Crie uma Loja Virtual completa com PagSeguro e Frete dos Correios

Uma novidade que vai agradar muitos comerciantes é a de poder criar uma loja virtual completa com o ECWID, um poderoso aplicativo que possibilita a montagem de uma loja online 100% funcional e que atende TODOS os requisitos para uma loja virtual bem estruturada, segundo os padrões do mercado.

No ECWID, você pode fazer uma loja com as seguintes características:

  • Com cadastro e login de Clientes;
  • Cálculo do Frete direto na página do Produto;
  • Formas de pagamento como PagSeguro, Paypal e Transf. Bancária;
  • Acompanhamento do Pedido pelo Cliente.
  • Painel completo, com estatísticas, situação do Pedido, dados do Cliente etc.

A ferramenta está de fato bastante eficiente e no mesmo nível de grandes empresas e software que trabalham com a criação de lojas virtuais.

Confira aqui um exemplo de loja que fiz com a Ecwid (botão Loja).

  • Clique para ver essa mesma loja diretamente do navegador, sem estar integrado ao Wix.

Veja aqui uma loja demonstrativa criado pela equipe Ecwid.

OBS: Este tutorial é a Parte 2 sobre o ECWID (Veja a parte 1 aqui).

PagSeguro

O PagSeguro é o maior intermediador de transações online no Brasil. A ferramenta projetada pelo UOL já conquistou a confiança de empresários e, o mais importante, da maioria dos e-consumidores no país.

pag

O vantajoso do pagseguro é que o cliente tem uma grande variedade dos meios de pagamento da sua compra, como: Cartão de Crédito, débito, Boleto e até Saldo do PagSeguro. Outra vantagem é a questão do parcelamento das compras, o que beneficia clientes e comerciantes.

Detalhes:

  • Você vende parcelado em até 18 vezes e recebe de uma só vez;
  • 25 milhões de compradores e mais de 300 mil vendedores no Brasil;
  • Menor índice de chargeback do mercado;
  • Assume 100% das fraudes;
  • O PagSeguro é do UOL, marca que gera credibilidade e mais vendas!

Frete dos Correios

A ECWID recentemente integrou a opção de envio pelos Correios, o que é ótimo para os empreendedores, visto que o frete é quesito fundamental na concretização ou não da compra. O cliente precisa saber quanto irá pagar de frete por determinado produto ou produtos, antes de finalizar a compra.

cor

O cálculo acontece dentro da página de detalhes do produto, bastando o cliente informar o endereço e CEP. O valor será automaticamente somado ao preço final.

Português

Outro diferencial importante é que o ECWID está 97% em português, tanto para a front-end ( loja vista pelo internauta), quanto para o back-end ( parte administrativa da loja). Pra quem não sabe, a ECWID é uma empresa estrangeira, que atua em mais de 45 países, com tecnologia da Amazon.com. O painel administrativo é muito intuitivo e simples de mexer, facilita seu uso mesmo pra quem nunca mexeu com nada de criação web.

Continuação do Tutorial

Agora que já falei mais um pouco sobre o ECWID e sua vantagens, vou dar continuidade ao tutorial que iniciei no artigo: Como Montar uma Loja Virtual, onde descrevo as características da ferramenta e começo a mostrar o passo a passo para montar a loja.

No primeiro tutorial, me restringi na edição dos detalhes do produto e suas informações, agora vamos ver como configurar a loja.

Definições do Sistema

1. Acesse o painel de controle da sua loja, clique na opção “Definições do Sistema“, para iniciar a configuração da loja:

2. Na guia Geral, em “Perfil da Loja”, defina algumas opções, como:

  • Fechar Loja para Manutenção
  • Inserir um nome da para a Loja
  • URL da loja ( não se faz necessário visto que você irá usar o URL do site Wix).
  • Fuso horário, escolha: Brasil (GMT-03)
  • Google Analytics: informe seu código UA para que veja seus visitantes.

