5 Dicas Valiosas para Melhorar seu Atendimento Online

Um bom atendimento é uma forma essencial para manter uma relação de confiança com o cliente, é preciso facilitar as resoluções de dúvidas e problemas, principalmente em plataformas online. O usuário web está acostumado com respostas rápidas e exige isso muito mais do que fora da Internet. Além disso, geralmente são mais agressivos, reclamando e difundindo sua insatisfação, por isso, um bom atendimento necessita:

Seja paciente

Se irritar com comentários negativos não traz nenhum resultado positivo de volta. Caso haja reclamação, procure entender qual é a intenção dessa pessoa. Procurar sempre resolver os problemas do cliente é o alvo do atendimento, reclamações só devem servir como críticas construtivas do que pode ser melhorado na empresa.

Não medir o atendimento do on-line para o off-line.

O cliente que procura atendimento on-line quer ser atendido on-line. Por exemplo, um cliente que entra em contato através de um canal on-line não quer receber a resposta para entrar em contato por telefone.

atendimento online

É frustrante iniciar um atendimento, aguardar uma resposta e nela ser direcionado para um outro canal, a impressão que se passa, é que o cliente está sendo jogado para outro atendimento porque não existe solução para o seu problema.

Procure ser objetivo.

É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente, mas nem sempre temos a resposta, porém, enrolar o cliente não é o caminho. Se for preciso, peça um tempo para retornar depois com a resposta. Também é essencial ser sincero, procure ser o mais transparente possível, falsas promessas só afastam o cliente.

Acompanhamento

Acompanhe o cliente até que a dúvida ou problema sejam resolvidos. Isso demonstra o quanto a empresa está interessada em ajudar o cliente que em contra partida se sente mais simpatizado e satisfeito com a empresa.

5º Pessoalidade

Evite o atendimento robotizado, fuja das respostas padrões e dos processos engessados. Tratar o cliente pelo nome é outro diferencial. A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário de fácil compreensão. Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas que talvez não tenham conhecimento sobre o assunto em questão.

Conclusão

Pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mau atendimento prestado a eles. Além disso, todo cuidado é pouco, com o auxilio da Internet um cliente insatisfeito pode propagar uma má imagem da empresa para muitas pessoas, e reparar esse mal é um trabalho árduo e longo.

Por isso, leve a prática dessas dicas sempre junto ao atendimento online da sua empresa.

Artigo escrito por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Configuração SEO
Não deixe de aplicar as técnicas de SEO no site

Fechar