Como Adicionar a Pesquisa Personalizada do Google

“Há males que vem para o bem”. É com esse famoso e antigo provérbio que começo esse artigo, referindo-me ao fato do Wix ainda não possuir um sistema de busca. Sabemos o quanto é importante ter um mecanismo de pesquisa no site, sabemos também que a equipe de desenvolvedores do Wix vem trabalhando firme para logo em breve lançar a caixa de Pesquisa para sites Wix, visto que esse é o recurso prioritário na lista de desejos dos usuário Wix.

Mas enquanto esse lançamento não acontece, podemos implantar soluções um tanto paliativas, porém, eficazes, como já foi mostrado aqui no artigo “Busca no Wix: adicione um Caixa de Pesquisa no seu Site“. No post citado, eu ensinei como inserir um mecanismo de pesquisa do Google, com uma caixa pré-estilizada, bastando o usuário baixar os códigos e editar alguns termos.

Nesse tutorial, vou mostrar como adicionar uma Pesquisa Personalizada do Google com o site já integrado à ferramenta, não havendo necessidade de alteração de códigos.

Ninguém possui maior autoridade que o Google quando o assunto é pesquisa na internet. E por que não deixar que o melhor mecanismo de busca da web cuide da pesquisa do seu site? Agora acho que você entendeu porque comecei o artigo citando aquele provérbio.

Veja este exemplo prático do funcionamento da pesquisa personalizada do Google (está no meio da página).

O Google disponibiliza os recursos de seu poderoso algorítimo para todo e qualquer desenvolver implantar em seu website. Adicionando essa ferramenta em seu projeto, você estará criando uma experiência de pesquisa que exibe os resultados mais relevantes a seus visitantes, melhorando também, a boa experiência do usuário para com o seu site.

Como implementar a ferramenta

Siga os passos e veja como adicionar a Pesquisa Personalizada do Google.

1. Acesse o endereço do Mecanismo, aqui.

2. Clique no botão grande azul: “Fazer login no Mecanismo de Pesquisa Personalizado“:

Entre com sua conta:

Pesquisa Personalizada do Google

3. Insira o endereço no campo “Sites a Pesquisar“, defina um idioma e clique em “CRIAR“:

4. Na próxima janela, clique no botão “Painel de Controle“:

5.  Nesse painel, é possível alterar as configurações de aparência, indexação etc.

Na aba “configurações básicas“, uma opção relevante é a Pesquisa de Imagens, importante estar marcada dependendo do tipo de site:

6. Na guia “Ganhe dinheiro“, caso você tenha uma conta no Google Adsense, você poderá marcar essa opção e ganhar dinheiro toda vez que um usuário clicar num anúncio que aparece junto aos resultados de pesquisa. É preciso que você esteja logado com a conta do Adsense para que a opção “Monetização do mecanismo de pesquisa” apareça:

7. Na guia “Administração“, você pode adicionar mais de um administrador, para que um outro usuário insira novos sites como resultados de pesquisa:

Na Indexação é muito útil para sites novos, permitindo que você mesmo envie seu site ao Google e facilite sua indexação.

8. Na sessão “Aparência”, escolha o tipo de janela ao qual serão apresentados os resultados. Minha recomendação é o estilo “Hospedado pelo Google” e selecionar “abrir Nova janela“:

9. Na guia “Temas“, são exibidos alguns temas pré-estilizados. Escolha um que melhor combine com seu template e clique em “Salvar“:

10. A guia “Personalizar” possibilita que o usuário faça alterações como: cores de borda, cor do botão etc:

11. Na guia “Miniatura“, marque a opção “LIGADO” para que os resultados sejam exibidos com imagens das páginas.

Adicionando uma Logo

A pesquisa personalizada permite que seja inserido uma logo do seu site, ao invés da logo do Google.

12. Para isso, clique a opção “Aparência“, depois na guia “Personalizar” e em “Logotipo“:

13. Agora insira a URL do logotipo, a URL do seu site e o tamanho que o logo deverá ser. Terminado, clique em Salvar:

14. Quando terminar de fazer todas as alterações, clique no botão “Configuração” e em seguida “Obter código“:

15. A última etapa é copiar esse código e colar na área HTML do seu site Wix, se você não sabe como fazer esse procedimento, leia o post sobre “Como adicionar códigos HTML“.

Recomendo escolher um local estratégico para inserir o seu campo de pesquisa.

A pesquisa personalizada do Google serve para qualquer tipo de site?

A princípio sim, porém, nem para todo tipo de site esse mecanismo do Google é interessante. Um site que é estritamente corporativo, onde o objetivo principal seja a divulgação/apresentação do negócio, ter uma pesquisa do Google pode ser desnecessário, por não ter muito conteúdo para ser pesquisado e também por não ser bem visto, levando em conta o design do site. As percepções de um internauta são muito sensíveis no mundo da internet e mínimos detalhes são inconscientemente levados em consideração.

Para ficar mais claro, vou exemplificar um site que eu não colocaria uma pesquisa personalizada e outro que o mecanismo de busca do Google se faz necessário, já que este último possui um pouco mais de conteúdo.

  • Site sem uma real necessidade de campo de pesquisa personalizado (corporativo).
  • Site em que a pesquisa personalizada cairia muito bem (+ conteúdo).

Conclusão

Mecanismo de pesquisa é um item fundamental em todo projeto de website, pois facilita a navegabilidade, fazendo com que o usuário encontre o que busca de uma maneira muito mais fácil.

A pesquisa personaliza apresenta uma aparência mais amigável e tem um desempenho muito bom quando mostra os resultados de busca.

Enquanto o Wix ainda não disponibiliza uma ferramenta genuína do próprio Editor, usar a Pesquisa Personalizada é uma saída extremamente eficaz, visto que a qualidade e poder de busca do Google é indiscutível. Mesmo não tendo um campo de pesquisa próprio do site, seu visitante irá valorizar o site, pois ele irá perceber que o mesmo se encontra completo e profissional.

É isso!

Havendo dúvidas, comente abaixo.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

12 comentários para “Como Adicionar a Pesquisa Personalizada do Google”

  1. Por Carlos

    Responder

  2. Por Guinho Battisti

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Desiree

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

      • Por Desirée

        Responder

  4. Por Fabricio

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  5. Por Leônidas Aires

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  6. Por Rafa Santos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
criar
Conselhos para ter um Site bem organizado – Parte 3

Fechar