Informações da Loja

Na parte de baixo, insira o nome da Empresa, seu endereço, CEP, email e número de telefone. Essas informações são importantes para o cálculo do frete e para a  impressão da compra na fatura.

Logo

Insira a logo da empresa, ela também aparecerá na fatura.

Lembre-se de clicar no botão “Salve“, antes de sair.

Configurar Moeda e Peso

3. É muito fácil definir uma moeda para a loja. Siga os passos: clique na guia “Formatos e Unidades“. Na opção “Moeda”, defina os valores da mesma forma que é mostrada na figura abaixo ( pois esse é o formato padrão).

OBS: Para que haja um espaço entre o símbolo do Real e o preço, insira um espaço logo depois do prefixo, ou seja, digite R$ + barra de espaço.

4. Para configurar o Peso, na mesma janela, defina os valores exatamente como mostra a figura:

Idioma

5. Essa ação não é tão necessária assim, mas é só pra garantir. Desative todas as outras opções de idioma, deixe apenas o Português do Brasil e torne-o padrão:

Carrinho de Compras

6. Este é um elemento muito importante no processo de compra, portanto, devemos deixar uma configuração bem usual e mais padronizada possível.

Não irei explicar tópico por tópico, pois a definição dependerá do tipo de produto que você esteja comercializando. Vou deixar as imagens como exemplo de configuração mais comumente aceita no mercado.

Comparação de Preços

Comentários

Existe essa opção para que o cliente deixe comentários. Acho pouco produtivo, sendo interessante somente pra quem tem uma loja grande e com muitas visitas. Para exibi-lo, basta que seja ativado:

Produtos Relacionados

É relevante que essa opção esteja ativada, visto que ela é bastante usual e útil para o cliente:

Locais de Entrega

7. As Zonas de destino, ou seja, os locais para onde as entregas serão feitas, devem ser estabelecidos nessa opção.

Para isso, clique no botão “Nova zona“:

Em seguida, botão “Add Country“:

Na janela popup, selecione o país ( brasil) e clique em “Adicionar Países“:

Agora clique no botão “Add State“:

Na janela que surgir, marque todas as opções e finalize em: “Adicionar Estados“:

Ao terminar, clique no botão “Salve“.

Cálculo do Frete

8. Um elemento fundamental para a decisão de compra do cliente é saber qual o valor do frete que ele irá pagar. É mais confortável para o consumidor fazer o cálculo do frete já na página de detalhe do produto, esse é o formato padrão do ecommerce em todo o mundo.

O cálculo será feito diretamente pelos Correios, por isso é importante fornecer o valor correto do peso de cada produto. Para adicionar este método de envio, acesse a aba “Envio“, clique na imagem “Adicionar Novo Método de Envio“, dentro do painel:

Na próxima tela, escolha o Brasil como região de envio:

Clique no botão “Escolha um Transportador“:

Na tela seguinte, escolha os Correios como método de envio:

Agora escolha quais serviços de entrega deseja oferecer na loja. Depois clique no botão “Detalhes da conta“:

Na etapa 4, deixe tudo como está ( a não ser que você saiba o que deve ser alterado) e clique no botão:

Novamente deixe como está e clique no botão “Salve e Termine“:

Agora a opção de frete está devidamente configurado.

Para finalizar, clique no botão azul “Salve”.

Formas de Pagamento

9. Outro elemento essencial para a boa conversão da compra é ter um bom método de pagamento. Uma forma de pagamento que seja atraente para o cliente, irá aumentar as chances de finalização da compra.

Os 3 métodos para pagamento mais usuais no Brasil e disponíveis no ECWID são: PagSeguro, Paypal e Transferência Bancária.

Para adicioná-los, acesse a guia Pagamento >> Método de Pagamento.  Desative TODAS as formas de pagamento.

Agora, escolha uma delas e clique no link “Mudar“, para escolher um método compatível com o ecommerce brasileiro.

