Como abrir uma empresa em 5 minutos

Para registrar uma empresa no Brasil é necessário obter um número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o famoso CNPJ. Apesar do nome extenso, obter esse registro é muito mais fácil e rápido do que parece. Hoje vamos ensinar o passo a passo para abrir a sua microempresa individual gastando pouco tempo.

Busca no portal do empreendedor

O portal do empreendedor é o site onde você poderá realizar o cadastro, mas antes disso é necessário conferir se a atividade exercida pela sua empresa é permitida no território brasileiro para Microempresas Individuais. Para isso, basta acessar a lista de atividades permitidas no portal. Caso deseje, você pode aprofundar a busca conversando juntamente com a prefeitura do município, para receber uma liberação mais consistente.

Um ponto importante nesta pesquisa diz respeito ao faturamento da empresa. Ele deve ser compatível ao limite de Microempresa Individual, que atualmente tem o valor de R$60 mil anual. Caso o seu faturamento seja superior ou tenha projeções para se tornar maior após o registro, é aconselhável pensar em inscrever sua empresa em uma diferente modalidade.

Realize o cadastro

Para obter o seu CNPJ, você deve preencher um formulário no portal do empreendedor onde são requisitadas algumas informações pessoais do proprietário e sobre a empresa. Apesar da inscrição ser um pouco extensa, não se preocupe: o próprio site do portal do empreendedor oferece um manual de instruções explicando passo a passo o preenchimento do formulário.

O portal também conta com um atendimento via telefone, onde qualquer pessoa pode tirar dúvidas em relação à obtenção do CNPJ.

Depois da formalização

Após formalizar a microempresa individual e ter em mãos o número do seu CNPJ, o proprietário da empresa passa a ter algumas obrigações junto ao governo. Entre eles estão o pagamento mensal de duas taxas: o INSS e taxas direcionadas ao município ou ao governo federal.

No entanto, as duas juntas chegam a um valor máximo de R$41,20, custo bastante enxuto pela formalização.

Prontinho! Em poucos minutos, o microempreendedor individual tem acesso a uma atuação formalizada na sua empresa. Acesse o portal do empreendedor e garanta o seu registro já.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
7 Exemplos de Sites Profissionais criados no Wix – Sites Brasileiros

Fechar