5 dicas de como escolher um bom Nome de Domínio

Um dos maiores dilemas para quem está criando um site é a escolha do nome de domínio. Muitos usuários preferem sempre adiar esse desafio, deixando a decisão para a “última hora” e acabam fazendo a escolha de um nome pouco estudado, pesquisado e trabalhado, o que pode agregar prejuízos muito mais sérios para o sucesso da empresa/site do que comumente se pensa.

O Wix oferece domínios grátis para quem é usuário Premium, essa condição pode trazer uma certa “pressão” para que o mesmo seja registrado logo, e cai exatamente na situação descrita no parágrafo anterior.

Por isso é muito importante analisar, pesquisar e, por fim, chegar a um bom nome de domínio.

Como escolher um bom Nome de Domínio

Para ajudar o usuário nessa escolha tão importante, selecionei algumas dicas recomendadas por especialistas, consultores, Sebrae e empresas de hospedagens, veja abaixo.

1- Escolha um domínio exclusivo, evite cópias

Como escolher um bom Nome de Domínio

Um dos erros mais grosseiros que muitos empreendedores cometem é tentar plagiar domínios de sites conhecidos e de sucesso. Essa tática acaba sendo prejudicial a longo prazo, já que é o site pioneiro que levará o mérito, ganhando visitas e clientes.

Pense no nome de domínio como uma identidade. Única e exclusiva, segura o suficiente para ser divulgada e encontrada nos buscadores.

Lembre-se que dificilmente um pessoa irá digitar o endereço completo do site no navegador , mas sim lembrará do nome e irá pesquisar no Google. Se o nome de domínio estiver seguindo as condições acima, certamente será o primeiro nos resultados de buscas.

2 – Escolha um domínio que esteja relacionado à sua atividade: inclua palavras-chave

Como escolher nome dominio

É bem verdade que o simples fato de um site ter uma palavra-chave incluída no domínio, não garante que este será bem posicionado nos buscadores, isso vai depender de todo um trabalho de SEO. Mas é certo que este mesmo fato irá descrever claramente do que se trata a atividade do site. Por exemplo, você não tem dúvida do que é comercializado no Ingressofácil.com, ou tem?

Recomendo que utilize a Ferramenta de Palavras-chave do Google, para saber quais palavras-chave se relacionam melhor com seu negócio.

3 – Atente-se a nomes curtos e, se possível, criativos

Um nome de domínio curto facilita a memorização, mas devido à expansão da internet, pode se tornar algo genérico. Daí a importância de se criar um nome curto e criativo. Tente criar um nome curto, criativo e ligado a sua atividade.

Ex: wimoveis.com.br – curto, criativo e ligado ao setor de imóveis.

4 – Crie um domínio fácil de entender

Se você pretende divulgar o site também fora do ambiente virtual, saiba que grande parte dessa divulgação será auditiva. No rádio, telefone, conversas etc. Portanto, evite criar domínios de difícil compreensão sonora, como é o caso de nomes fonemas homófonos, aqueles que são falados da mesma maneira e escritos de formas diferentes (celacerta.com – selacerta.com).

Evite também nomes com escrita complicada, como domínios com números e língua estrangeira.

Ex: clean4arquitetura.com.br (diz-se: clianfóurarquitetura, imagine alguém buscando esse domínio no Google, a dificuldade que teria para encontrar o nome correto…).

5 – Prefira domínios com extensões usuais: .COM ou .COM.BR 

dominios

Não há diferença significativa entre o .COM e o .COM.BR, apesar do .COM.BR “soar” mais bonito e trazer uma subliminar segurança, um aspecto mais profissional e sério, talvez seja este o motivo das empresas preferirem registrar ou comprar o .COM.BR. Mas o fato é que estes dois são os mais usuais e populares.

O grande público (usuário comum) tem em mente que SITE = .COM ou .COM.BR, portanto evite extensões como .net, .biz, .tv, .info. Esse domínios mais usuais (.com e .com.br) estabelecem mais credibilidade à sua marca e ao site. Acredite, pode parecer um simples detalhe, mas faz toda a diferença.