PagSeguro

Uma nova janela popup irá surgir, insira seu email do Pagseguro e o token da conta. Caso não saiba como encontrar o seu token, clique aqui. :

Por fim, clique no botão “Save“.

Paypal

Para adicionar o Paypal como opção de pagamento em sua loja, siga o mesmo caminho indicado para o PagSeguro, mas agora selecione a alternativa “Pagamentos do site padrão do Paypal’:

Surgirá uma janela popup, insira seu email da conta do Paypal. Após isso, clique no botão Save:

Transferência Bancária

Para oferecer a transferência bancária como forma de pagamento, clique no link “Mudar” e selecione a opção “Básico Offline“:

Agora, no lado esquerdo da tela, clique no link “Detalhes da Conta“. Uma nova janela se abrirá, insira suas informações bancárias para que o cliente possa visualizar seus dados:

Prontinho. Você adicionou 3 formas de pagamento na sua loja virtual.

Aparência

10. Acaso você entenda de CSS ou conhece alguém que saiba trabalhar com esta linguagem de programação, você poderá alterar todo o design da sua loja, mudar as cores e fontes.

Para isso, acesse a guia “Desenho” e clique no botão “Novo Tema CSS” e edite seu código.

Contudo, se não souber como lhe dar com CSS, o ECWID disponibiliza 3 opções diferentes pré-configuradas de design: Bege, Vermelho e Padrão.

Basta clicar sobre algum deles e ativá-lo:

Depois clique no botão azul “Salve“.

Email de Notificações

11. Para inserir um email o qual irão todas as notificações de compra, novos cadastros etc, acesse a guia “Correio” e adicione o email da sua empresa ou seu principal email.:

Conclusão

Essas foram as configurações básicas, porém funcionais, para se trabalhar com o Ecwid. Aplicando todas as orientações expostas nesse artigo e no primeiro desta série, sem dúvida alguma você irá criar uma loja 100% profissional e funcional. O caminho é longo e trabalhoso, mas é eficiente.

Criar uma loja virtual no Ecwid é realmente uma opção válida, visto que a ferramenta está com os requisitos essenciais para a criação de uma loja online padronizada, ou seja, bem aceita pelo público brasileiro, integrada ao PagSeguro e Correios.

Creio que verdadeiramente valha a pena o empreendedor testar os recursos do Ecwid, já que pode ser a ferramenta apropriada para os objetivos do seu negócio.

É isso!

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

54 comentários em “Crie uma Loja Virtual completa com PagSeguro e Frete dos Correios”

  1. Boa tarde,

    Estou em fase de decisão pelo inclusão ou não, da Ecwid, num site de um cliente.
    Uma questão:
    – Sabe modificar o minicart da ecwid, numa plataforma wix?

    O minicart por defeito é enorme, já para não falar da estética (mas isso…).

    Caso me possa ajudar agradeço.

    Cumprimentos,
    Luís Pais

    Responder
  2. Coloquei o endereço do meu dominio em outra plataforma como “localização da loja”, mas a aparência continua da página da outra plataforma.
    Quando crio a loja ela já tem um endereço que eu posso divulgar? Como voltar atrás agora?

    Responder
  3. Gabriel, tudo bem?
    excelente esse tutorial, e Louvável a sua atenção em responder as pessoas.
    Minha duvida é o seguinte: É possível praticar dropshipping com o ecwid?
    Eu gostaria de aproveitar a pagina para vender produtos nacionais e locais (com estoques físicos) e também produtos importados, de outros sites.

    Responder
    • Olá Isac,
      Eu sinceramente não sei se é uma ferramenta recomendada para dropshipping, mas você pode tentar. Tudo que você precisa é de uma estrutura logística para esse tipo de negócio.
      Abraço.

      Responder
  4. Boa tarde Amigo!
    Muito bom seu site e suas explicações.
    Mas me tira uma dúvida, estou fazendo uma simulação com vários produtos e aparece esta msg “A taxa de envio não é exacta até que você defina o seu endereço.”
    O que será que pode ser??
    As configurações estão corretas!!

