No que o Wix ainda pode melhorar?

Quem acompanha a trajetória do Wix sabe que houve uma grande mudança no construtor desde que ele se inseriu no mercado brasileiro de criação de sites.

Até 2012 ele só criava sites em flash, uma tecnologia que caiu em desuso, obrigando os desenvolvedores do Wix a atualizarem a plataforma para uma versão mais moderna.

Foi então que eles lançaram o Editor HTML5, trazendo muitas mudanças na forma de se criar um site por conta própria.

Em 2014 o editor recebeu uma grande atualização, melhorando a interface e a usabilidade. E desde então ele vem recebendo atualizações frequentes, tornando o construtor cada vez mais profissional.

Destaco a url limpa (sem códigos estranhos) no endereço das páginas; as âncoras HTML; a Loja Virtual e outros, como alterações importantes no editor.

Mas o que ainda precisa mudar? 

Eu diria que o Wix está bom, mas pode ser melhor. Algumas das minhas sugestões são:

Velocidade de carregamento das páginas – Apesar de ter melhorado muito em relação ao que era, o carregamento inicial de alguns sites ainda demora mais do que a média geral. A diferença é pouca, mas é algo importante para o bom desempenho do site.

Botão de Pesquisa Mesmo tendo sido muito solicitado, a equipe de desenvolvedores do Wix ainda não criou um campo ou botão de pesquisa que pudesse ser adicionado ao site. O que existe é um aplicativo de pesquisa, que precisa ser pago para ter todas as funções liberadas.

Editar Cabeçalho – Tag Header:  No Wix, a tag header é liberada apenas para algumas alterações, como adicionar código do webmasters do Google, por exemplo. Se fosse permitido o uso livre desse campo, poderíamos inserir funcionalidades externas ao editor, como um chat online.

SEO – Há rumores pelo mundo dos desenvolvedores Web de que o Wix é ruim para SEO. Isso já foi verdade há um tempo atrás, mas as coisas mudaram e o editor fez alterações em sua estrutura para melhorar nesse ponto.

O fato é que o Wix não é a “melhor plataforma em SEO”, mas devido à sua fama, isso é visto como algo intolerável.

O que podemos dizer é que o SEO do Wix está dentro dos padrões aceitáveis pelo Google e, se for feito uma boa otimização, alcança-se uma boa posição, dependendo, claro, do nível de concorrência para determinada palavra chave.

Loja Virtual – A plataforma de loja virtual do Wix melhorou muito desde seu lançamento inicial, principalmente a usabilidade e a aparência.

Entretanto, há alguns itens críticos que deveriam compor a estrutura da loja mas que estão ausentes, como o cálculo de frete diretamente na página do produto e o cadastro/login de clientes, para acompanhamento da compra feita na loja.

Esses são alguns pontos que, a meu ver, podem ser melhorados no Wix. Mas reconheçamos que está é uma incrível ferramenta que facilita a vida de muita gente.

Deixe um comentário