Dica Empresarial: Os 4 P’s para o Email Marketing eficaz

É um fato inegável de que o email marketing é uma ótima estratégia dentro das ferramentas do marketing digital. Mas um outro fato também é inegável: os usuários recebem diariamente muitos e-mails. Por isso, é preciso ter consciência de que essa ferramenta precisa ser corretamente utilizada para gerar os resultados esperados.

O primeiro cuidado a ser tomado, se refere ao assunto do email, este será o titulo, uma frase que chame a atenção do usuário e o convença a abrir a mensagem. Mas, existem também quatro etapas que devem ser levadas em consideração, se trata dos 4 P’s.

Assim como no marketing que utiliza os 4 P’s de produto, praça, preço e promoção, o e-mail marketing possui o P’s de proposta, permanência, permissão e pertinência.

Proposta

A proposta deve ser vista como a pergunta: “o que será comunicado?”. É necessário um planejamento prévio do que será enviado, quem se espera atingir e por que. Com isso é possível, de forma mais eficiente, definir estratégias e cronogramas de campanhas e assuntos relevantes. Em todo o tempo nada é melhor do que planejar suas ações.

Permanência

Esta etapa se refere a conquistar a permanência dos usuários como leitores dos seus e-mails. Isso se consegue primeiramente com o planejamento que define qual é o público-alvo, e então planeja o conteúdo a ser enviado de acordo com o que esse público vai achar relevante (ninguém gosta de receber e-mails do que não tem interesse).

Nesta etapa também devem ser monitorados a frequência de emails que são lidos e/ou queda e aumento de novos leitores, através deste monitoramento pode-se entender e corrigir falhas.

Permissão

Este é muito importante, mas muitas empresas não usam corretamente. É preciso ter a permissão do usuário para que ele receba seus e-mails. O certo é que o usuário cadastre o próprio e-mail, ou fazendo qualquer outro tipo de cadastro que tenha o e-mail, o usuário tenha a opção de autorizar recebimento de newsletter e e-mail marketing.

No corpo do e-mail enviado também deve constar a opção de descadastramento.

Pertinência

É necessário definir a frequência de envio destas publicações de forma que não se tornem inconvenientes para os leitores, ou mesmo que não tenham uma frequência de envio tão inconstante que o leitor perca o interesse. É preciso definir um meio termo e testá-lo, se der certo, é essencial manter o mesmo fluxo.

Artigo desenvolvido por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Deixe um comentário