Como criar um Menu Vertical no Wix

A navegabilidade de um website, na maioria das vezes, é um fator determinante de experiência do visitante. Quanto mais fácil, objetivo, exposto e funcional for navegar, melhor será para o visitante, que não precisará ficar procurando ou tentando encontrar elementos na página, e com tudo ao seu alcance, ele terá uma experiência positiva com o site.

Lembrando que nenhum leitor gosta de ficar fuçando uma página procurando itens básicos, e quanto mais rápido ele encontrar o que procura, mais tempo e disposição terá para ler e conhecer os serviços que você tenha a oferecer.

Por que  criar um menu vertical?

Além do motivo descrito acima, um Menu vertical também é interessante para expor mais alguns serviços e assuntos que não tenham sido mostrados no Menu padrão.

Mas você também pode usar o Menu vertical como sendo o principal e único, excluindo o Menu padrão do template.

Porém, se for inserir apenas o Menu vertical no site, deixe-o em um local de destaque, os mais comuns são os lados esquerdo ou direito da página. Se for usá-lo como um Menu auxiliar, ou seja, em conjunto com o Menu padrão do template,  qualquer lugar que julgar interessante servirá.

Como criar um Menu vertical

O Wix ainda não permite, por padrão, adicionar um Menu vertical. Mas este pequeno contra-tempo pode ser facilmente solucionado através dos botões.

Mãos à obra!

Primeiramente, gostaria de deixar um exemplo desta aplicação, através do template que criei. Perceba que o Menu vertical deste template, se encaixa perfeitamente no objetivo descrito anteriormente: mostrar mais opções de serviços ao visitante.

Clique aqui e confira.

Menu vertical wix

Veja como é simples adicionar um Menu Vertical:

Como o Editor do Wix aberto, clique no botão “Adicionar” >> “Botões e Menus” >> “Botão Padrão“.

No botão que foi adicionado, você precisa estilizá-lo. Estilizar é trocar cores, tamanhos, efeitos, sombreamento etc…

Menu vertical Wix

Quando terminar de aplicar os estilos, basta deixar o botão selecionado e dar um CTRL + C e CRTL + V. Faça isso até ter o número de botões que desejar:

Menu vertical com o wix

Agora basta alinhá-los uniformemente, arrastando com o mouse e usando as setas do teclado para maior precisão.

DICA: Vou dar uma dica que poucos usuário do Wix conhecem. É a opção “Alinhar e Organizar“: quando terminar de alinhar os botões, use o alinhamento de elementos do Wix. Para isso, selecione o primeiro botão, mantenha pressionado a tecla CTRL e termine de selecionar com o mouse os outros botões, clicando em cada um deles.

Quando tiver tudo selecionado, clique sobre eles e selecione “Configurações“:

Wix menu

Na janela “Alinhar e Organizar” que abrir, escolha a opção “Ambos“, como mostra a imagem:

alinhar menu wix

Isso fará com que os elementos se alinhem exatamente iguais.

Exemplos

Como sempre, criei alguns exemplos de aplicação para que o usuário possa ver o funcionamento online.  São menus simples, mas que servem pra dar uma melhor noção.

Clique aqui para ver exemplos criados no site de testes do Criar Site Wix.

Conclusão

Um Menu vertical é de grande valia se aplicado corretamente e com bom senso. Ele é útil para os casos de sites que tenham um pouco mais de conteúdo e queiram exibir na primeira página, servindo como um “menu auxiliar”.

Também pode ser usado como menu principal, mas lembre-se, se for utilizar um Menu vertical como sendo o principal, remova o menu padrão do site e configure o Menu vertical para ser exibido em todas as páginas. Não exiba dois menus com os mesmos links e nomes ao mesmo tempo, isso suja a imagem do site e o deixa com aspecto amador.

Importante o usuário saber, que ao criar um Menu vertical, são infinitas as possibilidades de estilização e organização, assim como todo o processo de  criação de sites no Wix.

É isso!

Espero que este tutorial tenha servido como mais uma opção para deixar seu site Wix cada vez mais profissional!

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

2 comentários para “Como criar um Menu Vertical no Wix”

  1. Por Reginaldo

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
jimdo
Jimdo: Veja análise completa do Construtor

Fechar