5 dicas de como escolher um bom Nome de Domínio

Um dos maiores dilemas para quem está criando um site é a escolha do nome de domínio. Muitos usuários preferem sempre adiar esse desafio, deixando a decisão para a “última hora” e acabam fazendo a escolha de um nome pouco estudado, pesquisado e trabalhado, o que pode agregar prejuízos muito mais sérios para o sucesso da empresa/site do que comumente se pensa.

O Wix oferece domínios grátis para quem é usuário Premium, essa condição pode trazer uma certa “pressão” para que o mesmo seja registrado logo, e cai exatamente na situação descrita no parágrafo anterior.

Por isso é muito importante analisar, pesquisar e, por fim, chegar a um bom nome de domínio.

Como escolher um bom Nome de Domínio

Para ajudar o usuário nessa escolha tão importante, selecionei algumas dicas recomendadas por especialistas, consultores, Sebrae e empresas de hospedagens, veja abaixo.

1- Escolha um domínio exclusivo, evite cópias

Como escolher um bom Nome de Domínio

Um dos erros mais grosseiros que muitos empreendedores cometem é tentar plagiar domínios de sites conhecidos e de sucesso. Essa tática acaba sendo prejudicial a longo prazo, já que é o site pioneiro que levará o mérito, ganhando visitas e clientes.

Pense no nome de domínio como uma identidade. Única e exclusiva, segura o suficiente para ser divulgada e encontrada nos buscadores.

Lembre-se que dificilmente um pessoa irá digitar o endereço completo do site no navegador , mas sim lembrará do nome e irá pesquisar no Google. Se o nome de domínio estiver seguindo as condições acima, certamente será o primeiro nos resultados de buscas.

2 – Escolha um domínio que esteja relacionado à sua atividade: inclua palavras-chave

Como escolher nome dominio

É bem verdade que o simples fato de um site ter uma palavra-chave incluída no domínio, não garante que este será bem posicionado nos buscadores, isso vai depender de todo um trabalho de SEO. Mas é certo que este mesmo fato irá descrever claramente do que se trata a atividade do site. Por exemplo, você não tem dúvida do que é comercializado no Ingressofácil.com, ou tem?

Recomendo que utilize a Ferramenta de Palavras-chave do Google, para saber quais palavras-chave se relacionam melhor com seu negócio.

3 – Atente-se a nomes curtos e, se possível, criativos

Um nome de domínio curto facilita a memorização, mas devido à expansão da internet, pode se tornar algo genérico. Daí a importância de se criar um nome curto e criativo. Tente criar um nome curto, criativo e ligado a sua atividade.

Ex: wimoveis.com.br – curto, criativo e ligado ao setor de imóveis.

4 – Crie um domínio fácil de entender

Se você pretende divulgar o site também fora do ambiente virtual, saiba que grande parte dessa divulgação será auditiva. No rádio, telefone, conversas etc. Portanto, evite criar domínios de difícil compreensão sonora, como é o caso de nomes fonemas homófonos, aqueles que são falados da mesma maneira e escritos de formas diferentes (celacerta.com – selacerta.com).

Evite também nomes com escrita complicada, como domínios com números e língua estrangeira.

Ex: clean4arquitetura.com.br (diz-se: clianfóurarquitetura, imagine alguém buscando esse domínio no Google, a dificuldade que teria para encontrar o nome correto…).

5 – Prefira domínios com extensões usuais: .COM ou .COM.BR 

dominios

Não há diferença significativa entre o .COM e o .COM.BR, apesar do .COM.BR “soar” mais bonito e trazer uma subliminar segurança, um aspecto mais profissional e sério, talvez seja este o motivo das empresas preferirem registrar ou comprar o .COM.BR. Mas o fato é que estes dois são os mais usuais e populares.

O grande público (usuário comum) tem em mente que SITE = .COM ou .COM.BR, portanto evite extensões como .net, .biz, .tv, .info. Esse domínios mais usuais (.com e .com.br) estabelecem mais credibilidade à sua marca e ao site. Acredite, pode parecer um simples detalhe, mas faz toda a diferença.

Conclusão

Essas foram 5 dicas simples que podem auxiliar a escolher o nome de domínio do seu website. Lembre-se que não é possível alterar ou editar um domínio, daí a importância de se fazer a escolha correta. Este artigo foi para ajudar nesse processo um tanto delicado, aliás, é o nome que seu site carregará até quando ele existir, e que vai refletir no seu negócio e na imagem da sua empresa/atividade.

É isso!

Leia mais sobre Domínios no Wix.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes! Caso concorde ou discorde dos pontos abordados, deixe seu comentário.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

22 comentários para “5 dicas de como escolher um bom Nome de Domínio”

  1. Por Well Souza

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  2. Por Mauricio Marinho

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  3. Por Jackson

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  4. Por Maiko

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  5. Por Silvia

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  6. Por Rafael

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  7. Por Jéssica

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  8. Por Jéssica

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  9. Por Jéssica

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  10. Por larissa

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  11. Por Jackson

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Passo a Passo Wix
Como Criar um Site Passo a Passo

Fechar