Dica Empresarial: Design, um ponto crucial

A primeira impressão é a que fica? Essa é uma questão divergente, mas no mundo do Webdesign, certamente a primeira impressão é a que determina a permanência ou não do visitante na sua página. Eis aí um ponto de fundamental importância para o bom desempenho do projeto. O Design é responsável por transmitir a primeira impressão do site e essa impressão acontece muito rapidamente, além de estar intimamente ligada à confiança. Segundo estudos, você tem apenas 8 segundos para que um visitante confie no seu site, caso contrário, tudo poderá vir por água abaixo.

OBS: Não confunda “Design” com “Designer“. Design é a arte e Designer é a pessoa, o profissional da arte.

Mas o que vem a ser o Design?

Ao pé da letra, seria o desenho, os traços do projeto. Na criação de sites, está relacionado às cores, ao template e à disposição dos elementos. Essa área é tão importante que, segundo uma pesquisa, 94% das pessoas deixam de confiar num site justamente por causa de um design mal trabalhado.

Qual a dica para um bom design?

Um bom design precisa estar em harmonia com o seu negócio, numa ligação entre a identidade visual da sua empresa e a loja física. Isso inclui cores e fontes, aos quais não devem ser distintas ou variadas. Um site com mais de 2 tipos de fontes diferentes pode fazer uma grande confusão na cabeça do visitante.

Seja direto

Para a organização dos elementos, seja objetivo. Quanto maior o número de itens dispostos na página, mais concorrência pela atenção do visitante terão entre si. O grande problema de inserir informações demais nas páginas ( principalmente a inicial) é que a chance de conversão diminui drasticamente, resultado da avalanche de escolhas que o usuário precisa fazer. Transmita a informação necessária e não todos os dados sobre o seu negócio ao mesmo tempo.

Melhore com o tempo

O design de um site não precisa ser finalizado imediatamente. É recomendado ir trabalhando-o e moldado sua estrutura, utilizando-se de seu bom senso e suas próprias percepções. Com o passar do tempo, certamente você, mesmo não tendo noções de design, será capaz de discernir entre o que é apropriado e o que é desnecessário dentro do seu projeto. Ter um feedback do usuário também é uma ótima forma de moldar a estrutura do site.

Conclusão

Na dica rápida de hoje, você viu o quanto é relevante e valoroso o design do site. Ele é uma pequena ponte que faz toda a diferença no momento que o visitante chega ao site até os segundos que ele tem para decidir se vai ficar e conhecer seu trabalho ou vai voltar à pesquisa nos buscadores. Essa ponte é uma realidade e o empreendedor precisa estar ligado e reservar um pouco de dedicação nessa etapa.

É isso!

Deixe as dúvidas nos comentários!

Deixe um comentário