a divulgam para outras pessoas, seja indicando um produto, curtindo uma página ou fazendo elogios.

O motivo de se fidelizar clientes já ficou esclarecido, mas, ainda existe a ideia errada de que para fidelizar um cliente, basta ter qualidade no que oferece e tratá-lo bem, mas não é só isso. Para que um cliente se torne fiel ele precisa também ser lembrado e assim lembrar-se da empresa, fazendo o que ainda mais interessa: divulgar sua empresa para novos clientes.

O caminho da fidelização é aproveitar todos os pontos de contato para estreitar o relacionamento cliente-empresa, e nisso o marketing digital ajuda muito. Por isso, seguem algumas dicas:

1 – Conheça a clientela

Tenha os dados dos clientes, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, e etc. Estes serão os dados que vão norteá-lo nos passos para a fidelização. Se você não conhecer seu cliente, não tem como fidelizá-lo.

2 – Invista no marketing de conteúdo

Procure entender seu público-alvo e postar conteúdos que eles gostam. Conteúdos que sejam realmente consumidos e compartilhados.

3- Preze pelo bom atendimento

Todos gostam de ser bem atendidos e esse é o principal motivo para elogios. Em alguns casos, os consumidores preferem até pagar mais caro por algo, porque sabem que vão ser bem atendidos. Um cliente bem atendido sempre vai ver sua empresa como primeira opção na hora da compra.

4 – Crie programas de fidelidade

Cupons de desconto para uma próxima compra, cartão fidelidade com vantagens exclusivas, sorteios, brindes, enfim… são muitas as estratégias que pode-se utilizar e muitas já utilizadas a um bom tempo, mas tenha o mundo digital como seu aliado, lembre-se que é muito mais fácil e barato abordar o cliente através de redes sociais ou e-mail.

icn

5 – Aproveite as datas como oportunidades

Utilize datas comemorativas, como o Natal, por exemplo, para lembrar o cliente da sua empresa enviando um “feliz natal”, ou até mesmo um desconto especial na data de aniversário.

Essa estratégia já é utilizada a muito tempo através de mala-direta, mas na Internet isso ficou muito mais fácil, rápido e barato. Existem programas que podem fazer isso de forma automática.

É isso!

Artigo desenvolvido por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Deixe um comentário