Conclusão

Essas foram 5 dicas simples que podem auxiliar a escolher o nome de domínio do seu website. Lembre-se que não é possível alterar ou editar um domínio, daí a importância de se fazer a escolha correta. Este artigo foi para ajudar nesse processo um tanto delicado, aliás, é o nome que seu site carregará até quando ele existir, e que vai refletir no seu negócio e na imagem da sua empresa/atividade.

É isso!

Leia mais sobre Domínios no Wix.

23 comentários em “5 dicas de como escolher um bom Nome de Domínio”

  1. Vi post sobre como escolher um bom domínio e tive algumas ideias, será que alguma destas será boa para uma loja desporto?

    mytotalsport.com
    universalsportshop.com
    fullysport.com
    fansporty.com

    Se me puder ajudar a escolher a melhor seria muito bom obrigado.

    Responder
  2. Estou com uma dúvida… já tenho um site de concursos literários, mas quero expandir no próximo ano, com um guia. Até hj, eu usei um subdomínio concursosliterarios.benfazeja.com (benfazeja.com é a minha revista literaria). Enfim, a duvida é usar:
    concursosliterarios.net.br
    ou
    guiaconcursosliterarios.com.br
    até hj, o domínio antigo era 3° no google. Perdendo para concursosliterarios.com.br e concursos-literarios.blogspot.com.br (este ultimo está bem pois já vários outros sites que o usam de fonte e direcionamento.).
    Agradeço desde já a ajuda!

    Responder
    • Olá Souza,
      Ambos são interessantes pois apresentam a palavra-chave principal do seu nicho no domínio e isso é valorizado pelo Google. Domínios com final .COM.BR são preferíveis pelo simples fato de serem mais bem vistos pelos internautas, pois transmitem maior profissionalismo, seriedade.
      Como já existe um ‘concursosliterarios.com.br‘, o ‘concursosliterarios.net.br‘ sempre vai parecer secundário. Em suma, recomendo o ‘guiaconcursosliterarios.com.br‘.

      Pesquisei sua palavra-chave, está com 2.400 buscas para “concursos literários” (com acento) e 1.300 para “concursos literarios” (sem acento). Juntando os dois fica com 3.700 buscas por mês.
      Tendo a palavra-chave no domínio e fazendo um conteúdo de qualidade e frequente, em pouco tempo poderá estar brigando pelos 3 primeiros lugares.
      Abraço e Boa sorte!

      Responder
    • Olá Maiko,
      Nunca ouvi falar nesses domínios e não vejo os mesmos em resultados de busca, to por fora dessa tendência. Continuo recomendando registrar nas extensões mais aceitas, .COM, .COM.BR, .ORG, .NET etc…

      Obrigado pelo comentário,

      Abraço!

      Responder
  3. Rapaz eu pretendo registrar um dominio, mais o nome que eu estou querendo
    ja existe um .com.br dele, sera que vale apena, ou teria algum problema,
    registrar apenas o .com mesmo e tocar o negocio ?

    Responder
    • Olá Silvia,
      Você precisa avaliar esse domínio que já existe, nas seguintes questões: é uma palavra-chave ou o nome de uma empresa? Se for o nome de uma empresa, é a mesma atividade da sua? Caso seja da mesma atividade, recomendo não registrar, pois como foi falado na dica 1, isso apenas daria divulgação grátis para o concorrente, ou seja, um tiro no próprio pé. Caso seja uma palavra-chave, não tem problema algum, isso não atrapalhará o desempenho do seu site. O “.com.br” seria o ideal, mas necessariamente isso não é obrigatório. Faça um site legal encima do seu domínio .COM e bola pra frente. Indiferente do nome o importante é o seu conteúdo e o Google reconhece isso.

      Fique à vontade para novos comentários,

      Grande abraço!

