Como transformar seu Conteúdo numa Ferramenta de Marketing

Uma das bases do marketing digital é o conteúdo, porque com ele é possível chamar a atenção de novos clientes e fidelizar esses e os que já acompanham a empresa. Sem o conteúdo é quase impossível alcançar e manter esses novos seguidores.

O conteúdo pode ser posts no Facebook, tweets no Twitter, vídeos no Youtube, artigos em blogs e etc. O tema se estende em várias possibilidades e, em meio há tantas opções, às vezes fica fácil se perder. Por isso, seguem algumas dicas que podem ajudar o empreendedor nessa jornada.

Conteúdo útil

O principal ao se gerar conteúdo é pensar no público-alvo, o que interessa as pessoas que possivelmente vão consumir o assunto. Por exemplo, uma marca X de cerveja, pode falar sobre receitas rápidas de petiscos para acompanhar a bebida. Isso seria realmente útil para o público que uma marca de cerveja tem.

Atualidades

Atualidades sempre agradam um bom público, mas não adianta falar sobre qualquer assunto contemporâneo. Segmente o público-alvo, e pense bem em que tema atual seria relevante para ele.

conteudo

Um exemplo é uma rádio falar de curiosidades sobre artistas, tradução de músicas, agenda de shows, entre outros temas nesse mesmo sentido. Outros temas atuais que podem ser abordados num geral são datas comemorativas, como o Natal e Carnaval.

Humor

Trabalhar o humor é uma excelente maneira para conquistar fãs, pois as pessoas estão mais propensas a compartilhar esse tipo de conteúdo. Mas nada de exageros, o truque é se relacionar com o seu público sem ofender ou desrespeitar ninguém, isso pode ferir a reputação da empresa.

Imagens / Infográficos / Vídeos

Imagens, infográficos e vídeos tem uma chance maior de serem compartilhados e consequentemente alcançar mais pessoas. Na verdade, as pessoas tem preguiça de ler, principalmente em redes sociais, onde só precisam rolar a timeline e quando veem algo interessante param para observar, isso não acontece muito com textos, pois não captam tanta atenção rapidamente.

O segredo é trocar o máximo possível do texto por imagens e vídeos ou apenas mesclar os dois. Mas claro, tem lugares onde isso não é o ideal, como no Twiiter por exemplo, nessa rede o que vale mais são citações, frases curtas e diretas, além de links que tenham um título que por si só despertem curiosidade.

Citar fontes/Direitos autorais

O ideal é que o seu conteúdo seja único e original, mas muitas vezes isso não é possível, como é o caso de falar sobre atualidades e notícias. Nesses momentos, sempre cite a fonte, o nome do autor. Em caso de imagens ou vídeos, certifique-se de que as mesmas não tenham direitos autorais e restrições legais.

Tenha consistência

Não adianta começar com o conteúdo e parar por muito tempo, depois voltar ou nem voltar. É importante manter uma frequência de conteúdo para não perder seguidores.

É isso!

Artigo desenvolvido por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Deixe um comentário