Aprenda a usar a Ferramenta de Monitoramento SEO do Wix

Recentemente o Wix implementou um recurso que permite ao usuário analisar as configurações de SEO do seu site, é a Ferramenta de Monitoramento SEO.

Essa ferramenta verifica se as configurações SEO da homepage estão corretamente preenchidas em razão de uma determinada palavra-chave. Essa palavra-chave deverá se basear no seu nicho de assunto.

Ferramenta SEO WIX

Por exemplo, se o seu site for um site de Advocacia e você quer saber se a palavra-chave “Advogados SP” está bem relacionada à sua homepage, basta digitar essa palavra-chave na ferramenta e submeter o site à analise e em poucos segundos ela retornará com um relatório simples porém muito útil, que informará a situação do site em relação ao termo pesquisado, recomendando, inclusive, quais as alterações que devem ser feitas para melhorar o SEO.

A ferramenta faz uma análise com foco na primeira página do site, mas também faz uma breve análise de todo o site, na opção “Full Site Report”. Recomendo que a análise da homepage sirva como um “exemplo de configuração ideal” que pode ser seguido por todas as outras páginas.

Como usar

[ATUALIZAÇÃO: A partir de Agosto/2013 a ferramenta passou a ser 100% em português.]

É preciso estar logado.

Após fazer login, seu site já aparecerá. Caso tenha mais de um site, selecione para qual deseja fazer o monitoramento. Para isso, clique no link “Change Site“:

Ferramenta Seo do Wix

Agora insira as palavras-chave relacionadas ao seu site. Se você não sabe quais termos usar para fazer a análise, utilize a Ferramenta de Palavras-chave do Google Adword e encontre as palavras pertinentes ao assunto do site. Para saber mais como usar essa ferramenta no Adwords, clique aqui e assista um vídeo rápido.

Insira as palavras-chave nos campos 1 e 2 da segunda etapa ( Insert Search Phrases). Recomendo que no campo 1 você insira uma palavra-chave curta e no campo 2, uma palavra-chave de cauda longa (frase).

Vou exemplificar a ferramenta baseado no site de Advogados que fiz como template no Wix. No campo 1, vou inserir a palavra-chave “advogados sp” e no campo 2, uma palavra-chave mais extensa (cauda longa) “escritório advocacia em sp”. Ambas são palavras-chave muito buscadas no Google para este nicho:

Ferramenta do Wix

Para ver as estatísticas, basta clicar no botão “Get Report” e aguarde o resultado:

Ferramenta monitoramento SEO

Analisando os resultados

Alguns segundos depois a ferramenta traz os resultados da análise, vejamos cada uma delas:

Título

Para os termos de pesquisa analisados, o meu site teve bons resultados. O monitor mostra que as palavras-chave “Advogados SP” e “Escritório de Advocacia em SP” estão inseridas no título da minha home:

Monitoramento Wix SEO

A primeira análise verifica o cumprimento do título, que deve ter até 70 caracteres. A segunda verifica se as palavras-chave estão no título. Caso não estejam ou algum dos termos pesquisados esteja ausente, ele mostrará uma mensagem dizendo que você precisa inserir alguma palavra-chave.

Descrição

Na meta descrição os termos pesquisados não tiveram bons resultados. Apenas uma das palavras-chave foi encontrada na descrição. Perceba que o segundo campo exibe uma mensagem de alerta “Attention“, avisando que um dos termos não está na descrição da minha home e sugere que eu corrija o problema adicionando a palavra-chave na meta description da página. Observe:

Ferramenta Wix SEo

 Meta tag H1

Esta opção faz uma análise na sua página inicial para verificar se o conteúdo da home contém a tag H1. Se tiver, ela retorna 3 constatações: a primeira verifica se a página contém o H1, a segunda se o tamanho do H1 está correto e a terceira, a mais importante, verifica se o H1 encontrado na página corresponde aos termos de pesquisa digitados.

No caso do meu exemplo, o H1 foi encontrada na minha home como “Advogados SP“. Porém, a ferramenta recomenda que o meu H1 seja maior, contendo todos os termos de pesquisa analisados, ou seja, para ficar tudo OK, o meu H1 teria que ser: “Escritório de Advocacia em SP Advogados SP“.

A frase H1 sugerida pode estar sem problema algum na home, portanto que esteja dentro de um contexto coerente, não insira palavras-chave em suas páginas que não estejam contextualmente relacionadas, isso deixa o visitante confuso, o site com aspecto desorganizado e o Google vendo negativamente.

Ferramenta SEO do Wix

 Imagens (Tag ALT)

Esta opção verifica se as imagens da página contém os termos pesquisados. Ela retorna a informação de quantas imagens contém na home page (inclusive imagens de galerias) e faz uma análise de quantas vezes as palavras-chave pesquisadas aparecem na tag ALT (Alt Text) de cada imagem.

No meu exemplo, o termo “Advogados SP” foi encontrado 1 única vez nas 13 imagens existentes na home page. Em seguida, a ferramenta alerta que o outro termo de pesquisa “Escritório de Advocacia em SP“, não aparece em nenhuma imagem e sugere que seja inserido em algumas.

Ferramenta Seo Wix

Análise Completa

Clicando na opção “Full Site Report“, a ferramenta retorna uma análise de todo o site, informando número total de páginas, quantidade de palavras e a densidade das palavras-chave em todo o site. Vejamos a imagem:

Ferramenta de Seo do Wix

Veja como configurar cada opção no post: Como otimizar suas páginas no Wix.

Conclusão

A Ferramenta de Monitoramento SEO do Wix é uma verdadeira mão-na-roda para os usuários do Wix. Não há nenhuma outra ferramenta que seja tão útil para os usuários quando se trata de SEO para sites Wix. Até porque, a ferramenta está integrada com a conta do usuário, possibilitando maior flexibilidade ao analisar o site, você precisa apenas digitar os termos de pesquisas inerentes ao seu negócio/assunto e ela retorna com os dados da análise, com estatísticas e sugestões para a melhoria do SEO de suas páginas.

Recomendo que o usuário Wix se familiarize com a ferramenta e escolha umas 2 boas palavras-chave para analisar e em seguida, trabalhar elas no site. A ferramenta SEO do Wix não é para ficar testando tudo que é palavra-chave relacionada ao assunto do seu site, mas sim para orientá-lo a aplicar corretamente as melhores palavras-chave no site e na primeira página. Aí depois basta seguir o modelo e aplicar a mesma técnica para as outras páginas do site, com outras palavras-chave.

Como já disse no começo do artigo, a ferramenta está em inglês, mas você pode usar o tradutor do Google Chrome para ter melhor noção dos resultados e sugestões.

Utilize a Busca Personalizada em seu site para ver como está aparecendo a configuração SEO do site e das páginas.

É isso.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes, se tem dúvidas, comente e tentarei ajudar.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
imagem
Adicionando e editando Imagens no Wix

Fechar