Marketing e Email Marketing: entenda estes Conceitos

Saber que uma empresa precisa valer-se de estratégias de marketing para prosperar é algo básico. Muitas vezes escolhemos ferramentas de marketing antes mesmo de uma compreensão básica dos conceitos fundamentais de sua essência.

O email marketing é uma ferramenta barata e eficaz, onde sua utilização pode melhorar muito se partirmos de uma compreensão plena para planejarmos nossas ações.

Marketing

Marketing, em um conceito amplo, é o processo que lhe dirá que produtos e serviços podem interessar a determinados consumidores e quais estratégias serão utilizadas para concretizar essa relação de consumo. O marketing define estratégias de divulgação, comunicação, venda, relacionamento com o cliente e desenvolvimento do negócio.

Em outras palavras, o marketing detecta as demandas, define as ações para satisfazê-las, mantendo e criando novos consumidores.

Email Marketing

O email marketing compõe o chamado mix de marketing que é o “conjunto de ações utilizadas pela empresa na sua estratégia de vendas e relacionamento com clientes”. Email marketing é a utilização do email, com todos os benefícios que essa ferramenta possuí, como um canal de comunicação direta com os clientes.

marketing

Normalmente, temos uma compreensão prática do que é o Email Marketing se imaginarmos seu funcionamento de maneira costumeiramente mais simples do que de fato o é. Não se trata apenas de mandar e-mails a uma determinada lista com informações e ofertas,  o processo envolve planejamento e monitoramento constante dos resultados e capacidade técnica adequada para sua execução.

Conceitos dentro do Email Marketing

Três conceitos básicos devem ser levados em conta quando se pensa em Email Marketing e são eles:

  • Lista de contatos;
  • Conteúdo;
  • Mensuração de resultados.

A sua lista de contatos deve conter apenas pessoas que queiram fazer parte dela, que autorizaram previamente receber mensagens suas. Ainda nesse quesito é importante ter informações completas, que possam fazer com que você divida sua lista de acordo com características específicas. É o que chamamos “processo de segmentação”.

O conteúdo também merece atenção, deve ser claro, sucinto e bem apresentado.

E por último, mas não menos importante, a mensuração dos resultados. É essencial coletar dados sobre todas as suas ações de email marketing, realizar uma leitura crítica e utilizar essas informações no planejamento de novas ações tornando o processo cada vez mais eficiente.

Artigo escrito por Bruno Hardt

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Como criar um Site de Classificados

Fechar