    Obrigado!

    Responder
    • Olá Fabrício,
      O cálculo do frete é feito baseado no peso do produto. No momento que se adiciona ou edita um produto a opção ‘peso’ aparece.
      Abraço.

      Responder
  5. Gostaria de saber o custo para abrir um site como este
    preciso mudar sempre de produto é possivel?.
    tem mensalidade ou só o serviço de criação?
    meu telefone 11 9 63939639 – whatzapp

    obrigado

    Responder
  6. Olá, estou construindo meu site, e fazendo simulações.
    Está aparecendo a cobrança de PORTES. Como faço pra eliminar isso?

    Obrigado
    Marcos

    Responder
    • Olá Marcos,
      Não conheço essa cobrança. Vá no seu painel administrativo e veja a guia ‘Taxas’, talvez haja alguma taxa configurada ali.
      Abç.

      Responder
  7. Olá, bacana o site, não conhecia.

    Eu tenho uma dúvida (na verdade várias, mas por enquanto essa basta). A minha intenção é possibilitar que visitantes paguem por palestras e minicursos, ou seja, nada de frete ou algo do tipo. Além disto, seria muito interessante que a compra de palestras já sirvam como inscrição, informando quais e quantas palestras escolheram. E então, este serviço, somado ao PagSeguro, atenderiam as minas necessidades? Ah, e também só venderemos palestras e minicursos pelos próximos 3 meses e nada além. Poderia me indicar uma solução viável?

    Abraço.

    Responder
    • Olá Willis,
      O que você precisa é de uma plataforma de venda de cursos online. Te indico o excelente material do Bruno Ávila.

      Comece assistindo o vídeo a partir dos 3 minutos.

      Abraço.

      Responder
      • Gabriel, obrigado pela rápida resposta.

        Erro meu, infelizmente não fui claro contigo. Não quero vender cursos online de minha autoria, o que eu quero é vender inscrições de cursos e palestras que serão realizadas em uma universidade, durante certo evento. Nenhuma relação com curso à distância.

        Em todo caso, achei interessante o link apresentado.

        Abraço.

        Responder
  8. bom dia,
    Eu gostaria de saber como faço para sincronizar a loja virtual com a pagina do facebook?

    eu ja consegui sincronizar porém a loja virtual continua a padrão no facebook mesmo eu ja tendo ela disponivel no site.

    Responder
  9. chateado!
    Não consigo habilitar (frete Gratis) acredito que para isso tenho que criar uma nova transportadora, que também não estou conseguindo criar.
    Agora apareceu uma taxa chamada (portes) em todas as compras realizadas.
    Isso está chateando muito pois estou perdendo vendas.
    espero que me ajude o mais rápido possível.

    Responder
    • Olá Eduardo,
      Para criar frete grátis a partir de determinada localidade, você primeiro precisa criar uma nova zona. Siga os passos:
      No painel administrativo de sua loja, clique no menu Zonas
      Depois em ‘Nova Zona‘.
      Dê um nome ao método de envio.
      Clique em ‘Adicionar País” e escolha ‘Brasil
      Clique em ‘Adicionar Estado” e escolha a localidade (no seu caso será Distrito Federal).
      Pronto. Clique no botão ‘Salve‘.
      Feito isso, vá na guia ‘Envio‘, clique em ‘Novo método‘ e em ‘Selecionar região de envio‘, escolha ‘Distrito Federal‘.
      Agora escolha a Taxa Fixa e prossiga clicando no botão azul. Deixe ‘Quantia: 0,00‘ e dê uma prazo de entrega do produto.
      Por último, dê um nome ao seu novo método de envio.

      Dessa forma, todos os clientes do Distrito Federal não pagarão o frete.
      Espero ter ajudado,
      Abraço.

