Dica Empresarial: O que é o Marketing Digital e como Começar

O marketing tradicional sempre afirmou que o cliente é o centro, o objetivo e alvo de suas estratégias. Com o passar dos anos essa afirmação se intensificou ainda mais, mas diferente das décadas passadas, saber o que o cliente pensava sobre a empresa ou produto era um processo lento e talvez não muito eficaz, porém, com o avanço tecnológico do passar dos anos ganhamos também mais um ramo no marketing, o marketing digital.

Marketing digital são ações de marketing adaptadas aos meios digitais, para dessa forma obter nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potencializar os seus efeitos. Na sua execução, são normalmente utilizados canais, meios e ferramentas digitais, um destes canais é a Internet.

A internet, mesmo quando as operações comerciais se dão off-line, é uma plataforma de apoio primordial na decisão de compra dos clientes. Empresas que dominam os meios digitais de comunicação obtêm vantagens significativas ante a concorrência. Neste contexto, o marketing está evoluindo no sentido de abrangência e de possibilidade de interação entre empresa e cliente.

Marketing Digital

Sem sombra de dúvidas com o marketing digital ficou muito mais fácil mensurar, conhecer, e criar estratégias para a conquista de novos clientes. E com a entrada das redes sociais (Facebook, Linkedin, Orkut, Twitter, etc.), o cliente deixou de ser uma figura passiva que só recebe a ação e a oferta da empresa, eles passaram a ter voz ativa para elogiar, recomendar e criticar, e isso é um tesouro para as corporações.

Como começar:

1 – Defina objetivos

Antes de iniciar qualquer ação, definir objetivos é essencial, é preciso traçar metas e objetivos para não perder o rumo ou dar voltas a toa sem chegar a lugar algum.

2 – Planeje-se

Com seus objetivos bem definidos, o próximo passo é planejar alguns pontos importantes para iniciar o marketing digital. Quem executará as ações? Será preciso contratar uma agência especializada? Treinará funcionários? Como irá administrar as redes sociais? Como responderá a eventuais pedidos de suporte?

Definir o operacional no mundo online é essencial para que você não fique perdido quando o tráfego começar a aparecer.

3 – Prepare as bases

Crie um bom website e as contas personalizadas com o nome da empresa nas redes sociais. Não é recomendável que você entre na internet sem já ter um endereço na web. Isso porque a internet é muito dinâmica, e apenas criar um perfil em determinada rede social não é segurança para ninguém.

Por exemplo, problemas como o do Orkut, que praticamente não se usa mais no Brasil, já pensou você investir anos em uma fanpage do Facebook e em alguns meses esta rede sumir do mapa como aconteceu com o Orkut? Ou você ter a fan page bloqueada por algum motivo ou erro? É melhor se precaver e ter o seu site sempre online.

4 – Inicie o marketing

Passe algum tempo alimentando as redes sociais com conteúdo antes de divulga-la. E quando iniciar o processo de divulgação não precisa atirar para todos os lados esperando alguém ser atingido, por exemplo, não é muito eficaz divulgar uma revista adolescente em um grupo de idosos. Além disso, responda sempre aos usuários que entrarem em contato e não deixe de alimentar a rede com novos conteúdos para manter os usuários e atingir outros mais.

5 – Busque parcerias

Pesquise por blogs relacionados, sites, páginas no Facebook e etc. que poderão divulgar sua empresa. Existem muitas pessoas na web precisando de conteúdo e sua empresa poderá se beneficiar disso. Entre em contato com donos de sites e troque links com eles.

Boa sorte!

Artigo escrito por Glaucia Regina – Designer Gráfico com MBA em Marketing Digital e Redes Web.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

2 comentários para “Dica Empresarial: O que é o Marketing Digital e como Começar”

  1. Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
arte
8 Sites de Sucesso Feitos com o Wix – Sites Brasileiros

Fechar