Não deixe de aplicar as técnicas de SEO no site

Aproveitando o clima do Segundo Encontro de Usuários Wix, que aconteceu ontem (06/05) no Rio de Janeiro, onde o tema abordado foi: SEO e Conteúdo – Como Ter Mais Visibilidade e Sucesso com o Seu Site, quero enfatizar sobre a importância de aplicar as técnicas de SEO em suas páginas e nas configurações de SEO do site.

Considere o título deste artigo como um conselho. Vejo muitos sites sendo criados no Wix e que não estão dando a devida importância ao SEO, perdendo assim, visibilidade e consequentemente, visitas e clientes. Aplicar as técnicas de SEO é o mínimo que deve ser feito pra quem está criando um trabalho sério e almeja o sucesso na sua área.

Caso ainda não esteja habituado com este termo, recomendo que leia o post: “Como otimizar suas páginas no Wix“, para ver uma definição do que é SEO e as configurações no Editor.

Importância de se fazer SEO

SEO é de grande importância para obter bons posicionamentos para o site nas pesquisas em motores de busca. Ele é parte vital de um site e faz com que este se destaque perante uma infinidade de outros sites relacionados ao mesmo público alvo. Aplicar as técnicas SEO é estar um passo à frente da concorrência.

seo site wix

Como fazer SEO no Wix

Existem duas maneiras para fazer o SEO no seu site Wix: Uma mais básica, que seria através das configurações SEO das páginas do site e outra, mais avançada, seria criar o conteúdo do site pensando na otimização.

Configurações SEO no site e nas páginas

Você encontra as opções de configuração SEO, clicando no botão “Configurações –>SEO (Google)”:

Seo Wix Site

O que colocar?

Título do site: Este é um dos campos mais importantes desta configuração. Ele será o resultado de maior destaque nas buscas. Insira, se possível, uma palavra-chave referente ao ramo de negócio. Na configuração SEO principal do site (esta que está na imagem acima), insira uma boa palavra-chave, uma descrição global e bem resumida sobre o site e/ou o negócio e de preferência, insira também o nome do site.

Para as configurações SEO das páginas, insira uma palavra-chave relacionada ao conteúdo daquela página e uma descrição sobre o que o visitante irá encontrar nela. A visualização do título em mecanismos de busca é limitada a 70 caracteres.

Descrição do site: Neste campo você irá escrever para os mecanismos de busca (Google especificamente) e para os visitantes. Informe o assunto geral do site, inserindo algumas palavras-chave. A descrição precisa ser clara, explicativa e chamativa (para despertar a curiosidade do visitante).

Faça isso na configuração SEO do site e de todas as páginas.

Palavras-chave: Este é o campo que você menos deve se preocupar, já que ele apresenta pouquíssima importância no trabalho SEO. Mesmo assim, insira 2 e no máximo 3 palavras-chave relacionadas ao seu assunto/nicho.

Para saber quais palavras-chave você deve colocar, leia o post: Como descobrir boas palavras-chave e informe-se.

Recomendo que utilize a Ferramenta SEO Meta Tags, para se orientar sobre como preencher essas meta tags.

Como estas configurações aparecerão

Veja abaixo na imagem, como os campos aparecerão nos resultados de busca para a pesquisa de palavra-chave “Criar Site“, por exemplo:

Seo Wix Site

Perceba que a palavra-chave é encontrada tanto no título como na descrição do site.

E QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS CONFIGURAÇÕES DE SEO DO SITE E DAS PÁGINAS?

As configurações de SEO que são aplicadas ao site servirão para todo o site, como se fosse uma “chave-mestre”, onde se uma página não estiver com as informações de SEO preenchidas individualmente, as configurações do site serão aplicadas a esta página. Mas recomendo que você atualize também as informações  SEO de cada página do site.

Para a opção mais avançada, o usuário precisa criar o conteúdo aplicando as heading tags H1, H2, H3 etc…

Segue abaixo um guia para ajudá-lo a gerenciar o h1 do seu site HTML:

font_0 –  Cabeçalho – (H1) – (Apenas o primeiro título, os demais títulos serão H2)
font_1 –  Menu
font_2 –  Título da Página (H2)
font_3 –  Título XL (H3)
font_4 –  Título L (H4)
font_5 –  Título M (H5)
font_6 –  Título S (H6)

Veja como configurar e exemplos de aplicação, aqui.

Para se aprofundar e conhecer melhor as headingtags, recomendo que leia o artigo: Utilizando heading tags em SEO do site Seo Marketing.

Note como é importante valorizar as metatags do seu site e configurar o SEO de cada página. Não considere como “perda de tempo”, já que este pouquinho de tempo, pode lhe render maior visibilidade e muitas visitas.

Utilize a Busca Personalizada em seu site para ver como está aparecendo a configuração SEO do site e das páginas.

Uma forma fácil de saber como estão as configurações de SEO do seu site é usando a Ferramente de Monitoramento SEO do Wix, confira o artigo.

É isso!

Para você que se interessou e gostaria de se aprofundar no assunto, existem vários materiais pela internet relacionados a SEO, vou recomendar alguns blogs muito bons e um e-book que inclusive utilizei para pesquisar sobre este assunto e escrever este artigo.

15 dicas SEO do Google para Iniciantes – Gerenciando Blog

SEO – Dicas de SEO do site Conversion, que inclusive tem um curso de SEO muito bom e recomendo.

Ebook Melhores Dicas de SEO – Baixe este ebook no Quero Criar um Blog

Estes são apenas alguns, mas existe um vasto conteúdo na internet referente ao SEO, pesquise e divirta-se. 🙂

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

8 comentários para “Não deixe de aplicar as técnicas de SEO no site”

  1. Por Elisangela Ferreira Penna

    Responder

  2. Por Thiago

    Responder

  3. Por Carlos Alberto

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  4. Por Fernando

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

  5. Por Nelson

    Responder

    • Por Gabriel Martins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Adwords
3 Dicas para anunciar sua Empresa no Google Adwords

Fechar