Que tipo de site pode ser feito com o Wix?

Ao contrário do que se imagina, um site não é simplesmente uma página com textos e imagens que aparece na internet. Existem vários tipos de sites e eles se diferenciam por sua função e finalidade. Geralmente as pessoas classificam tudo como “site”, atribuem à esta palavra o que na verdade pode ser um Blog, ou uma página de Rede Social, ou uma Loja Virtual e assim por diante.

Peguemos a palavra ‘Veículo’ apenas para fazer uma comparação: um carro de passeio é um veículo. Um caminhão é um veículo. Entretanto, ambos possuem funções totalmente diferentes, não podem ser classificados como sendo “a mesma coisa”.

Sendo assim, há diferentes tipos de sites na internet.

O construtor de sites Wix

O Wix é um criador de sites que possibilita a confecção de um website de forma gratuita. O editor Wix é intuitivo e de fácil manuseio, não oferecendo maiores dificuldades a quem tenha um mínimo de conhecimento com o mundo da navegação web e informática.

No Wix posso fazer qualquer tipo de site?

A resposta é NÃO. Nem todo tipo de site pode ser criado com o Wix. Há sites que exigem recursos avançados que não são oferecidos ou suportados pela plataforma Wix, sendo impossível realizar um projeto funcional para esse tipo de site.

Por exemplo, sites que precisam de cadastro de clientes, área restrita com login e senha, cadastro de anúncios, entre outros, não podem ser feitas no Wix pois não há recursos suficientes para isso no Editor.

Então que tipo de sites pode ser criado no Wix?  

Aqui vai uma pequena lista do que o Wix dá suporte de criação:

Site de Negócios/Site Institucional

É um tipo de site com conteúdo estático, ou seja, com poucas atualizações e interações com o internauta. Seu principal objetivo é informar sobre um produto ou serviço. É um site geralmente com poucas páginas. Aqui no blog há vários exemplos de sites com essas características.

Loja Virtual

Sim, é possível criar uma loja virtual com o Wix e vender produtos pela internet. Entretanto, o Wix possui limitações quanto ao funcionamento de uma loja virtual padrão. Ele não permite o cálculo de frete diretamente na página do produto e não faz cadastro de clientes, com opção de área restrita, onde o cliente poderia administrar e acompanhar pedidos.

Blog

Um blog é um “site” que possui conteúdo dinâmico, com atualizações frequentes, inserção de novos conteúdos e interação dos usuários (comentários). Como já dito em outros postos, nem sempre o Wix se sai bem nos sites dinâmicos, pois a plataforma é um tanto instável quando é exigido muitos acessos e possui muito conteúdo no site.

De todo modo, dá para fazer um blog informativo com o Wix. Mas não se deve usar o Wix como plataforma de criação de blogs, devido às limitações comentadas, o que inclui o SEO.

Landing Page

É um site de página única muito usado para criação de campanhas de marketing para venda ou divulgação de um produto ou serviço. O Wix comumente é uma boa ferramenta para se criar esse tipo de página.

Há outros tipos que podem ser perfeitamente feitos no Wix, como site de Fotografia, Hotel, Restaurante, etc.

Sempre use a versão gratuita do Wix para se certificar que ele será compatível com as necessidades do seu negócio.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

1 comentário para “Que tipo de site pode ser feito com o Wix?”

  1. Por Tatiane

    Responder

Deixe uma resposta

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Site institucional: 3 dicas para criar um Site cativante

Fechar