      Responder
  10. boa tarde, estou testando a ferramenta.
    já criei um produto e na hora que vou fazer a compra do produto na forma de pagamento só aparece por telefone, sendo que adicionei o paypal, pag seguro e transferencia.

    Responder
  11. Tenho uma duvida referente ao gerenciamento de estoque…

    Quando o cliente efetua a compra o primeiro status do pagseguro é: aguardando pagamento. no wix o item só sai do estoque a hora que esse status muda para pagamento aprovado….. com isso, pode acontecer de vender um produto para duas pessoas.

    existe a possibilidade de assim que for pedido o item sair do estoque??

    Obrigado

    Demetrius

    Responder
  12. Olá Gabriel,

    Troquei o WixStore pelo Ecwid, gostei muito, mas estou com uma duvida. Contratei o plano premium Ecwid até 2500 produtos, já está a funcionar no site e facebook. Não estou conseguindo que apareça as categorias na forma de abas horizontais como na demo apresentada pelo site Ecwid.com. Você pode me ajudar? Compare minha loja com a demo do Ecwid, a diferença é que na demo as categorias são representadas também abaixo do campo de busca ao lado da sacola de compras em forma de menu horizontal. Como fizeram isso?

    Grato pela sua atenção,
    Alex.

    Responder
    • Olá Alex,
      Acho que não falei sobre isso no artigo, mas há uma pequena diferença entre uma loja criada pelo aplicativo do Ecwid dentro do Wix e uma loja criada diretamente a partir do site da Ecwid. A loja criada a partir do site matriz tem alguns recursos que o aplicativo não tem e acredito que essa categoria na forma de abas seja uma dessas funcionalidades exclusivas para a loja criada dentro do site da Ecwid. A diferença é bem pouca, mas existe.
      Lembrando que o preço desse plano de 2500 produtos, para uma loja feita diretamente no site da Ecwid, está o dobro do valor que é cobrado no Wix e o pagamento só pode ser feito em dólares.
      Agradeço seu comentário,
      Abraço.

      Responder
  13. Excelente tutorial, a ferramenta é muito intuitiva. Muito obrigado pelo bom trabaho, parabéns! voy compartilhar com tudo mundo que pergunte mara mim.

    Responder
  14. Oi, eu fiquei com uma dúvida:
    eu criei uma página de teste no Ecwid só pra aprender a mexer e me familiarizar antes de criar o site oficial. Escolhi o plano gratuito que dá direito a anunciar apenas 10 produtos, mas enquanto eu fuçava no site, fui clicando no botão ”novo produto” e a lista foi aumentando, e na visualização do site aparecem todos os produtos além dos 10 modelos que já vem prontos no site.
    Então é possível criar mais que 10 anúncios no plano gratuito?

    Responder
  15. Olá, estou com muitas dúvidas sobre esse app… será que você pode me ajudar? Já instalei o Ecwid e configurei conforme suas instruções, mas ainda estou com muitas dúvidas;
    o design da minha loja continuará o mesmo do meu site wix?
    os produtos são cadastrados apenas no Ecwid? tenho as categorias do meu site já criadas no wix, existe uma sincronia ou terei que criar as mesmas categorias no Ecwid?
    todos os links das categorias e subcategorias já estão prontos em minha loja wix… só falta cadastrar os produtos, como é feita essa sincronia entre o wix e o Ecwid?
    Fico no aguardo…
    Obrigada!!!
    Atenciosamente,
    Juliana

    Responder
    • Olá Juliana,
      Essa integração entre o Wix e a Ecwid é apenas para que o aplicativo funcione em um site Wix, mas toda a loja deve ser criada na Ecwid, com categorias, produtos, formas de envios etc, não há como importar isso de uma loja Wix.
      Espero ter ajudado,
      Um abraço.