      Responder
  4. Excelente o post! Só pra complementar: é interessante, em alguns casos, verificar a possibilidade de um EMD: Domínio somente com palavras chaves, ou expressões que falem por si só de seu negócio. Por exemplo: ww.queroalugarumavan.com.br para uma empresa que aluga vans.
    Em alguns casos é interessante!
    Um abraço pessoal!

    Responder
    • Verdade Rafael, como foi falado na 2ª dica, dependendo da área de atuação, ter domínio com palavra-chave pode ser uma ótima estratégia.

      Abraço!

      Responder
  5. Ata, só mais uma coisa… Para fazer uma loja online só da para assinar o plano de 37,00 né? porque é o unico que tem como colocar carrinho pelo que eu vi lá. Obrigada

    Responder
    • Exatamente Jéssica, somente o plano eCommerce é possível tornar a loja funcional.

      Em caso de dúvidas, fique à vontade para novos comentários.

      Abraço!

      Responder
    • Oi Jéssica,
      Então, no plano mensal você tem a opção de registrar um domínio no Wix ou em outro provedor. Corrigindo meu comentário anterior, o Wix não permite o registro de domínios (.com.br) através dele, mas permite conectá-los. Recomendo que registre em outro provedor, pois é mais barato e oferece a opção (.com.br). Você pode registrar no UOL, está R$ 29,90 e é fácil de mexer. Aí depois basta conectar seu domínio ao seu site Wix através do DNS. Aqui no blog tem alguns artigos ensinando como fazer esse procedimento.

      Fique à vontade para novos comentários.

      Abraço!

      Responder
  6. Olá, estou criando uma loja online de roupas e gostaria de saber… se eu assinar o plano pago do site Wix terei o domínio (.com.br) sem pagar nada a mais? Só paga aquela taxa por mês e pronto?Obrigada

    Responder
    • Oi Jéssica,
      O Wix dá gratuitamente um domínio do tipo (.com.br), porém este é válido apenas para planos de pagamento ANUAL. Se for pagamento mensal do plano, você terá que registrar o domínio em algum provedor externo ou no próprio Wix.

      Fique à vontade para novos comentários.

      Abraço!

      Responder
  7. Estou pesquisando a área ,pois pretendo montar uma loja virtual online
    mas com pouco conhecimento preciso de ajuda, vou trabalhar com vestuário e acessórios em geral, tudo que é ligado a MODA. alguma dica para a escolha do DOMÍNIO?? este site me ajudou muito!

    Responder
    • Oi Larissa,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Bom, vamos lá… Dei uma pequena analisada e percebi que para o seu nicho, seria mais profissional valorizar uma Marca, o nome da sua loja, ao invés de colocar nomes genéricos.
      Exemplificando, digamos que o nome base da sua loja será Wix. Então pegamos esse nome e unimos ao nicho do seu negócio, ou seja, MODA. Poderia ser, ww.wixmodas.com.br ou ww.wixmoda.com.br. Um nome genérico, com palavras-chave (a meu ver) ficaria muito vago, tipo: ww.comprasonlinederoupas.com.br, a pessoa que ver e acessar seu site, acha que vai encontrar TODOS os tipos de roupas que existem no mercado.
      Uma alternativa interessante, seria unir o nicho a uma palavra de impacto ou incentivo, exemplo: ww.modacerta.com.br; ww.imperiodamoda.com.br; ww.dominiodamoda.com.br…etc.
      É isso, espero que tenha ajudado a escolher seu nome de dominio.

      Abraço!

      Responder
  8. Boa tarde.

    Estou com a intenção de criar um site no Wix e gostária de saber se quando eu registro um dominio próprio e hospedo no wix, se sai aquela barra em baixo com a propaganda do wix.. e se sai a propagando do topo tbm..?

    Responder
    • Ola Jackson,
      Para conectar um domínio ao seu site wix e remover as propagandas, você precisa assinar um plano premium, Combo ou Unlimited. Recomendo que registre um domínio fora do Wix pois é mais barato (UOL, godaddy etc), aí depois basta conectar o domínio ao seu site Wix.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário