Dica Empresarial: Valorize seu Mercado Local

Ampliar o campo de atuação da sua empresa e conquistar novos mercados, sem dúvida é um dos principais objetivos na hora que surge a ideia de criar um site para o seu negócio. No entanto, é importante levar em consideração a realidade do seu nicho, ou seja, considerar a sua clientela que, no geral, são pessoas da região, caso você seja uma micro ou pequena empresa. As pessoas sentem mais confiança em “serviços especializados” ou aqueles mais próximos de sua residência.

Mercado regional

A níveis de pesquisas na internet, um indivíduo que more no Rio de Janeiro e que esteja buscando “serviços de assessoria jurídica“, por exemplo, certamente irá dar prioridade para as empresas que estejam localizadas no RJ.

Isso é tão verdade que o próprio Google reconhece a importância da busca local, onde seu mecanismo seleciona os resultados locais para serem exibidos em destaque, conforme a região do usuário web.

É exatamente esta a realidade que o empreendedor deverá considerar quando estiver criando o conteúdo do seu site, reforçando nos textos ou nas opções de contato, sua atuação local.

Conquistar novos mercados sim, porém dentro das suas possibilidades

A recomendação é começar a explorar a clientela do seu bairro e depois ir aumentando gradativamente para a região da cidade, depois município e assim sucessivamente.

Por exemplo, uma Gráfica que atue em todo o Centro da cidade do RJ, então ela deixa a seguinte informação no site:

Gráfica especializada, atuamos em todo o Centro – RJ” – Ela terá grandes possibilidades de dominar a maior fatia de clientes desse bairro. Pois como foi falado, as pessoas dão preferência aos serviços mais próximos de sua localidade e consequentemente, essa localização avizinhada, transmite uma ideia implícita de rapidez, comodidade e eficiência na cabeça do seu potencial cliente.

O empreendedor poderá indagar: “Mas a minha empresa atua em várias regiões da cidade…”. Sim, mas são em TODAS as regiões? É preciso deixar claro para o seu potencial cliente quais são suas áreas de atividade. Afinal, sua empresa tem logística para atender toda a cidade? Por isso você precisa pensar em expansão de mercado levando em consideração os limites e possibilidades do seu negócio.

Voltando ao exemplo da Gráfica, ela poderia informar:

Gráfica especializada, atuamos no Centro, Zona Norte e Zona Sul” – Desse modo, os clientes dessas regiões saberiam que sua empresa atende as suas localidades.

Deixar essas informações claras, aumenta sua chances de sucesso no contato de novos clientes regionais e evita frustrações para aqueles clientes que não estejam na sua área local de atuação.

Conclusão

Não adianta querer ser referência nacional no seu nicho de mercado se você ainda não explorou seus clientes mais próximos. Além do mais, você precisa cogitar os limites da sua empresa, não oferecer aquilo que não pode dar, para não acabar frustrando seus potenciais clientes.

É isso!

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Como adicionar uma Landing Page em um Site existente

Fechar