      Responder
      • Olá Gabriel,
        Obrigada pelo retorno… =)
        Em relação ao design da minha loja wix, continuará sendo o mesmo, cabeçalho e rodapé? ou o design total deve ser re feito no Ecwid?
        Quando instalei o Ecwid surgiu uma nova pagina na minha loja wix, e quando configurei o app, essa página sumiu do menu… e não estou conseguindo visualizar mais. Como o Ecwid aparece em minha loja wix?
        Os produtos cadastrados na loja wix devem ser excluídos antes de cadastra-los no Ecwid?
        Você sabe de outros artigos explicativo referente a esse app que possa me ajudar a entender melhor tudo isso? Estou um pouco perdida ainda…
        Muito Obrigada!!!
        Abraço,
        Juliana

        Responder
        • Olá Juliana,
          Sim o cabeçalho e o rodapé continuarão os mesmos.
          Veja se a página do Ecwid não está ‘oculta’ no menu ou você pode não ter salvado a alteração.
          Os produtos na loja Wix não precisam ser excluídos, como eu disse, não há ligação de produtos entre o Wix e a Ecwid.
          Recomendo que use a conta grátis do Wix e do aplicativo Ecwid para ir testando todas as funcionalidades tanto do Wix, quanto do Ecwid, e ver se são compatíveis com suas necessidades, para só depois pensar em adquirir um pacote pago.
          Grande abraço.

  16. Bom dia,
    Gostaria de saber se no ECWID há a possibilidade de traduzir as informações dos produtos, mudar a moeda de comercialização, forma de envio entre outros para que eu possa também exportar para outros países.

    Responder
    • Fala Leonardo,
      Sim, é possível traduzir as informações dos produtos, escolher uma moeda padrão (não é possível ter mais de 1 moeda na loja) e definir as formas de envio, que podem ser: U.S.P.S, UPS, Fedex, Australia Post, Canada Post, EMS Russian e Correios (Brasil), além de você mesmo poder criar sua própria forma de envio.
      Espero ter ajudado,
      Abraço!

      Responder
  17. Olá, fiquei com uma dúvida, vi que a ECWID é paga, mas ela é um aplicativo que pode ser usado na WIX, e a WIX para ter um e-commerce precisaria pagar também para ter todas as vantagens, eu teria que pagar os dois? Como funcionaria isso? Obrigado pela ajuda

    Responder
    • Olá Anderson,
      Sim a ECWID é paga, mas você não precisará contratar necessariamente o plano eCommerce do Wix, pode ser o plano Combo, que vai permitir que você conecte um domínio e remova os anúncios e é mais barato.
      Ao contratar os planos da ECWID, toda a sua loja ficará no servidor do ECWID, mas é preciso assinar um plano no Wix para que a loja não fique com sub-domínio e com propagandas.

      Espero ter ajudado,

      Abraço!

      Responder
  18. Oi Gabriel, tudo bem?
    Seu blog tem me ajudado bastante, obrigada!
    Gostaria de sua ajuda, você sabe me dizer qual o e-mail que faz atendimento do Ecwid para brasileiros? Porque não estou mais recebendo a atualização do PagSeguro no Ecwid referente a compensação do pagamento. Recebo o pedido certinho no Ecwid, mas depois não atualiza quando o pedido é pago! Entro no PagSeguro e vejo que o cliente já pagou, mas no Ecwid aparece. Pode me ajudar? Obrigada, Aline.

    Responder
  19. Bom dia amigo, estou entrando no ramo agora com criação de site, e gostaria de saber se essa ferramenta se integra ao meu site feito pelo(a) WIX.COM, pois vi o tutorial mas não percebi explicações sobre essa parte.

    Já fiz meu site, e agora procuro uma ferramenta boa para uma loja virtual, pois não entendi ainda como fazer isso.
    Obrigado !

    Responder
    • Olá Ederson,
      Sim, ela está no Wix App Market, você provavelmente não conferiu a primeira parte do tutorial, onde mostro como adicionar essa ferramenta ao seu site.
      Veja a 1ª parte aqui.

      Obrigado pelo comentário,

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário