Como disponibilizar um Arquivo para download no Wix

Para determinados tipos de sites, disponibilizar arquivos para download, muitas vezes se faz necessário. Esse é um meio muito útil de diversificar os recursos do site, melhorando a experiência do usuário e buscando atender suas necessidades. Isso é devido ao fato de que em alguns sites, deixar um arquivo para download ( caso seja necessário), pode estreitar ações em que, para outros casos, seria necessário um caminho um pouco mais longo.

Exemplo: Para um site de eventos festivos onde um visitante/cliente possa preencher um formulário de orçamento, bastando que ele faça o download do documento no site.

Logicamente, o site poderia oferecer um formulário de orçamento diretamente na página, agilizando o envio do formulário. Contudo, a opção de baixar o material de orçamento, permite maior liberdade de ação do cliente, onde ele pode completar o formulário em alguma outra hora ou pode também imprimir o documento e fazer esse preenchimento com o auxílio de outras pessoas envolvidas no planejamento de seu evento.

Além disso, existe a possibilidade de deixar tanto um formulário de orçamento na página como também um arquivo (formulário) para download.

Essa foi apenas uma ilustração da utilidade de um arquivo baixável, claro que poderá ser usado em diversas outras situações e para vários outros formatos, como por exemplo:

  • Textos do Word
  • Ebooks em PDF
  • Tabelas do Excel
  • Apresentações do Power Point
  • etc

Como disponibilizar o arquivo

Veja como é simples habilitar este recurso.

1. Selecione um texto, imagem ou botão para fazer a linkagem e escolha a opção “Documento“:

2. Clique dentro do campo “Escolher arquivo” :

arquivos download

3. Na próxima tela, você pode enviar um arquivo do computador, clicando no botão “Upload de Mídia” ou escolher um arquivo da Galeria de Documentos.

Por fim, basta clicar no botão “Adicionar à página“:

4. Após selecionar o arquivo, clique novamente no botão OK para finalizar:

5. Agora basta posicionar os arquivos dentro da página.

Clique aqui e veja o exemplo acima.

É isso! Agora você pode deixar mais essa opção disponível nas páginas do seu projeto.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

29 comentários em “Como disponibilizar um Arquivo para download no Wix”

  1. Olá! Eu criei um site no Wix, quero colocar artigos e e-bok no formato PDF para baixar de graça.
    Em que local eu faço isso? Eu entendi como fazer mas não entendi qual é a aba. Seria na aba lojas? Ou tem como eu adicionar uma aba pra isso?

    Responder
  2. Boa tarde, preciso abrir um campo em contatos para que os usuários possam em enviar arquivos (no caso currículos) . Como fazer? Obrigada

    Responder
    • Olá Cristiane,
      O Wix possui um formulário avançado gratuito que permite que os usuários enviem arquivos para o site. Veja este post aqui.
      Também há outras opções de contato fora do Wix. Nesse caso, você criaria uma página com um link que iria direcionar o visitante para a página do formulário. Veja este Cognito Forms. Aqui vai um exemplo de formulário que fiz no Cognito Forms. O Cognito é mais robusto e mais completo, mas há um limite de envio mensal, sendo necessário assinar um plano pago para ter mais recursos.
      Escolha o que melhor lhe atender.
      Abraço.

      Responder
  3. Bom dia. É possível eu ter arquivos de vídeo aulas para o aluno acessar apenas com a senha ? Não quero que ele baixe o conteúdo, apenas visualize as aulas online

    Responder
    • Olá Sulamita,
      Você pode criar páginas protegidas por senhas. Mas faça testes e veja se essa funcionalidade vai atender sua necessidade. Caso contrário, recomendo tentar outras plataformas, como o Hotmart, por exemplo.
      Abraço!

      Responder
  4. Olá, preciso criar um site, aonde disponibilizaremos um campo para que o visitante filtra o que ele precisa e faça o download de um determinado arquivo. Como posso fazer?
    Desde já, grata pela atenção.

    Responder
  5. Olá!
    É possível controlar quantas vezes um determinado arquivo disponibilizado foi baixado pelos visitantes? (Sem que eu peça seus respectivos e-mails)

    Responder
  6. Boa Noite! É possível eu escolher as pessoas que vão acessar esse arquivo? Ou deixa-lo em uma pagina oculta, e só para quem eu enviar o link poderá acessar?

    Responder
  7. Boa Noite! Gostaria de saber se consigo disponibilizar um PDF com senha no botão. É possível? Eu não queria colocar senha no documento, mas sim no botão somente.

    Obrigada!

    Responder
      • Olá Gabriel.
        Estou com projetos de aumentar meu site para ter alguns cursos e para isso, quero disponibilizar alguns materiais gratuitos para aumentar meu numero de e-mails de contatos.
        Só que quero disponibilizar o material mediante cadastro, como é feito isso?
        Abraços,
        Maria Lucia

        Responder
        • Olá Maria,
          Você pode usar o MailChimp para capturar emails dos seus visitantes e oferecer-lhe algo em troca. Neste artigo eu criei um extenso tutorial ensinando a mexer e configurar essa ferramenta.
          Abraço!

  8. Oi. Eu preciso disponibilizar as vezes alguns arquivos em PDF e utilizo o googledrive para isso ou o dropbox, pq preciso de um link direto. Mas esses dois não me mostram qtas pessoas baixaram o arquivo que disponibilizei.
    Existe algum outro serviço que me ofereça link direto para download e que também mostre qtos downloads foram feitos?

    Responder
    • Oi Carla,
      Eu realmente não conheço algum serviço com essa característica, na verdade, não sei se existe.
      Obrigado por comentar,
      Um abraço.

      Responder
  9. Tenho uma duvida.

    tenho uma seção de ebook no meu site, mas antes do download, gostaria que a pessoa preenchesse um formulário com nome e e-mail, tem como eu fazer isso pelo wix?

    meu site ja esta montado pelo wix.

    Responder
    • Olá Felipe,
      Somente usando o Aweber ou outro programa semelhante será possível ter essa função, onde você deixará um campo (email) para que o visitante insira e depois clique no botão que redirecionará para a página do ebook.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário