Crie uma Loja Virtual completa com PagSeguro e Frete dos Correios

Uma novidade que vai agradar muitos comerciantes é a de poder criar uma loja virtual completa com o ECWID, um poderoso aplicativo que possibilita a montagem de uma loja online 100% funcional e que atende TODOS os requisitos para uma loja virtual bem estruturada, segundo os padrões do mercado.

No ECWID, você pode fazer uma loja com as seguintes características:

  • Com cadastro e login de Clientes;
  • Cálculo do Frete direto na página do Produto;
  • Formas de pagamento como PagSeguro, Paypal e Transf. Bancária;
  • Acompanhamento do Pedido pelo Cliente.
  • Painel completo, com estatísticas, situação do Pedido, dados do Cliente etc.

A ferramenta está de fato bastante eficiente e no mesmo nível de grandes empresas e software que trabalham com a criação de lojas virtuais.

Confira aqui um exemplo de loja que fiz com a Ecwid (botão Loja).

  • Clique para ver essa mesma loja diretamente do navegador, sem estar integrado ao Wix.

Veja aqui uma loja demonstrativa criado pela equipe Ecwid.

OBS: Este tutorial é a Parte 2 sobre o ECWID (Veja a parte 1 aqui).

PagSeguro

O PagSeguro é o maior intermediador de transações online no Brasil. A ferramenta projetada pelo UOL já conquistou a confiança de empresários e, o mais importante, da maioria dos e-consumidores no país.

pag

O vantajoso do pagseguro é que o cliente tem uma grande variedade dos meios de pagamento da sua compra, como: Cartão de Crédito, débito, Boleto e até Saldo do PagSeguro. Outra vantagem é a questão do parcelamento das compras, o que beneficia clientes e comerciantes.

Detalhes:

  • Você vende parcelado em até 18 vezes e recebe de uma só vez;
  • 25 milhões de compradores e mais de 300 mil vendedores no Brasil;
  • Menor índice de chargeback do mercado;
  • Assume 100% das fraudes;
  • O PagSeguro é do UOL, marca que gera credibilidade e mais vendas!

Frete dos Correios

A ECWID recentemente integrou a opção de envio pelos Correios, o que é ótimo para os empreendedores, visto que o frete é quesito fundamental na concretização ou não da compra. O cliente precisa saber quanto irá pagar de frete por determinado produto ou produtos, antes de finalizar a compra.

cor

O cálculo acontece dentro da página de detalhes do produto, bastando o cliente informar o endereço e CEP. O valor será automaticamente somado ao preço final.

Português

Outro diferencial importante é que o ECWID está 97% em português, tanto para a front-end ( loja vista pelo internauta), quanto para o back-end ( parte administrativa da loja). Pra quem não sabe, a ECWID é uma empresa estrangeira, que atua em mais de 45 países, com tecnologia da Amazon.com. O painel administrativo é muito intuitivo e simples de mexer, facilita seu uso mesmo pra quem nunca mexeu com nada de criação web.

Continuação do Tutorial

Agora que já falei mais um pouco sobre o ECWID e sua vantagens, vou dar continuidade ao tutorial que iniciei no artigo: Como Montar uma Loja Virtual, onde descrevo as características da ferramenta e começo a mostrar o passo a passo para montar a loja.

No primeiro tutorial, me restringi na edição dos detalhes do produto e suas informações, agora vamos ver como configurar a loja.

Definições do Sistema

1. Acesse o painel de controle da sua loja, clique na opção “Definições do Sistema“, para iniciar a configuração da loja:

2. Na guia Geral, em “Perfil da Loja”, defina algumas opções, como:

  • Fechar Loja para Manutenção
  • Inserir um nome da para a Loja
  • URL da loja ( não se faz necessário visto que você irá usar o URL do site Wix).
  • Fuso horário, escolha: Brasil (GMT-03)
  • Google Analytics: informe seu código UA para que veja seus visitantes.

Informações da Loja

Na parte de baixo, insira o nome da Empresa, seu endereço, CEP, email e número de telefone. Essas informações são importantes para o cálculo do frete e para a  impressão da compra na fatura.

Logo

Insira a logo da empresa, ela também aparecerá na fatura.

Lembre-se de clicar no botão “Salve“, antes de sair.

Configurar Moeda e Peso

3. É muito fácil definir uma moeda para a loja. Siga os passos: clique na guia “Formatos e Unidades“. Na opção “Moeda”, defina os valores da mesma forma que é mostrada na figura abaixo ( pois esse é o formato padrão).

OBS: Para que haja um espaço entre o símbolo do Real e o preço, insira um espaço logo depois do prefixo, ou seja, digite R$ + barra de espaço.

4. Para configurar o Peso, na mesma janela, defina os valores exatamente como mostra a figura:

Idioma

5. Essa ação não é tão necessária assim, mas é só pra garantir. Desative todas as outras opções de idioma, deixe apenas o Português do Brasil e torne-o padrão:

Carrinho de Compras

6. Este é um elemento muito importante no processo de compra, portanto, devemos deixar uma configuração bem usual e mais padronizada possível.

Não irei explicar tópico por tópico, pois a definição dependerá do tipo de produto que você esteja comercializando. Vou deixar as imagens como exemplo de configuração mais comumente aceita no mercado.

Comparação de Preços

Comentários

Existe essa opção para que o cliente deixe comentários. Acho pouco produtivo, sendo interessante somente pra quem tem uma loja grande e com muitas visitas. Para exibi-lo, basta que seja ativado:

Produtos Relacionados

É relevante que essa opção esteja ativada, visto que ela é bastante usual e útil para o cliente:

Locais de Entrega

7. As Zonas de destino, ou seja, os locais para onde as entregas serão feitas, devem ser estabelecidos nessa opção.

Para isso, clique no botão “Nova zona“:

Em seguida, botão “Add Country“:

Na janela popup, selecione o país ( brasil) e clique em “Adicionar Países“:

Agora clique no botão “Add State“:

Na janela que surgir, marque todas as opções e finalize em: “Adicionar Estados“:

Ao terminar, clique no botão “Salve“.

