MailChimp – Ferramenta de Email Marketing gratuita, agora no Wix

No mundo do Marketing Digital, a prática do Email Marketing é um dos pilares para criação de uma estratégia de sucesso. Essa prática consiste no envio de emails a um banco de dados de clientes ( ou potenciais clientes) previamente cadastrados.

É uma ferramenta que pode ser usada por sua empresa para: divulgar novas informações, novos produtos ou ofertas, promoções, solenidades ou eventos, textos institucionais, enfim, o conteúdo que estiver traçado em seu plano de marketing. 

Percebe-se  a importância e conveniência desta atividade. Contudo, para que essa estratégia funcione perfeitamente, é preciso que se use uma plataforma de confiança, eficiente, vantajosa e, de quebra, GRÁTIS. Você encontra essas características, no MailChimp, uma das melhores ferramentas para campanhas de Email Marketing, sendo esta a principal concorrente da Aweber, líder do mercado.

Email Marketing completo

MailChimp é uma ferramenta completa para campanhas de ação por email. Ela funciona totalmente através da internet e permite o controle total de todo o processo do email marketing:

  • Permite a criação do email, com modelos já prontos;
  • Relatórios completo: email abertos, clique recebidos etc;
  • Gerenciamento de usuários, criação de grupos e segmentação;
  • Compatível com plataformas mobile;
  • Filtro de Spam;
  • Email teste
  • etc

Plano Gratuito

A ferramenta disponibiliza um plano gratuito que, a meu ver, é extremamente vantajoso para quem está começando no marketing digital, visto que ela permite o cadastro de um grande número de assinantes. Outras ferramentas possuem recursos semelhantes ao MailChimp, porém, elas oferecem baixa quantidade de cadastros para seus planos grátis.

Eu uso a versão gratuita do MailChimp e estou gostando muito, principalmente, por sua quantidade de recursos incríveis. Confira meu formulário de captura:

No pacote grátis do MailChimp, temos as 2 principais características:

  • Até 2000 inscritos
  • 12.000 envios de emails por mês

Confira aqui todas as vantagens e também as limitações do plano gratuito.

Esses valores significam que você poderá enviar até 6 campanhas de email marketing por mês, caso você tenha uma lista de 2000 clientes. Para caso de não ter esse número de inscritos, poderá enviar campanhas por mais vezes. Contudo, 1 envio por semana já é considerado um bom número, segundo especialistas.

Ficar despachando emails todo dia para seus clientes, vai fazê-los se descadastrarem da sua lista e acabar negativando sua estratégia de marketing.

Como adicionar o MailChimp

Antes de tudo, você precisa ter uma conta no MailChimp, caso não tenha, clique aqui para criar a sua. Outra observação a fazer é que este elemento que será inserido em sua página do Wix é apenas o FORMULÁRIO DE CAPTURA de emails dos visitantes. Todo o processo do email marketing é feito no ambiente do painel administrativo do MailChimp.

Siga os passos para configurar o formulário:

1. Dentro do editor do Wix, acesse o Wix App Market e selecione o aplicativo do MailChimp:

2. Ao ser adicionado, clique sobre ele e selecione “Configurações do App“:

3. Na próxima janela, conecte sua conta, clicando no botão “Connect Account“:

4. Insira suas informações de Login:

Lista de emails

5. Com a conta conectada, é necessário escolher para qual lista de emails ( grupo de emails para onde a campanha será enviada) os novos contatos serão adicionados:

Clique no ícone de configurações, ao lado do campo Select para ver quais são suas listas disponíveis.

Aparência do formulário

6. Para personalizar o formulário de captura, em configurações do app, clique em Blackground color, para mudar a cor de fundo do aplicativo:

7. Em “Fields settings“, escolha, respectivamente: tipo e tamanho da fonte, cor da fonte, cor de fundo do campo onde o visitante irá inserir o email, rótulo do campo do email, rótulo do campo de nome (caso deseje ter no formulário) e rótulo do campo de sobrenome:

Marque as alternativas “Show first Name field” e “Show last Name field” caso queira exibir as opções Nome e Sobrenome.

Background Hove color é a opção que altera a cor de fundo do campo do email quando o ponteiro do mouse passar por cima. O recomendado é deixar brando.

8. O botão é o “call-to-action” do formulário, ou seja, é ele quem vai chamar a ação para que o usuário se cadastre em sua lista.

Para mudar o texto do botão, tipo de fonte, tamanho, cor de fundo e cor de fundo ao passar o mouse, acesse as opções da guia “Button settings“:

9. O resultado das configurações de aparência do aplicativo podem ser visualizados em tempo real:

Como trabalhar com o MailChimp

Este tutorial não foi para explicar ao leitor como mexer no MailChimp, até porque eu não sou nenhum expert no programa, mas também não precisa ser, pois, apesar da ferramenta estar em inglês, é bastante intuitiva e após 2 ou 3 envios, você já pegará a prática.

Deixo abaixo um curso muito bom, ensinando sobre o uso básico da ferramenta:

É isso!

Confira o exemplo do post, aqui.

Outras opções de email marketing no Wix:

Em caso de dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

7 comentários para “MailChimp – Ferramenta de Email Marketing gratuita, agora no Wix”

  1. Por Fabio

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Jose Carlos

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Jonathan

    Responder

  4. Por Rafael Carvalho

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Como criar um site de Suporte ao Cliente (helpdesk)

Fechar