Criei meu site no Wix, e agora? (parte 2)

Segunda parte do artigo que fala dos procedimentos a serem tomados após criar seu site no Wix. Continuarei a falar as dicas do Passo-a-passo para divulgar e promover seu site.

No post anterior, falei da importância de se criar uma estratégia de divulgação para o site que você criou, com as 2 primeiras dicas:

  • Trabalhe o SEO interno do Site
  • Cadastre o site nos principais buscadores

Bem, vamos dar continuidade às dicas:

3ª DICA

Crie um Blog

blog

Considero esta dica como uma etapa essencial para quem quer estabelecer de maneira eficiente a sua presença online.

A criação de um blog se tornou uma ferramenta valiosa e cada vez mais útil para o seu negócio, sua marca, seja ela pessoal ou organizacional, pequena, média ou grande empresa. Definitivamente, um blog é um DIFERENCIAL importantíssimo que o seu projeto oferecerá a seu público alvo.

Mais conteúdo = Mais visibilidade = Mais visitantes

A visibilidade que um blog traz ao seu site é indiscutível. Se for postado conteúdo relevante e de qualidade, sem dúvida alguma este será facilmente encontrado por pessoas que estejam interessadas no assunto abordado no blog.

Ao encontrarem nos resultados de busca algum tema que esteja publicado em seu blog, as pessoas serão direcionadas, através dos motores de busca, para as páginas do blog, e muito provavelmente irão visitar também a página principal, ou seja, a home page do site do seu negócio, da sua empresa etc. Esta sem dúvida é a melhor estratégia para atrair tráfego originados dos resultados orgânicos das buscas.

Percebeu a importância do blog para o marketing do seu negócio? É como se fosse uma “isca” para atrair novos ou potenciais clientes interessados em seu produto ou serviço.

Mas afinal, o que é um blog?

“Blog é um tipo de página de internet que pode ser atualizada rapidamente por pessoas sem conhecimentos técnicos, com artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados. Inicialmente os blogs eram identificados com diários online, pois eram predominantemente sites pessoais. Hoje em dia existem blogs corporativos, blogs de notícias, blogs de música, de vídeo, de fotos, etc.”

Fonte: WordPress Brasil

Quais as vantagens de se criar um blog?

Dentre várias outras vantagens que o seu negócio pode ter ao se criar um blog relacionado a ele, apresentarei 3 principais motivos:

1º. Otimização para motores de Busca – Para os buscadores, quantidade também conta. Isso quer dizer que quanto mais conteúdo você postar no blog, mais links serão indexados pelos buscadores e consequentemente maior relevância para o site. Isso também irá influenciar na frequência de atualização do site, outro fator importante nos resultados de SEO. Considere manter uma frequência de atualização de conteúdo no blog, mas sem exagerar. Postar 2 ou 3 vezes por semana já é bem visto pelo Google.

2º. Relacionamento com o Cliente – O propósito original de um blog (que é o de um diário pessoal), passa uma ideia de aproximação mais humana e até carinhosa, entre a empresa e seus clientes. Quando bem utilizado, este recurso gera uma boa relação de confiança, já que a empresa passa a “falar a língua do cliente”.

3º. Divulgação da Marca – Como os assuntos abordados no blog estarão relacionados com sua empresa ou segmento, automaticamente serão associados com sua marca. Uma excelente oportunidade para divulgar sua empresa, seus produtos e serviços.

Como faço para criar um Blog?

O objetivo deste post não é ensinar sobre blogs, já que este é um assunto bem complexo. Porém, a criação de um blog e a publicação de postagens é algo fácil e bem intuitivo. Primeiramente, é preciso escolher uma plataforma, eu recomendo o WordPress.org, por ser mais amigável, mas há quem ame o Blogger.

Separei alguns links de blogs especializados neste assunto, recomendo que leia, para assim familiarizar-se com a ideia de criar o seu blog.

Como criar um blog WordPress.org

Como criar um blog no Blogger

Através destes links, você será orientado na criação básica de um blog.

O que publicar no Blog?

O assunto abordado no blog precisa estar relacionado com o seu negócio. Crie postagens relacionadas aos serviços e/ou produtos oferecidos pela sua empresa.

Exemplo: Para um site de fotografia profissional, o blog poderia publicar postagens como: “Dicas para tirar fotos em paisagens naturais”, “Como ser um fotógrafo”, “Por que contratar um profissional de fotografia?” , “5 dicas para fotografar viajando”.

Utilize sempre esta mesma estratégia, procurando postar conteúdo de qualidade e original, que vai fazer com seu blog ganhe mais relevância nos buscadores. Desta maneira, você estará oferecendo algo a mais para seu cliente e deixando a concorrência bem longe do seu caminho!

Por enquanto é isso! Veremos mais dicas na próxima parte deste artigo.

2 comentários em “Criei meu site no Wix, e agora? (parte 2)”

  1. Boa tarde, tudo bem?

    Minha dúvida é: tenho que criar dois sites diferentes? Uma para o blog e outra para o site em si? Ou o blog já fica dentro do site? Não entendi essa parte.

    Aguardo uma resposta.

    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário