O que é Experiência do Usuário?

Qual o produto que sua empresa oferece? Como ele foi desenvolvido e, principalmente, por que ele existe?

Essas perguntas nos levam à raiz do UX ou experiência do usuário: produtos, serviços, sites desenvolvidos especialmente para a usabilidade dos usuários.

Tudo o que pode ser pesquisado a respeito dos hábitos de consumo do usuário são levados em conta no UX (user experience).

Como eles podem aproveitar da melhor maneira seu produto, facilitando o processo de compra, a fim de que seu produto/serviço se torne o favorito no gosto do consumidor?

Não é tão simples quanto parece

Para muitas empresas, pensar na usabilidade do usuário foca apenas em coisas mínimas. Ter um projeto de usabilidade requer responder a muitas perguntas, como: quais os valores dos consumidores, suas habilidades e também suas limitações.

Com o intuito de que os consumidores vejam valor no seu produto, ele precisa se encaixar dentro de seis características: utilizável, útil, desejável, acessível, confiável e fácil de encontrar.

Para atender a todas as exigências, isso visto de um espectro grande, é preciso uma equipe preparada e tempo, pois de nada adianta tentar fazer às pressas: a experiência do consumidor é cheia de detalhes.

Digamos que você esteja programando um site. Como colocar todas as características citadas acima em prática?

  • Utilizável: seu site deve ser fácil de usar
  • Útil: o conteúdo deve ser original e preencher uma necessidade
  • Desejável: imagem, identidade e marca devem evocar emoção e apreciação
  • Acessível: conteúdo deve ser acessado por aqueles que precisam
  • Fácil de encontrar: o conteúdo deve estar presente online e offline
  • Confiável: os usuários devem acreditar e confiar no que sua empresa diz

Tudo isto, quando unido, cria valor ao que sua empresa está oferecendo. UX vai ao encontro do que o usuário precisa, no entanto, para alcançar uma alta qualidade do que está oferecendo, a empresa deve ter ciência de que o user experience abrange várias áreas. A saber: engenharia, design de produto, design de interface, marketing, entre outras.

Por isso que UX vai além de usabilidade. Este termo é apenas uma das características de User Experience.

Experiência do usuário vai além e pede profissionais capacitados para serem capazes de atender não somente a necessidades, mas experiências gratificantes para o consumidor.

Deixe um comentário