Cálculo do Frete

8. Um elemento fundamental para a decisão de compra do cliente é saber qual o valor do frete que ele irá pagar. É mais confortável para o consumidor fazer o cálculo do frete já na página de detalhe do produto, esse é o formato padrão do ecommerce em todo o mundo.

O cálculo será feito diretamente pelos Correios, por isso é importante fornecer o valor correto do peso de cada produto. Para adicionar este método de envio, acesse a aba “Envio“, clique na imagem “Adicionar Novo Método de Envio“, dentro do painel:

Na próxima tela, escolha o Brasil como região de envio:

Clique no botão “Escolha um Transportador“:

Na tela seguinte, escolha os Correios como método de envio:

Agora escolha quais serviços de entrega deseja oferecer na loja. Depois clique no botão “Detalhes da conta“:

Na etapa 4, deixe tudo como está ( a não ser que você saiba o que deve ser alterado) e clique no botão:

Novamente deixe como está e clique no botão “Salve e Termine“:

Agora a opção de frete está devidamente configurado.

Para finalizar, clique no botão azul “Salve”.

Formas de Pagamento

9. Outro elemento essencial para a boa conversão da compra é ter um bom método de pagamento. Uma forma de pagamento que seja atraente para o cliente, irá aumentar as chances de finalização da compra.

Os 3 métodos para pagamento mais usuais no Brasil e disponíveis no ECWID são: PagSeguro, Paypal e Transferência Bancária.

Para adicioná-los, acesse a guia Pagamento >> Método de Pagamento.  Desative TODAS as formas de pagamento.

Agora, escolha uma delas e clique no link “Mudar“, para escolher um método compatível com o ecommerce brasileiro.

PagSeguro

Uma nova janela popup irá surgir, insira seu email do Pagseguro e o token da conta. Caso não saiba como encontrar o seu token, clique aqui. :

Por fim, clique no botão “Save“.

Paypal

Para adicionar o Paypal como opção de pagamento em sua loja, siga o mesmo caminho indicado para o PagSeguro, mas agora selecione a alternativa “Pagamentos do site padrão do Paypal’:

Surgirá uma janela popup, insira seu email da conta do Paypal. Após isso, clique no botão Save:

Transferência Bancária

Para oferecer a transferência bancária como forma de pagamento, clique no link “Mudar” e selecione a opção “Básico Offline“:

Agora, no lado esquerdo da tela, clique no link “Detalhes da Conta“. Uma nova janela se abrirá, insira suas informações bancárias para que o cliente possa visualizar seus dados:

Prontinho. Você adicionou 3 formas de pagamento na sua loja virtual.

Aparência

10. Acaso você entenda de CSS ou conhece alguém que saiba trabalhar com esta linguagem de programação, você poderá alterar todo o design da sua loja, mudar as cores e fontes.

Para isso, acesse a guia “Desenho” e clique no botão “Novo Tema CSS” e edite seu código.

Contudo, se não souber como lhe dar com CSS, o ECWID disponibiliza 3 opções diferentes pré-configuradas de design: Bege, Vermelho e Padrão.

Basta clicar sobre algum deles e ativá-lo:

Depois clique no botão azul “Salve“.

Email de Notificações

11. Para inserir um email o qual irão todas as notificações de compra, novos cadastros etc, acesse a guia “Correio” e adicione o email da sua empresa ou seu principal email.:

Conclusão

Essas foram as configurações básicas, porém funcionais, para se trabalhar com o Ecwid. Aplicando todas as orientações expostas nesse artigo e no primeiro desta série, sem dúvida alguma você irá criar uma loja 100% profissional e funcional. O caminho é longo e trabalhoso, mas é eficiente.

Criar uma loja virtual no Ecwid é realmente uma opção válida, visto que a ferramenta está com os requisitos essenciais para a criação de uma loja online padronizada, ou seja, bem aceita pelo público brasileiro, integrada ao PagSeguro e Correios.

Creio que verdadeiramente valha a pena o empreendedor testar os recursos do Ecwid, já que pode ser a ferramenta apropriada para os objetivos do seu negócio.

É isso!

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

50 comentários para “Crie uma Loja Virtual completa com PagSeguro e Frete dos Correios”

  1. Por Isac Sousa Pena

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Vitor

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Ubiracy Dantas

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  4. Por fabricio

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  5. Por isaias

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  6. Por Isaias

    Responder

  7. Por ismael

    Responder

  8. Por Marcos Freitas

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  9. Por Willis

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

      • Por Willis

        Responder

  10. Por Vinicius

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  11. Por eduardo

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  12. Por eduardo

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

      • Por eduardo

        Responder

        • Por Gabriel Martins

        • Por eduardo

  13. Por gilvan

    Responder

  14. Por demetrius

    Responder

  15. Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  16. Por Felipe Kopaitic

    Responder

  17. Por Marcela

    Responder

    • Por Marcela

      Responder

      • Por Gabriel Martins

        Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  18. Por Juliana

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

      • Por Juliana

        Responder

        • Por Gabriel Martins

  19. Por enio

    Responder

  20. Por Leonardo Calado

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  21. Por Izaias

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  22. Por Anderson Gomes da Fonseca

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  23. Por Aline

    Responder

  24. Por Ederson

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
email-marketing
5 brilhantes Dicas pra fazer Email Marketing com resultados

Fechar